ForeFlight adiciona recursos de rastreamento de frota e de planejamento integrado-suporte de viagem, em 04.06.24


No dia 28, durante a edição 2024 da convenção e exposição da associação da aviação executiva da Europa, a EBACE 2024, a ForeFlight, uma empresa da Boeing, anunciou várias atualizações importantes de produtos incluindo o lançamento de tão aguardado recurso de rastreamento – ForeFlight Tracking – e a introdução do ForeFlight Trip Support (suporte de viagem).

O ForeFlight Tracking oferece a planejadores de vôo o status de vôo em tempo real e informações de progresso diretamente no ForeFlight Dispatch. O rastreamento fornece essas informações em três visualizações separadas com gráficos de velocidade e altitude:
– uma lista de vôos que mostra uma barra de progresso para cada vôo rastreado,
– um mapa de rastreamento que exibe a localização de cada vôo rastreado, e,
– uma página de detalhes que mostra a localização de qualquer vôo específico.

As visualizações de mapa também integram as extensas camadas de mapas do ForeFlight, permitindo que os operadores visualizem solução de radar meteorológico e outras condições de previsão que possam impactar qualquer vôo específico.

O rastreamento – ForeFlight Tracking –, que foi apresentado na convenção da BACE em 2023, da NBAA, está disponível como uma assinatura complementar por matrícula de aeronave e é oferecido em dois níveis:
– a cobertura padrão (Standard Coverage) inclui cobertura ADS-B baseada em terra fornecida pela AirNav Systems, e,
– a cobertura aprimorada (Enhanced Coverage) adiciona rastreamento ADS-B baseado em espaço da Aireon e ARINC, com suporte de mais provedores de datalink em breve.

“Acompanhar os movimentos das aeronaves e ao mesmo tempo planejar outros vôos não é uma tarefa simples”, disse Kelsey Pittman, vice-presidente interino de aviação executiva da ForeFlight. “Com o ForeFlight Tracking, ficar atento ao status de cada vôo é mais fácil do que nunca. Os clientes têm nos solicitado esse recurso desde que foi anunciado no ano passado, porque sabiam que isso ajudaria na eficiência operacional”.

O ForeFlight Trip Support aproxima décadas de experiência da equipe da Jeppesen de International Trip Planning Services (ITPS) dos clientes ForeFlight. O Trip Support oferece planejamento abrangente de viagens, abastecimento, serviços de assistência em escala e mais. É altamente personalizável; as operadoras podem selecionar e pagar apenas pelos serviços de que necessitam.

“Estamos entusiasmados com o lançamento do ForeFlight Trip Support”, disse Mike Bishop, diretor de serviços de suporte de vôo da Boeing Global Services. “O ITPS – e agora Trip Support – nunca foi uma solução única para todos. Reconhecemos que alguns operadores gostam de ter controle sobre a maioria dos aspectos do planejamento de vôo, utilizando-nos apenas para necessidades específicas, enquanto outros fazem com que nossa equipe execute todos os aspectos do planejamento de vôo, do início ao fim. Esta integração mais estreita entre a ForeFlight e a nossa experiente equipa permitir-nos-á servir melhor os nossos clientes e proporcionar-lhes uma experiência de planeamento de voo perfeita do início ao fim”, completou Bishop.

Junto com lançamento dos recursos Flight Tracking e Flight Trip Support, a ForFlight apresentou o recurso Oceanic Plotting, anunciado na edição NBAA/BACE 2023 e lançado no final de 2023, e que recebeu elogios de pilotos que o adotaram.

O Oceanic Plotting permite que os pilotos registrem relatórios de posição e verificações de GNE (Gross Navigational Error – erro de navegação bruto) no ForeFlight e depois armazenem estes dados de navegação em um registro de vôo mestre, que é automaticamente sincronizado e arquivado no ForeFlight Dispatch após o pouso. O recurso Oceanic Plotting simplifica o processo de travessias oceânicas para os pilotos, ao mesmo tempo que automatiza a conformidade regulatória necessária para essas operações.

O Oceanic Plotting já está disponível como parte do Active Navlog, que é um produto complementar por usuário para assinaturas ForeFlight Business. O ForeFlight Dispatch também é necessário para ativar o Oceanic Plotting, enquanto o Active Navlog está disponível com ou sem assinatura do Dispatch.

O registro de relatórios de posição e verificações de GNE eram uma tarefa manual e demorada para clientes da ForeFlight, e o Oceanic Plotting foi uma solução digital integrada para simplificar e agilizar esse processo. O recurso incorporou ativamente o feedback dos clientes através do desenvolvimento do recurso para garantir de abordagem diretamente dos desafios e necessidades específicos expressos por pilotos e operadores.

