GAMA reporta que indústria de fabricantes de aeronaves (da AG) segue experimentando forte recuperação pós-Covid, em 21.11.21
As fabricantes de aviões de aviação geral continuaram sua forte recuperação da crise pandêmica Covid-19, postando um aumento de 13% na base de comparação anual (ano x ano, ou YoY) no faturamento durante os primeiros nove meses, para US$ 13,4 bilhões, de acordo com estatísticas divulgadas pela GAMA – a associação de fabricantes aeronáuticas da aviação geral -, com a incorporação dos resultados do 3T21.
Para fabricantes de jatos executivos, as entregas aumentaram quase 16% (15,9%), passando de 378 aeronaves nos primeiros nove meses de 2020 para 438 no mesmo período deste ano, um aumento de 60 aparelhos.
Quase todos as fabricantes de aeronaves viram melhorias, lideradas pela Textron Aviation, que viu um aumento de mais de 70% nas entregas de jatos nos primeiros três trimestres (ou nove meses), dobrando o número de jatos Cessna Citation M2 entregues, de 13 para 26, e registrando ganhos em toda a sua linha de produtos Citation.
A EMBRAER registrou mais 11 entregas de jatos executivos do que há um ano, o que representou um aumento de quase 26%, enquanto o total da Bombardier aumentou 12 jatos, de de 70 entregas (9M2020) para 82 (9M2021), melhorando seu número em mais de 17%.
Embora a fabricante canadense (sediada em Montreal) tenha entregue seis jatos Challenger a menos, por outro lado aumentou a produção da Família Global em 19 unidades.
A suíça Pilatus Aircraft entregou aumentou as entregas do jato PC-24 em três unidades, para 27 aviões.
Mas algumas fabricantes reportaram relataram menos entregas nos primeiros nove meses de 2021, entre estas a Gulfstream, que entregou sete jatos a menos, sendo quatro jatos supermédio G280 e três jatos de cabine larga, do que no mesmo período de um ano atrás. A Honda teve uma redução de dois jatos HÁ-420 e a Cirrus teve a redução de uma entrega do jato monomotor SF50 Vision Jet.
A Dassault Aviation só atualiza suas entregas no meio e no final do ano. A fabricante francesa entregou seis jatos da Família Falcon no primeiro semestre de 2021, ante 16 nos primeiros seis meses de 2020.
Entre as fabricantes do transporte aéreo comercial, notadamente Airbus e Boeing, com as suas versões de aeronaves VIP baseadas em jatos do transporte comercial, houve o aumento de entregas com dois aparelhos ACJ e BBJ a mais.
O mercado de turboélice viu um crescimento ainda mais forte, melhorando em mais de 40%.
O segmento de turboélice pressurizado de alta tecnologia cresceu quase 26% nos primeiros três trimestres de 2021, com todas as fabricantes de aeronaves registrando ganhos.
A americana Piper Aircraft, com sede na Flórida, melhorou em quase 35%, entregando oito monomotores M600/SLS adicionais nos primeiros nove meses de 2021, enquanto a outra americana Textron, de Wichita, no Kansas, aumentou as entregas do Família de bimotor King Air em nove aviões, mesmo com o fim da produção do modelo C90, mas dobrando a produção do modelo Air 350i/ER, e agora 360, para 28 aparelhos entregues.
A francesa Daher adicionou mais sete TBM-940 ao seu total de entregas no ano, enquanto a suíça Pilatus melhorou sua marca com o modelo PC-12 em oito aeronaves.
A americana Epic Aircraft, que recebeu a certificação da FAA pelo monomotor E1000GX atualizado em julho, entregou cinco desses aparelhos no terceiro trimestre, melhorando suas entrega em dois aviões.
“A indústria da fabricação [de aeronaves] da aviação geral tem mostrado perseverança com crescimento contínuo em todos os segmentos, ao mesmo tempo em que enfrenta contratempos relacionados à pandemia, incluindo em curso na cadeia de suprimentos e os desafios da força de trabalho”, disse o presidente e CEO da GAMA, Pete Bunce. “Apesar das restrições impostas pela escassez de peças e pessoal, nossos fabricantes e fornecedores de manutenção estão trabalhando duro para atender à crescente demanda por aeronaves novas e usadas, que obviamente saudamos e abraçamos. Os primeiros nove meses de 2021 mostraram um grande progresso e estamos ansiosos para ver como o ano terminará”, completou Bunce. [EL] – c/ fontes