GAMA posta números de entregas de aeronaves da aviação geral no 1T23, com estabilidade de entrega de jatos e aumento de 6% nas entregas de turboélices com relação ao 1T22, em 04.06.23
No final de maio, a GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes de aeronaves da aviação geral) postou os números de entregas de aeronaves no 1T23, com resultados mistos. As entregas de jatos executivos permaneceram praticamente inalteradas no primeiro trimestre de 2023 em relação ao mesmo período do ano passado, enquanto as entregas de turboélice aumentaram pouco mais de 6% e de aviões a pistão aumentaram pouco mais de 10%.
Foram entregues 117 jatos executivos no 1T23, ante 118 jatos entregues no 1T22. Também foram entregues 117 turboélices no 1T23, ante 110 entregas no 1T22, uma diferença de sete aeronaves (6,4%).
No segmento dos turboélices, o nicho de aeronaves pressurizadas teve uma redução de 5% em entregas, de duas entregas a menos – ou seja, 38 entregas no 1T23 ante 40 entregas no 1T22.
O total destes dois segmentos somou 234 entregas no 1T23 ante 228 entregas no 1T23, um aumento de 6 entregas (2,6%).
Ainda, foram entregues 294 aviões a pistão no 1T23, ante 267 entregas no 1T22, um aumento de 27 aviões (10,1%).
O total de entregas no 1T23 foi 528 aviões, ante 495 aviões entregues no 1T22, um aumento de 33 aviões (6,7%). Em valor, o resultado das entregas foi de queda de cerca de US$ 100 milhões, de US$ 3,8 bi para US$ 3,7 bi (3,5%).
Os totais de entrega para a maioria das fabricantes de jatos no 1T23 foram iguais aos números do 1T22 ou ligeiramente inferiores, embora tendo havido algumas exceções, principalmente na categoria de jatos muito leve (VLJ). A Cirrus aumentou na base de comparação anual as entregas de seu monomotor SF50 Vision Jet, com aumento de sete entregas no 1T23 sobre o 1T22, enquanto pela primeira vez em 5 anos a Eclipse Aerospace entregou dois jatos Eclipse 550. A Pilatus Aircraft entregou no 1T23 3 jatos PC-24 do que no 1T22.
Quanto a aviões turboélices, a Daher e a Piper foram as únicas fabricantes de turboélices pressurizados a melhorar seus totais de entrega na comparação 1T23 x 1T22, com três entregas a mais de avião TBM e com aumento de entrega do modelo M600.
“O vigor continuado da indústria de fabricação de aviação geral é encorajador, especialmente à luz dos desafios persistentes da cadeia de suprimentos, da força de trabalho e do processo regulatório norte-americano”, disse o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce. “Nossos fabricantes estão focados em atender a essa crescente demanda de produtos com novas aeronaves que incorporam tecnologias avançadas que melhoram ainda mais a segurança e o desempenho do combustível. Durante esse período de transformação no setor aeroespacial, nossas fabricantes demonstram continuamente que nosso setor é a incubadora de tecnologia para segurança e sustentabilidade. Esta mensagem está sendo enfatizada nesta semana na EBACE, em Genebra, e também será um foco na Paris Airshow enquanto combatemos os ataques míopes e irracionais direcionados à aviação executiva na Europa. Em contraste, a ênfase em nosso histórico demonstrado de liderança em sustentabilidade ambiental foi muito bem recebida no Capitólio, no início de maio, quando os líderes das empresas membros da GAMA participaram de mais de 125 reuniões com legisladores do EUA. Outras questões discutidas com senadores e representantes em todo o espectro político incluíram a necessidade imediata de um administrador da FAA confirmado, treinamento aprimorado para a jovem/nova força de trabalho da FAA, engajamento bilateral fortalecido e aprovação oportuna de um projeto de lei de reautorização da FAA para fornecer uma direção clara e plurianual para a agência”, disse Pete Bunce, presidente e CEO da GAMA, em comunicado. [EL]