GAMA publica relatório de entrega/faturamento de aeronaves da aviação geral no 1T22, com aumento de 15% de entregas de aviões (puxadas por turboélies e a pistão) e redução no faturamento de 7,5% na comparação com 1T21, em 27.05.22


A GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes da aviação geral) publicou o Relatório de Entrega e Faturamento de Aeronaves da Aviação Geral do 1T22. Os resultados da indústria de fabricação de aeronaves nos primeiros três meses de 2022, quando comparados ao mesmo período de 2021, apontam para um aumento nas entregas de unidades de aeronaves em cada segmento de aeronaves, enquanto o valor geral das remessas de aeronaves foi ligeiramente menor.

O primeiro trimestre deste ano (1T22) trouxe boas notícias para o setor de aviação geral em termos de entregas de aeronaves segundo estatísticas divulgadas no final da semana passada pela GAMA.

As entregas de aviões aumentaram quase 15% na base de comparação ano a ano (ie, 1T22 x 1T21), com este aumento sendo puxado por aeronaves menores.

No geral, a indústria registrou uma redução de faturamento de US$ 300 milhões no faturamento de um ano atrás, para US$ 3,7 bilhões (-7,5%).

Os turboélices tiveram o maior aumento nas entregas – de 31% nos primeiros três meses de 2021, com 110 -, com modelos pressurizados de ponta atingindo um aumento de 39%.

A Textron Aviation mais que dobrou o total de entregas da Família de bimotor turboélice King Air produzido no primeiro trimestre de 2021, entregando 15 aparelhos no trimestre do ano.

A Pilatus viu um aumento de 86% nas entregas do monomotor turboélice PC-12.

A Piper Aircraft entregou sete monomotores turboélice (de um mix dos modelos M600 e M500), ante seis monomotores turboélice M600 SLS durante o primeiro trimestre do ano passado, isso dando um aumento de 16,7%.

A Epic aumentou as entregas do monomotor turboélice E1000 em dois aviões relação ao total anterior de uma.

A Daher foi a única fabricante de turboélices a apresentar uma redução (de 71,4%), tendo entregue dois TBM-940 no primeiro trimestre deste ano, ante sete no mesmo período de 2021. Mas isso pode ser explicado por um evento não-recorrente do lançamento do seu novo modelo TBM-960 (em substituição ao -940), que começou a ser comercializado no último mês.

No segmento dos jatos (executivos), as entregas aumentaram modestos 5 aparelhos (4,4%), de 113 aviões no primeiro trimestre de 2021 para 118 durante os primeiros três meses deste ano.

A linha Cessna Citation, da Textron, teve o maior ganho, dobrando as entregas do Citation CJ3+, de quatro para oito, a caminho de registrar um aumento geral de 39% na comparação ano a ano.

A Bombardier, entregando os três últimos Learjet no primeiro trimestre, ficou cinco aeronaves a menos do total de 26 do ano passado, uma redução de 19,2%.

A Gulfstream teve três entregas a menos (-9,7%) de seu total de 28 no primeiro trimestre de 2021, com a discrepância proveniente do segmento de cabine larga de sua linha de produtos.

A EMBRAER entregou oito jatos no trimestre, uma redução de cinco aviões (-38,5%), ante as 13 aeronaves que entregou nos primeiros três meses de 2021.

A Honda Aircraft entregou quatro jatos, um a menos do que os cinco entregues no 1T21.

A Pilatus e a Cirrus foram as únicas outras fabricantes de jatos particulares a aumentar sua produção neste ano, com a fabricante suíça mais que dobrando o número do bimotor PC-24 entregues, de três para sete no primeiro trimestre (133%), e a Cirrus adicionando quatro monomotores SF50 Vision Jet, para sete (+133%).

A Dassault Aviation reporta suas entregas apenas semestralmente, no meio e no final do ano.

No trimestre, a Airbus teve três entregas, incluindo o primeiro ACJ TwoTwenty para ser finalizado em organização de serviços de acabamento, enquanto a Boeing não entregou nenhum BBJ.

As entregas de aviões de pistão aumentaram 13,9% na base ano a ano no primeiro trimestre, com 263 aviões.

As entregas de helicópteros aumentaram 7% no mesmo período – de helicópteros a turbina aumentando 6,5%, com 98 unidades, e a pistão aumentando 8,3% com 39 unidades.

“É reconfortante ver as entregas de aeronaves continuarem mostrando um forte progresso à medida que emergimos dos impactos da pandemia”, disse o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce. “É especialmente motivador ver as entregas de aviões a pistão continuarem sua trajetória positiva e superarem os números do ano passado, bem como os números do primeiro trimestre de 2020 e 2019”, acrescentou Bunce. “Este relatório mostra o aumento das entregas de aviões leves de várias fabricantes que alavancaram o novo padrão de certificação de aeronavegabilidade [do regulamento] CS/PART-23 para novos modelos de aeronaves e para atualizações. A trajetória ascendente no segmento de aviões leves é atribuída às reformas regulatórias realizadas por diversos órgãos reguladores que viabilizam novas tecnologias e novas aeronaves e entrantes. Estamos otimistas de que a implementação adicional desses padrões nos reguladores globais continuará a promover a segurança, trazendo novas e empolgantes aeronaves para o mercado da aviação geral, finalizou Bunce. [EL] – c/ fontes