GAMA sustenta oportunidade nos riscos das pressões contra aviação por questões pró-ambiente para resposta com avanço de novas tecnologias, em 25.04.23


A indústria enfrenta uma “ameaça existencial” com líderes europeus pressionando por restrições na aviação comercial e geral, disseram líderes da indústria nesta semana durante a feira da aviação geral alemã Aero Friedrichshafen. Mas esses mesmos líderes concordaram que isso oferece uma oportunidade de apresentar uma história positiva e uma obrigação para avançar com novas tecnologias.

Falando na quarta dia 19 durante um painel organizado pela GAMA – General Aviation Manufacturers Association (associação de fabricantes da aviação geral), Nicolas Chabbert, vice-presidente sênior da divisão de aeronaves da fabricante francesa Daher, enfatizou que, à medida que a indústria enfrenta ameaças, “temos que educar e evoluir. Nós não somos uma vítima. Temos que nos considerar uma indústria da qual nos orgulhamos”.

Chabbert reconheceu o foco do público no meio ambiente, mas disse que isso não deve ser apenas um olhar que se limita às emissões de CO2. Observando os esforços ambientais de toda a indústria, Chabbert disse: “Temos que aceitar tudo [que está sendo realizado] e precisamos fazer nossa própria história e elogiá-la”.

Quanto às emissões de CO2, a indústria precisa garantir que o foco seja nas emissões globais, dizendo que é “fundamentalmente errado” dizer que um trem produz cem vezes menos que um avião.

Mas é também por isso que as novas tecnologias são tão importantes, acrescentou Jane Lefley, associada de estratégia da ZeroAvia, uma empresa startup americana com projeto de propulsão elétrica-híbrida, acrescentando que é particularmente importante educar as esferas governamentais e e a sociedade (público em geral) o progresso dos avanços tecnológicos. Lefley acrescentou que seria mais fácil para o mercado trazer novas tecnologias, como o hidrogênio, do que todos simplesmente a interferência para a redução da atividade de vôos.

Rob Scholl, presidente e CEO da Textron eAviation, concordou dizendo: “Nós, como indústria, temos que nos unir e comunicar tudo o que estamos fazendo, porque estamos fazendo coisas muito interessantes na aviação agora”. Scholl acrescentou que, embora isso proporcione grandes desafios, também é “meio empolgante. Estamos sendo pressionados a fazer coisas novas e desafiadoras que não eram feitas há décadas na aviação. E estes podem ter impactos reais na sociedade ou no mundo”.

Os palestrantes também observaram que as tecnologias estão acontecendo agora, como o primeiro vôo da ZeroAvia usando um sistema elétrico de hidrogênio que ocorreu em janeiro.

O presidente da GAMA e CEO da Simcom, Eric Hinson, abriu o evento da GAMA também enfatizando a importância da indústria e seu impacto global, outro tema em que a indústria precisa se comunicar melhor. “Eu diria que a aviação geral é tão importante quanto os outros meios de transporte”, disse Hinson, destacando a visão “míope” que o público em geral pode ter em relação à aviação do transporte particular.

Hinson apontou a importância que a indústria desempenha no treinamento de pilotos, no transporte aero-médico, combate a incêndios florestais, transporte de carga e apoio a serviços humanitários/socorro em desastres, como exemplos. Hinson também discutiu as iniciativas ambientalmente positivas em andamento e concordou que “agora é um dos momentos mais emocionantes para se estar na indústria. [EL] – c/ fonte