Garmin adiciona King Air F90 na lista de aplicação do STC de piloto-automático GFC-600, em 20.01.24


No final de agosto passado, a Garmin divulgou a obtenção da Certificação Tipo Suplementar (STC) da FAA com aprovação do seu sistema de piloto-automático GFC-600 no bimotor turboélice King Air F90.

As instalações do sistema GFC-600 no King Air F90 são disponíveis em revendedores autorizados Garmin selecionados.

A Garmin promoveu que o GFC-600 reduz a carga de trabalho e traz funções adicionais, como navegação vertical (VNAV), um indicador de curso e desvio lateral (CDI) quando acoplado a um navegador da série Garmin GTN e recursos aprimorados de arremetida, incluindo sequenciamento de uma aproximação perdida.

Os servos de piloto-automático reforçados do sistema empregam motores de corrente direta (DC) em escovas que melhoram o desempenho e reduzem a carga de manutenção em comparação com projetos de servos decanos ainda em uso. Esses novos servos reforçados oferecem mais torque para ajudar os pilotos a responder melhor às demandas exigidas das aeronaves com motorização à turbina.

A atualização do modelo King Air F90 (BE9T) com o piloto-automático GFC-600 permite a integração com as telas de informação de vôo da plataforma G600 e G600TXi (da Garmin), o instrumento eletrônico de vôo (ADI) GI-275 e as séries de navegadores GTN e GTNXi, outros produtos do portfólio da Garmin. No sistema, o controlador de piloto-automático independente incorpora teclas retroiluminadas e um display legível à luz solar que mostra o status do piloto-automático e a seleção do modo de operação.

Um botão-disco de controle integrado fornece ajuste conveniente dos modos de arfagem (pitch), velocidade indicada, velocidade vertical (razão de subida/descida. Quando do ajuste (acoplagem) da função LVL, o avião retorna automaticamente ao vôo reto e nivelado.

O design de largura padrão (6,25 polegadas – 15,88 cm) do controlador de modo do GFC-600 garante que o controlador do piloto-automático permite o ajuste rotineira na ‘pilha’ de aviônicos da aeronave, de acordo com a Garmin. No King Air F90, o GFC-600 requer uma tela de informação de vôo G600 ou G600TXi.

Juntamente com os recursos tradicionais de piloto-automático, como manutenção de altitude, velocidade vertical e modos de rumo, o GFC-600 inclui [i] pré-seleção de altitude e modo de manutenção de velocidade indicada, [ii] capacidade de selecionar, acoplar e voar vários tipos de aproximação (cf. a fonte de navegação), incluindo operações ILS/LOC, VOR, GNSS, incluindo procedimento Back Course, [iii] capacidade integrada de controle de rolamento por GNSS para trajetória de navegação mais suave quando instalado com um navegador compatível, e [iv] um botão Level Mode (modo de nivelamento) que aciona automaticamente o piloto-automático para restaurar a aeronave ao vôo reto e nivelado.

O sistema na configuração padrão inclui o recurso ESP – Electronic Stability and Protection (de proteção e estabilidade eletrônica), desenvolvido pela Garmin, no kit do piloto-automático digital GFC-600, que funciona para auxiliar o piloto a manter a aeronave em condições de vôo estabilizado. O ESP funciona independentemente do piloto automático e funciona em segundo plano para ajudar os pilotos a evitar atitudes de voo inadvertidas ou ângulos de inclinação e fornecer proteção de velocidade no ar enquanto pilotam a aeronave manualmente.

Com a aprovação do piloto-automático digital GFC-600, o King Air F90 receberá o modo Low Bank (ângulo de rolamento limitado) para ajudar a aumentar o conforto dos passageiros, reduzindo automaticamente o limite do rolamento (inclinação lateral) do piloto-automático em altitudes mais elevadas. O piloto também pode usar um interruptor separado para ativar/desativar o modo Low Bank em qualquer altitude.

Além disso, um King Air F90 equipado com o GFC-600 contará com o recurso EDM – Emergency Descent Mode (Modo de Descida de Emergência). No caso de uma aeronave perder a pressurização da cabine, o EDM pode permitir a descida do avião automaticamente para uma altitude predefinida sem intervenção do piloto para ajudar a evitar situações de hipóxia. [EL]