Garmin anuncia a certificação Tipo Suplementar da FAA para o piloto-automático GFC-600, com recurso Smart Rudder, no bimotor turboélice Piper PA-31T Cheyenne e Cheyenne II, em 14.10.25


No dia 03, a Garmin anunciou que recebeu Certificado Tipo Suplementar (STC) da FAA para o piloto-automático (PA) digital GFC-600 para os aviões bimotor turboélice Piper PA-31T Cheyenne e Cheyenne II.   

Trata-se da mais nova aplicação do sistema PA GFC-600, com a Garmin continua adicionando novos modelos de aeronaves à crescente lista de STC para o piloto-automático.

O piloto-automático digital GFC-600 para o Piper PA-31T Cheyenne e Cheyenne II já está disponível em revendedores autorizados Garmin selecionados.

Adicionalmente, o recurso Smart Rudder Bias (para compensação de guinada para operação monomotor em aeronaves bimotoras), integrado à requerida aviônica Garmin (adicional ao PA), agora está certificado para aeronaves Piper PA-31T equipadas com o piloto automático GFC-600, ampliando ainda mais a lista de aeronaves compatíveis que oferecem essa tecnologia de aprimoramento da segurança.

O piloto-automático digital GFC-600 foi projetado para aeronaves monomotoras e bimotoras a pistão de alto desempenho e também oferece uma solução avançada de piloto-automático para aeronaves à turbina (inclusive jato), com ampla faixa de velocidade e características de desempenho, sendo aplicável numa longa lista de aeronaves da aviação geral existentes em caminho de atualização de sistema de piloto-automático simples, leve e econômico. Incorporando sólido estado de atitude com recursos robustos de automonitoramento, o GFC-600 oferece desempenho superior de piloto-automático, maior confiabilidade e excelentes ferramentas de segurança.

Além dos recursos tradicionais de piloto-automático, como modos de manutenção de altitude, velocidade vertical e rumo, o GFC-600 também inclui:
– funções premium e recursos avançados, como pré-seleção de altitude e modo de manutenção de velocidade indicada;
– recurso de guiagem vertical (VNAV) – requerendo aviônica Garmin –  pode voar em um perfil de descida vertical totalmente acoplado com capturas automáticas de altitude de redução de velocidade;
– botão LVL (de nivelamento) dedicado pode acionar automaticamente o piloto-automático para restaurar a aeronave ao voo reto e nivelado com um toque;
– proteção contra subvelocidade e sobrevelocidade;
– seleção, acoplamento e operacionalidade de várias tipos de aproximação por instrumento, incluindo operação ILS/LOC (incluindo BC – Back Course, ou curso traseiro), VOR e GNSS, quando acoplado com um navegador GPS Garmin compatível;
– modo Amortecimento de Guinada (YD – Yaw Damping) minimiza as oscilações de guinada, ao mesmo tempo que ajuda a manter o vôo coordenado;
– recurso ESP – Electronic Stability and Protection (Estabilidade e Proteção Eletrônica) funciona independentemente do piloto-automático e funciona em segundo plano enquanto o piloto comanda a aeronave manualmente para ajudar a evitar atitudes de vôo inadvertidas ou ângulos de inclinação (rolamento) excessivos, estimulando o piloto a retornar a aeronave a uma atitude de vôo apropriada; e,
– controlador de modo com um visor de cristal líquido colorido (LCD) que apresenta os anúncios de modo em um formato semelhante aos visores de vôo do Garmin TXi para fácil consulta pelo piloto.

A Garmin continua adicionando novos modelos de aeronaves à crescente lista de STC para o piloto automático GFC-600. Para acessar a lista mais atualizada de STC para aeronaves, incluindo as certificações que devem começar nos próximos 12 meses, ou para expressar interesse em uma marca/modelo específico de aeronave:
www.garmin.com/GFC600

Parte da família da Garmin de tecnologias de vôo autônomo – Garmin Autonomi –, o Smart Rudder Bias oferece assistência aos pilotos contra os efeitos perigosos de eventos de inoperância de um motor (OEI – One-Engine Inoperative). O sistema monitora continuamente os parâmetros do motor usando dados do sistema de indicação (de parâmetros) do motor (EIS – Engine Indication System) exibidos na tela de informação de vôo da suíte Garmin – como a G600TXi – e é ativado quando o sistema detecta uma diferença de potência predeterminada entre cada motor. Uma vez ativado, a força do leme é ajustada dinamicamente para auxiliar o piloto a aplicar força suficiente ao leme para controlar uma derrapagem (guinada) lateral surgida da assimetria de tração. Um indicador amarelo para o motor inoperante associado é convenientemente exibido juntamente com os anúncios do piloto automático na tela de informação de vôo da suíte Garmin, ajudando o piloto a identificar o problema mais rapidamente. [EL]