Fraport Brasil anuncia conclusão da fase 2 das obras de reabilitação do aeroporto Salgado Filho, e a retomada parcial de vôos no dia 21, em 18.10.24


Em nota postada no dia 17, no seu portal corporativo, a Fraport Brasil comunica que concluiu a fase 2 das obras de reabilitação do aeroporto de Porto Alegre/Salgado Filho, menos de cinco meses após o término da enchente que assolou o Estado do Rio Grande do Sul e inundou o sítio aeroportuário, no início de maio de 2024.

Com o término da etapa, serão retomadas as operações aéreas no aeroporto, de forma parcial, a partir do próximo dia 21 (segunda-feira).

A segunda etapa de obras e intervenções para reabilitação do aeroporto incluíram a limpeza e inspeção das placas de concreto, base da pista, seguidas pela fresagem, remoção de detritos e recomposição das camadas de asfalto em um trecho de 1.400 m. da PPD (pista de pouso e decolagem), taxiways “D”, “M4”, “F” e a taxilane (TL). Foram refeitas a sinalização horizontal, as luzes de balizamento e a recuperação parcial de várias subestações de energia.

Além disso, foram recuperados o sistema BHS (Baggage Handling System) da área internacional, a área de restituição de bagagem doméstica, escadas rolantes, elevadores, equipamentos de raio-X e toda a área pública do piso 1.

Foram mais de 1.200 pessoas atuando 24 horas por dia para a recuperação do aeródromo,  atendendo todas as normas de segurança da aviação dentro do cronograma apresentado e acordado com o Governo Federal.

Entre os dias 07 e 11 de outubro, aeronave GEIV, unidade do DECEA, realizou vôos para testes e aferições dos equipamentos que auxiliam as aeronaves nos procedimentos de aproximação, pouso e decolagem. Esta atividade fez parte do processo de homologação das obras de reabilitação da pista.

A operação em pista reduzida (1.730 m.) será gradual, com uma capacidade total de receber até 128 frequências domésticas diariamente, aproximadamente 12 operações por hora, entre 08h e 22h. Serão seis posições de estacionamento conectadas às pontes de embarque e uma posição remota.

A pista em sua extensão completa (de 3.200 m.) deve ficar pronta até 16 de dezembro, data em que está planejada a retomada também dos vôos internacionais.

No dia 21, da primeira reabertura do aeroporto para operação aérea, estão confirmados 71 movimentos entre pousos e decolagens, passando para 122 em 1º de novembro. Neste período, as empresas aéreas Azul, Gol e LATAM confirmaram a retomada de seus vôos e estão com as vendas de bilhetes abertas.

Até o momento, foi anunciado o retorno das rotas para as cidades de Belo Horizonte/MG, Brasília/DF, Campinas/SP, Guarulhos/SP, Rio de Janeiro/RJ e São Paulo/SP. Para novembro, é aguardada a retomada de vôos para Curitiba/PR, Pelotas/RS, Santa Maria/RS, Santo Ângelo/RS e Uruguaiana/RS.

O check-in e o despacho de bagagem continuará sendo realizado no check-in internacional, no piso 2. O acesso mais próximo será pela porta 5. A Fraport recomenda que os passageiros sigam as orientações das cias. aéreas a respeito de horário para apresentação no check-in e embarque. Recomenda-se que os passageiros cheguem com uma antecedência de 2 horas antes do vôo. O embarque volta a ser realizado pelo embarque doméstico, no piso 3.

Nesta retomada serão utilizados os portões 113 ao 124. O desembarque será feito pela área doméstica. Ao descer pelas escadas ou elevador, o passageiro deverá retirar a sua bagagem e seguir para a saída. As três portas do piso 1 estarão em funcionamento. Para pegar um táxi, deve ser utilizada a porta 3. Para carros de aplicativo e vans de locadoras, a saída mais próxima é pela porta 2.

Os quatro estacionamentos de veículos estarão em funcionamento, bem como os serviços de locadoras de veículos e receptivos de turismo. Mais de 70% das operações comerciais do aeroporto estarão abertas a partir do dia 21. Novos cessionários estarão de portas abertas a partir do dia da retomada. Na sala de embarque haverá um quiosque da Fini e a sala VIP da W/Premium. A Cameron, que antes possuía uma operação na área pública do piso 1, agora se encontra no piso 3, próxima da Praça de Alimentação. A vinícola Jolimont inicia uma operação em frente ao desembarque doméstico. Nas semanas seguintes, novas operações comerciais serão abertas ampliando o leque de opções em gastronomia e compras aos passageiros.

A partir de 16 de dezembro, quando a  extensão completa (de 3.200 m.) está prevista de estar pronta,  está planejada a retomada também dos vôos internacionais. O serviço de vôo de/para a Cidade do Panamá (pela Copa Airlines) retornará dezembro e os vôos de/para Buenos Aires (pela Aerolineas Argentinas), de/para Lima e Santiago (LATAM) serão retomados em janeiro de 2025. Para estes destinos, as passagens já estão sendo comercializadas pelas cias. aéreas.

“Os últimos meses foram desafiadores, mas a dedicação da nossa equipe e a parceria de fornecedores de confiança fizeram com que pudéssemos reabilitar nossa infraestrutura dentro do prazo estimado.  É com muita alegria que no próximo dia 21 [de outubro] retomaremos a operação de pousos e decolagens de vôos domésticos em nosso aeroporto. Uma conquista para todos os gaúchos, para o turismo e para a economia”, coloca Andreea Pal, CEO da Fraport Brasil.

A Fraport Brasil está preparando o Terminal para recepcionar os passageiros nessa retomada. Além de uma sinalização focada em orientá-los na jornada, haverá um espaço instagramável na sala de embarque. Os passageiros dos primeiros voos de chegada e partida receberão um brinde especial da administradora. As companhias aéreas e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul também preparam surpresas aos passageiros.