Frota Gulfstream G550 bate marca do milionésimo vôo, com mais de 2,6 milhões de horas voadas, em 20 anos de serviço, em 08.08.23


A frota do jato executivo G550, da Gulfstream, alcançou recentemente um marco importante com o modelo alcançando seu 1.000° vôo.

“Duas décadas depois que a aeronave entrou em serviço, o G550 continua a atingir marcos em serviço e a aumentar sua impressionante lista de elogios, conforme evidenciado por este milionésimo pouso”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream Aerospace. “Esta é uma prova da qualidade do G550 e da tecnologia que a Gulfstream introduziu nesta aeronave, que abriu caminho para nossa frota de próxima geração”, emendou Burns.

O jato bimotor cabine larga de longo alcance entrou em serviço em 2003 e serviu como produto top de linha da Gulfstream até a certificação do G650 em 2012. A produção do G550 foi encerrada em 2021, com último aparelho entregue em junho de 2021. Hoje, a frota chega a 600 jatos G550 em serviço, com a frota somando 2,6 milhões de horas de vôo e ainda registrando atividade importante.
Baseado no antecessor Gulfstream V, o G550 trouxe refinamentos aerodinâmicos que ampliaram seu alcance. Embora exiba poucas diferenças claras em relação ao antecessor, o jato executivo possui sete janelas ovais em vez de seis e sua porta principal foi deslocada para frente para oferecer uma cabine mais espaçosa.

Baseado no seu antecessor Gulfstream G-V, o G550 é um jato cabine larga com capacidade de 14 até 19 passageiros, com possibilidade de múltiplas configurações de cabine – com as dimensões internamente de 1,88 m. de altura, de 2,24 m. de largura e de 13,39 m. de comprimento (e mais um espaço de bagagem de 1,88 m, somando um comprimento de 15,27 m. O volume da cabine é de 47,26 m³, o compartimento de bagagem utilizável é de 4,81 m³. O jato tem dimensões externamente de 29,39 m. de comprimento, altura de 7,87 m. e envergadura (asa) de 28,5 m.

O jato tem peso vazio de 21.909 kg (48.300 lb.), MTOW de 41.277 kg (91.000 lb.) e MLW de 34.156 kg (75.300 lb.). O jato tem capacidade de abastecimento de 18.733 kg (41.300 kg) – cerca de 23.070 litros.

O jato é motorizado por duas unidades turbofan Rolls-Royce BR710 C4-11, de 15.385 lbf. de empuxo (cada motor).

Operacionalmente, o jato pode voar a velocidades de cruzeiro de alta velocidade (High Speed Cruise) de MACH 0,85 (à altitude de 41.000 pés) e de longo alcance (Long Range Cruise) de MACH 0,80 (a 41.000 pés). O teto de serviço é 51.000 pés. O G550 tem alcance de até 6.750 MN.

Graças a desempenho e confiabilidade líderes de classe, o G550 tem sido uma plataforma fundamental para missões especiais, com modificações para uma variedade de aplicações governamentais, incluindo evacuação aeromédica, transporte de chefes e autoridade de Estado, alerta aéreo antecipado, pesquisa atmosférica e patrulha marítima.

O G550 marcou a “estréia” do sistema de visão aprimorada (EVS – Enhanced Vision System) da Gulfstream – agora denominado como sistema de visão de vôo aprimorada (EFVS – Enhanced Flight Vision System) -, um avanço que ajudou a fabricante americana (da Georgia) a receber o Troféu Collier de 2003 da NAA – National Aeronautic Association (associação nacional aeronáutica – do EUA). A Gulfstream foi a primeira fabricante aeronáutica da aviação executiva a obter a aprovação da FAA para uso do EFVS em pouso e decolagem. Desde então, o sistema está disponível em todos os modelos subsequentes da Gulfstream, desde o G280, incluindo o novo G700, próximo modelo que será certificado em breve. [EL]