GAMA reporta para asa fixa aumento de 6,4% nas entregas e de 6% no faturamento em 2022 sobre 2021, em 24.02.23


As entregas de aeronaves de asa fixa para aviação geral e executiva, globalmente, aumentaram em todas as categorias em 2022, com alta na entrega geral de 6,4%, com um aumento de faturamento associado de 6%, de acordo com a GAMA – General Aviation Manufacturers Association (a associação de fabricantes da aviação geral).

As entregas e o faturamento da asa rotativa aumentaram 7,5% e 6,8%, respectivamente.

A GAMA divulgou seu relatório anual de entregas nesta quarta dia 22, durante coletiva anual com imprensa “State of the Industry” (Estado da Indústria).

Conforme a associação, em 2022 foram entregues 2.818 aviões, um aumento de 170 aparelhos (6,4%), na comparação com as 2.648 entregas de 2021. As entregas de aviões turboélice – de 582 aviões – aumentaram 10,4% enquanto as entregas de jatos – de 712 aviões – ficaram estáveis, com um a rigor aumento de 0,28%.

Quanto a faturamento, o faturamento do setor de asa fixa foi de US$ 22,9 bilhões, um aumento de US$ 1,3 bi (6%) sobre o resultado de US$ 21,6 bi em 2021.

No ano passado, os fabricantes de jatos executivos tiveram uma forte entrada de encomendas para as carteiras de pedidos (backlogs) e taxa book-to-bill (encomenda:faturamento/entrega) bem acima de 1:1, mas problemas na cadeia de suprimentos e incertezas do mercado moderaram os aumentos na produção. Mesmo assim, os fabricantes de jatos executivos entregaram 712 aeronaves em 2022, duas a mais do que no ano anterior (0,28%). As entregas aumentaram em um dígito para as fabricantes Textron Aviation (com a marca Cessna), Bombardier e Gulfstream.

Os fabricantes de turboélice tiveram um ano forte, registrando 582 entregas contra 527 em 2021, uma diferença de 55 aviões (10,4%). Neste segmento, a Textron e a Daher reportaram aumento de entregas. A Daher divulgou que teve em 2022 um ano recorde de encomendas, levando a fabricante a se preparar para entregar 100 aviões em 2023 e 2024.

Como a demanda por novos pilotos, e junto a necessidade de treinamento – continua forte, o mercado de aviões de motorização a pistão melhorou 8,2%, com 1.524 aeronaves entregues no ano passado, superando em 115 aparelhos (8,2%) as entregas em 2021, de 1.409 aeronaves.

A entrega total de 2.818 aviões em 2022 se compôs de 712 jatos (25,3%), de 582 aviões turboélices (20,7%) e 1.524 aviões à pistão (46%), ante a entrega de 2.648 entregas de 2021, sendo 710 jatos (26,8%), 527 turboélices (19,9%) e 1.409 aviões à pistão (53,3%).

“A indústria de fabricação para aviação geral continua a mostrar força crescente, apesar dos desafios da força de trabalho e da cadeia de suprimentos em toda a nossa indústria”, disse o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce. “Nosso desenvolvimento de produtos em todo o espectro de veículos de asa fixa, asa rotativa e mobilidade aérea avançada é estimulado pelo reconhecimento de que nossa indústria é a incubadora de tecnologia de segurança e sustentabilidade para a aviação civil global”, disse Bunce.

Bunce apontou os avanços à medida que a indústria desenvolve tecnologias para melhorar a segurança, o desempenho e a sustentabilidade com materiais mais leves, novos designs estruturais e de asa, controle de vôo eletrônico Fly-by-wire (substituindo sistemas hidráulicos pesados), manufatura aditiva, aviônicos mais confiáveis e motores com capacidade para operar com 100% de combustível de aviação sustentável. Mas Bunce acrescentou que, à medida que o Congresso desenvolve um projeto de lei de reautorização da FAA neste ano, deve haver atenção e concentração de esforços para melhorar os processos da FAA para apoiar a certificação dessas novas tecnologias. [EL] – c/ fontes