G600 é aprovado pela FAA para aproximação “rampada”, em 17.05.24


No dia 07, a Gulfstream Aerospace Corp. anunciou que o modelo G600 foi homologado para aproximação “rampada” (com rampa acentuada-íngreme) – steep approach -, em operação para pouso, pela agência FAA, abrindo o acesso do modelo para mais aeroportos pelo mundo.

Segundo a Gulfstream, o G600 demonstrou com sucesso sua capacidade de execução de aproximação íngreme com operação em baixa velocidade e pouso em pista curta no Aeroporto London City (EGLC), em Londres (Inglaterra), e no Aeroporto de Lugano (LSZA), na Suíça. Esses aeroportos desafiadores exigem operações de aproximação íngreme, já que o “London City”, em área central densamente ocupada, com maiores exigências de nível de ruído, tem uma pista curta, enquanto “Lugano”, também com pista curta, está localizada na foz de um vale.

O Aeroporto London City (EGLC),em elevação de 19 pés, tem pista 10/28 de 30 x 1.508 m., com pavimento de concreto resistência de piso PCN  30 e resistência de subleito baixa). A pista 10 tem distância operacionais de decolagem de 1.508 m. e de pouso de 1.399 m. (pelo deslocamento da cabeceira 10 de 109 m.); a pista 28 tem distância operacionais de decolagem de 1.633 m. (com área extra CWY de 125 m.) e de pouso de 1.444 m. (pelo deslocamento da cabeceira 28 de 64 m.). A operação de pouso conta com procedimentos ILS para as duas cabeceiras, com rampas de aproximação de ângulo de  4,99°.

O Aeroporto de Lugano (LSZA), em elevação de 915 pés, tem pista 01/19 de 30 x 1.350 m. (com LDA da pista 01 de 1.240 m., com deslocamento da cabeceira 01 de 110 m., e LDA da pista 19 de 1.145 m., com deslocamento da cabeceira 19 de 205 m.), de asfalto (pavimento PCN  27 e resistência de subleito média). A pista declividade (slope) de 0,429% (pista 01 com upslope de 0,4%). A operação de pouso na pista 01 conta com procedimento ILS com rampa de aproximação com ângulo de 4,99°.

“Esta certificação aumenta ainda mais o acesso global ao G600”, disse Mark Burns, presidente da Gulfstream. “Aproveitando as vantagens de velocidade e desempenho de alcance que os clientes do G600 já experimentam, a capacidade de aproximação íngreme amplia as possibilidades e aumenta a flexibilidade para viagens”, completou Burns.
O G600 combina eficiência de combustível líder de classe com capacidades de desempenho incomparáveis e pode voar 6.600 MN (12.223 km) a MACH 0,85 ou 5.600 MN (10.371 km) a MACH 0,90. A aeronave está equipada com a plataforma de vôo Gulfstream Symmetry Flight Deck, que foi projetado para maior segurança e apresenta os primeiros sidesticks de controle ativo do setor e o uso mais extensivo de tecnologia de tela sensível ao toque. [EL]