Garmin acrescenta telas dos navegadores GTN Xi/TXi para exibição primária do radar meteorológico GWX-8000 StormOptix, em 09.04.24


As telas de informação de vôo TXi e os navegadores GTN Xi da linha Garmin serão certificados em breve como indicadores primários (primary indicator) de imagem para o radar meteorológico GWX-8000 StormOptix com Auto-mode (da Garmin), permitindo tripulantes a dispor de imagem meteorológica e controlar o radar utilizando estes recursos. A divulgação foi da Garmin no dia 12 de março.

A capacidade expandida da interface de exibição deverá estar disponível no segundo trimestre deste ano para aeronaves equipadas com telas de informação de vôo TXi e os navegadores GTN Xi. Aeronaves equipadas com o radar GWX-75 (da Garmin) poderão ser atualizadas para a configuração GWX-8000 com aquisição de uma dupla atualização de software telas de informação de vôo TXi e/ou navegadores GTN Xi.

A adição destes produtos-recursos como indicadores primários torna o radar GWX-8000 da Garmin disponível para potencialmente milhares de aeronaves de alto desempenho motorizada a pistão e à turbina que não possuem cabines de comando com suíte aviônica integrada Garmin.
                    Radar meteorológico Garmin GWX 8000 StormOptix – imagem meteorológica exibida em tela de navegador GTN Xi

A tecnologia de modo automático StormOptix libera os pilotos da tarefa de ajustar manualmente as configurações do radar. O radar ajusta automaticamente tilt (elevação da antena) e gain (alcance), mesclando a varredura volumétrica 3D e a supressão avançada de interferência de solo (ground clutter), dando aos pilotos uma representação composta e em tempo real da condição meteorológica com perfis volumétricos de áreas de precipitação e uma paleta (palette) de 16 cores (4x mais do que o padrão de cores de radares meteorológicos tradicionais), conjuntamente com fornecimento de previsão de gelo-granizo e descarga elétrica (raio), detecção de turbulência e supressão avançada de interferências de solo.

A detecção de turbulência e a previsão de granizo/raios estão incluídas, juntamente com a tecnologia Weather Attenuated Color Highlight (destaque de cor atenuada de meteorologia), da Garmin, que a fabricante promove como recurso que “ajuda os pilotos a identificar os efeitos de sombra (shadowing effect) da atividade de célula [convectiva] e destaca áreas onde os retornos do radar (radar return) são enfraquecidos ou atenuados por precipitação intensa”.

“O GWX 8000 e sua tecnologia StormOptix Auto Mode foram elogiados por pilotos que voam em aeronaves equipadas com cabine de comando com suíte integrada da Garmin e agora estamos expandindo suas opções de exibição/controle para milhares de outras aeronaves de alto desempenho motorizadas a pistão e à turbina. Este revolucionário sistema de radar meteorológico reduz a carga de trabalho do piloto e muda completamente a forma como os pilotos operam seu radar meteorológico. Ao eliminar a necessidade de ajustar manualmente as configurações de inclinação e alcance, os pilotos de todos os níveis de experiência podem ver uma representação [gráfica meteorológica] abrangente e clara da meteorologia para que possam tomar decisões de navegação relacionadas à meteorologia com segurança”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin.

StormOptix Auto Mode Technology (Tecnologia de modo automático StormOptix)
O GWX-8000 possui a tecnologia StormOptix, uma tecnologia de automação avançada que permite ao piloto ativar o radar meteorológico durante vôo sem a necessidade de ajustar as configurações do radar. O modo automático StormOptix combina varredura volumétrica 3D com supressão avançada de interferência no solo para ajustar automaticamente tilt (elevação da antena) e gain (alcance) do sistema de radar para criar a imagem gráfica mais representativa dos perigos de vôo relacionados à meteorologia próximos e ao longo da trajetória de vôo da aeronave.

Paleta de cores (color palette) aprimorada – uma paleta de cores de alta definição fornece maior contorno de cores para ajudar pilotos a interpretar mais facilmente a gravidade de uma célula de tempestade individual ou de múltiplas células de tempestade em uma área. Esta paleta de cores aprimorada incorpora 16 cores, quatro vezes mais do que normalmente encontrado em outros radares meteorológicos do mercado. As cores adicionais fornecem uma imagem mais clara para operação em condições climáticas adversas, aumentando a segurança, dando ao piloto mais clareza sobre onde está a condição meteorológica mais intensa, simplificando a navegação em condições climáticas adversas.

Outras características importantes do radar meteorológico GWX-8000 StormOptix incluem:
– detecção de turbulência e previsão de gelo/granizo e descarga elétrica/raio: como recurso padrão, o GWX-8000 fornece aos operadores uma tecnologia exclusiva que detecta certas condições atmosféricas que podem levar ao desenvolvimento de granizo e raios dentro de uma célula. Para uma experiência mais confortável para os passageiros, a detecção de turbulência ajuda os pilotos a identificar mais facilmente a turbulência durante o vôo, reconhecendo o ar que contém umidade ou partículas.
– identificação de efeitos de sombra: a tecnologia Weather Attenuated Color Highlight (WATCH) ajuda os pilotos a identificar efeitos de sombra (shadowing effect) da atividade de célula [convectiva] e destaca áreas onde os retornos do radar (radar return) são enfraquecidos ou atenuados por precipitação intensa, dando aos pilotos maior confiança ao navegar por ameaças meteorológicas.
– design leve: o GWX-8000 está entre os radares meteorológicos mais leves de sua classe, pesando 12,9 lb. (6,3 kg) para a versão de 14 pol. (35,56 cm), proporcionando economia adicional de peso quando comparado a outros sistemas de radar meteorológico no mercado.
– vários tamanhos de conjuntos de antenas: o GWX-8000 está disponível em modelos de 10 pol. (25,4 cm), 12 pol. (30,48 cm) e 14 pol. (35,56 cm), para atender às demandas de diversas configurações de aeronaves.
– agrupamento de exibição: no modo manual, com pelo menos dois monitores compatíveis com GWX 8000, como GTN Xi e TXi, os pilotos podem observar a condição meteorológica varrida tilt (elevação da antena) e gain (alcance) do sistema individualmente (separadamente e diferentemente), proporcionando uma maior consciência situacional da tripulação.

Radar meteorológico GWX-8000 StormOptix:
http://garmin.com/GWX8000