FreeFlight Systems divulga progresso do processo de certificação TSO de seus Rádio-altímetros RA-5500/6500 Terrain, em 13.10.21


A FreeFlight Systems divulgou o progresso do do processo de certificação TSO da série de seus Rádio-altímetros modernizados RA-5500 Terrain e RA-6500 Terrain, com a aprovação sendo prevista para o final do ano.

Shane LaPlante, vice-presidente de vendas e marketing, disse: “O momento desta certificação é crucial, visto que a implantação cada vez mais rápida de redes 5G desafia cada vez mais a segurança dos vôos dos operadores em todo o mundo. O RA-5500 e o RA-6500 adicionam recursos de instalação dupla para dar suporte às aeronaves certificadas [pelos regulamentos] PART-25 e -29”.
As duas unidades são certificadas pela FAA e EASA – TSO-C87a e ETSO-C87a, respectivamente. São projetados para simplificar o retrofit para os sistemas com cabeças de controle, cabeamento e antenas instaladas por meio da integração com equipamentos antigos.

O RA-6500 Terrain apresenta recursos de interface mais abrangentes, incluindo ARINC 552 de padrão antigo, portanto, os indicadores analógicos podendo continuar a servir. Opções de exibição aprimoradas estão disponíveis, com o indicador autônomo RAD45, da FreeFlight.

A FreeFlight informa que seus rádio-altímetros da série Terrain são projetados com a mitigação de interferência de sinal 5G em mente, leveza e flexibilidade, e “a primeira grande atualização de radar-altímetro desde 1970”, com melhorias incorporadas como uma taxa de atualização de 25 Hz, uma faixa de altitude de -20 a 2.500 pés, ângulos de resposta da antena de até ± 20° de inclinação e ± 30° de rotação e um teto de serviço de 55.000 pés. A FreeFlight descreve suas unidades como “robustas”, e dada a aparência clássica e pequena dos altímetros, sendo perfeitamente encaixáveis.

À medida que mais redes de telefonia celular implementam equipamentos de frequência 5G, operadores aéreos podem fazer um upgrade mais cedo do que o normal. Desenvolvimentos recentes da FCC (Federal Communications Commission – Comissão Federal de Comunicações, o órgão regulador da área de telecomunicações e radiodifusão do EUA) de emissão de licenças de sobreposição de uso flexível na banda 3,7-3,98 GHz levantaram alertas de que a proximidade da frequência à altimetria-radar pode causar leituras de altitude incorretas. Uma carta de dezembro de 2020 da NBAA para a FAA advertiu que “os sistemas 5G criarão um risco de segurança pública” e que “a interferência nos rádio-altímetros de sinais 5G” pode causar perda, imprecisão ou dados errôneos de uma ampla gama de aviônicos, levando até mesmo o mais bem treinado dos pilotos a tomar ações incorretas com base em informações perigosamente enganosas ou ausentes”.

A solução da FreeFlight está disponível agora, e a empresa atualmente está recebendo pedidos para o RA-6500 Terrain. [EL] – c/ fontes