O CEO da ForeFlight, Tim Schuetze, observou: “Entre o lançamento do Tracking e Trip Support e o grande número de clientes que adotaram nossa solução Oceanic Plotting nos últimos meses, a solução completa da ForeFlight para aviação executiva é mais popular do que nunca. Mais operadores estão mudando para o ForeFlight todos os dias porque nossas soluções perfeitamente integradas tornam seus trabalhos mais fáceis e seguros”.

E, mais,  a ForeFlight anunciou no dia 27 uma colaboração com a Breakthrough Energy e a Luxaviation para trazer tecnologia que ajudará os operadores a evitar trilhas de condensação no ForeFlight, que pesquisas mostram que podem reduzir significativamente as suas emissões induzidas por carbono.

Em post no dia 28, Matt Thurber, editor-chefe da mídia AIN, divulgou os dois novos recursos disponíveis para clientes do aplicativo Flight Dispatch, da ForeFlight rastreamento de suas próprias aeronaves e frotas e suporte de viagem personalizável.  E que no dia 27, a ForeFlight revelou um recurso para evitar trilha de condensação (contrail) em colaboração com a Breakthrough Energy.
Thurber escreveu que estes novos recursos seguem as atualizações recentes do ForeFlight que adicionaram configurações de conformidade da EASA, recálculos do fator de pouso antes do pouso, cartão de dados de decolagem e pouso, gradiente de subida de aproximação perdida na análise da pista, alertas de tráfego na pista que será utilizada para pouso ou decolagem, frequências e alertas de espaço aéreo, trajetórias de tráfego e grupamento – “compartimentação” – de cartas aeronáuticas que permite a seleção rápida entre camadas de vôos VFR e IFR, em espaço inferior e superior.

Thurber destaca que duas versões do ForeFlight Tracking estão disponíveis:
– a cobertura padrão – em parceria com a AirNav Systems e usando estações terrestres ADS-B, e,
– a cobertura aprimorada – para operações mundiais e em áreas remotas, que usa o recurso ADS-B baseado no espaço fornecido pela Aireon com suporte de datalink da ARINC.

No ForeFlight Dispatch, os usuários podem visualizar uma lista de vôos, um mapa de rastreamento e uma página de detalhes. A lista de vôos mostra uma barra de progresso para cada voo, enquanto a página de detalhes mostra os dados de cada voo, como altitude e velocidade. As sobreposições meteorológicas – incluindo radar e condições atuais – exibidas pelo mapa de rastreamento podem ajudar os operadores a minimizar interrupções.

Embora os usuários do ForeFlight possam visualizar as linhas (“camadas”) de tráfego por internet com informações fornecidas pelo sistema de rastreamento FlightAware, “isso é mais focado em sua frota específica e você pode rastrear sua própria aeronave”, explicou o vice-presidente interino de aviação executiva da ForeFlight Kelsey Pittman, As informações de rastreamento de um vôo específico podem ser compartilhadas com um usuário que não seja do Dispatch.

O serviço de tráfego na cobertura aprimorada inclui o nível padrão ADS-B baseado em terra e o preço é uma assinatura complementar por matrícula. O ForeFlight pode mostrar informações de aeronaves bloqueadas, mas apenas para o proprietário credenciado dessa aeronave. Outras aeronaves podem ser rastreadas, mas não suas informações históricas ou intencionadas.

Os Serviços de Planejamento de Viagens Internacionais (ITPS – International Trip Planning Services), da Jeppesen, fornecem suporte a viagens há 30 anos, mas como a Jeppesen e a ForeFlight são empresas do conglomerado Boeing, as duas estão trabalhando mais estreitamente. Agora o ITPS está mais integrado ao Dispatch, da ForeFlight, e os planejadores podem enviar itens como autorizações de sobrevoo, solicitações de combustível e reservas de slots diretamente para dispositivos iPads dos pilotos. Os clientes podem selecionar quais recursos do ITPS usar, desde a proteção de slots até serviços de abastecimento e assistência em terra e planejamento completo de vôo. Os serviços podem ser pagos por faturamento de item de linha ou com assinaturas mensais personalizáveis.

“Não é que a ForeFlight esteja entrando no [planejamento de viagens]”, disse Pittman. “Estamos aproveitando um serviço que já está em nossa organização. Identificamos um ponto problemático em que era difícil para os clientes saber quando precisavam pedir ajuda ou como iniciar esse processo. Agora eles podem escolher, ao usar o Dispatch, que ajuda adicional precisam e coordenar isso com a equipe de ITPS”, explicou Pittman. “É a marca ForeFlight Trip Support, mas não é que sejam serviços novos”, Pittman acrescentou. “Temos pessoas com experiência nesta área e com anos de experiência. Eles sabem o que estão fazendo”, Pittman completou.

“ITPS – e agora Trip Support – nunca foi uma solução única para todos”, disse, nesse contexto, Mike Bishop, diretor de serviços de suporte de vôo da Boeing Global Services. [EL]