Garmin acrescenta Beechcraft Baron 55 na lista de modelos aprovados para compensador de guinada Smart Rudder Bias, e também aprova no modelo capacidade de operação (de navegação) no modo VNAV para aviões retrofitados com navegadores GTN ou suíte G500/600TXi, com em 12.09.22


O recurso por software no sistema de piloto-automático de compensador de guinada Smart Rudder Bias, da Garmin, passa a ser disponível no modelo (bimotor a pistão) Beechcraft Baron B55.

O Smart Rudder Bias ajusta o leme para auxiliar o piloto a compensar a guinada por assimetria de potência e prevenir um vôo derrapado, após a falha de um motor. O recurso atua em conjunto com outro recurso eletrônico da suíte aviônica Garmin, o ESP (Electronic Stability and Protection), de um sistema de proteção do envelope de vôo para controle de inclinação lateral (rolamento) e da velocidade acima da velocidade mínima. O Smart Rudder Bias é um recurso que integra a Família Autonomi, de plataforma de vôo automático desenvolvida pela Garmin, e foi concebido para redução da sobrecarga no piloto, dando-lhe mais tempo durante evento de falha de um motor enquanto o avião mantém-se em vôo controlado (em operação monomotor ou de potência assimétrica) – este “tempo” poderá ser utilizado pelo piloto para uma identificação segura do motor em falha e para cortar o motor em pane com segurança, cumprir check-list de emergência e planejar o pouso em aeródromo aplicável mais próximo.

A adição do recurso Smart Rudder Bias requer que o avião seja equipado com a suíte aviônica G500 TXi ou G600 TXi, da Garmin, como recurso de informação de vôo primário, com sistema de indicação de parâmetros de motor (EIS) e piloto-automático GFC-600, com opção de comando de guinada (Yaw), da Garmin.

A Garmin também anunciou a aprovação da capacidade plena de acoplagem do modo de navegação VNAV (de perfil vertical) no Baron 55 em avião equipado com a suíte aviônica G500 TXi ou G600 TXi, ou equipado com navegadores GTN, ou GTN TXi (com capacidade de tela touchscreen) e indicador de atitude (ADI) G5 ou GI 275, instrumentos da Garmin.

A Garmin também anunciou a certificação do piloto-automático GFC-500 para o modelo monomotor a pistão de asa alta e trem fixo lendário American Champion Scout. O GFC-500 se integra indicador de atitude (ADI) G5 ou GI 275, com ou sem interface com tela de informação de vôo G500, ou com suíte G3X Touch. [EL] – c/fontes