Frota da Gulfstream atinge recorde de velocidade em 700 ligações (pares) de aeroportos, em 50 anos, em 23.04.25

No dia 22, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que sua frota de jatos executivos atingiu o recorde de velocidade de 700 pares de aeroportos, com um vôo de um G700 de Taipei (capital da Taiwan) a Miami (Flórida/EUA). O G700 percorreu 7.740 MN (14.334 km) em 14 horas e 38 minutos a uma velocidade média de cruzeiro de MACH 0,87 durante o vôo realizado no dia 01 de abril.
O vôo comemorou o 50º aniversário do primeiro recorde de velocidade da Gulfstream, credenciado pela Associação Nacional de Aeronáutica (NAA – National Aeronautic Association), do EUA, estabelecido em 1975 pelo Gulfstream GII.
O primeiro recorde de velocidade da Gulfstream foi estabelecido pelo GII em 1975, em um vôo de St. John’s, na Antígua e Barbuda, uma ilha no Oceano Atlântico, para Dacar, no Senegal (África).
“Os últimos 50 anos demonstraram inovação e avanços notáveis na frota da Gulfstream, à medida que continuamos a elevar o padrão da aviação executiva em termos de velocidade, eficiência, alcance e conforto de cabine”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “A Gulfstream tem uma longa tradição em introduzir novas tecnologias e recursos a cada nova geração de aeronaves, e o G700 não é exceção, com sua tecnologia de cabine de comando de última geração e combinação de velocidade, alcance e tamanho de cabine. Esta conquista mais uma vez comprova, em tempo real, que nossas aeronaves oferecem aos clientes a vantagem de voar mais longe e mais rápido do que qualquer outra aeronave do setor”, completou Burns.
A capacidade de desempenho do G700 pode ser atribuída à combinação dos motores Rolls-Royce Pearl 700, à asa de aerodinâmica avançada com winglet de alta velocidade projetada pela Gulfstream e introduzida na aeronave. O G700 também é equipado com o premiado Sistema de Desempenho de Pouso Preditivo, dois HUD com o novo Sistema de Visão Combinada (CVS – Combined Vision System) da Gulfstream, que une o Sistema de Visão de Vôo Aprimorado (EFVS – Enhanced Flight Vision System) e o Sistema de Visão Sintética (SVS – Synthetic Vision System) em uma única imagem, aumentando a consciência situacional dos pilotos, e viabilizando o acesso a mais aeroportos.
Após apenas um ano em serviço, o G700 já ultrapassou 80 recordes de velocidade em pares de aeroportos, uma taxa superior à do Gulfstream G650 e G650ER, que ao momento contribuem com mais de 130 recordes de velocidade para a frota da Gulfstream. O G650ER também detém o recorde de vôo mais rápido da história da aviação executiva, voando de Cingapura a Tucson (Arizona/EUA), uma distância de 8.379 MN (15.518 km) em 15 horas e 23 minutos. Além disso, o G650 detém o recorde de vôo mais rápido ao redor do mundo para uma aeronave não-supersônica, viajando 20.310 MN (37.614 km) de/para San Diego (Califórnia/EUA) em 41 horas e 7 minutos, com paradas em Guam, Dubai e Cabo Verde. [EL]