Garmin anuncia Certificado Tipo Suplementar (STC) para a atualização de plataforma de vôo Cirrus Perspective+ para as aeronaves (monomotor a pistão) SR-22T, SR-22 e SR-20 Series G3 e G5 equipadas com o sistema Cirrus Perspective original, em 14.07.25

No dia 10, a Garmin anunciou a aprovação do Certificado Tipo Suplementar (STC) para a atualização do cockpit Cirrus Perspective+ para as aeronaves (monomotor a pistão) SR Series G3 e G5.
A atualização estará disponível para as aeronaves Cirrus SR-22T, SR-22 e SR-20 equipadas com o sistema Cirrus Perspective original e deve estar disponível no segundo semestre de 2025 por meio de Revendedores Autorizados Garmin e Centros de Serviço de Fábrica da Cirrus. Além disso, aeronaves G6 selecionadas podem incorporar uma atualização de software opcional e novas opções de conectividade.
A atualização da plataforma de vôo Perspective+ estará disponível após o recebimento do STC por meio da Rede de Revendedores Autorizados Garmin ou dos Centros de Serviço de Fábrica Cirrus para aeronaves registradas nos Estados Unidos. As validações estão planejadas para aeronaves registradas na Europa e no Canadá. Uma garantia de 2 anos para novos hardwares Garmin está incluída na atualização.
A atualização da plataforma de vôo Perspective+ oferece uma série de recursos novos e aprimorados, incluindo o Sistema Alerta de Ocupação de Pista (ROA – de Runway Occupancy Awareness), alertas de aproximação estabilizada, novas opções de conectividade e muito mais.
Visores, teclado e controlador de piloto-automático modernizados – projetados para fácil atualização, os novos monitores de 10 ou 12 polegadas (25,4 ou 30,48 cm) aproveitam o painel existente e oferecem processadores multi-core (multi-núcleo) modernos e de última geração, que proporcionam uma ‘navegação’ (passeio) mais suave pelas telas e uma renderização de cartas mais rápida. A atualização Perspective+ inclui um novo teclado com teclado QWERTY que oferece um layout familiar e intuitivo, semelhante ao de muitos dispositivos inteligentes modernos, tornando a entrada de dados mais rápida e simples. A nova tecla HOME leva os pilotos instantaneamente às principais funções de navegação com o toque de um botão, enquanto o novo controlador do piloto-automático incorpora a funcionalidade automática do Yaw Damper (amortecedor de guinada) em aeronaves devidamente equipadas.
Novas ferramentas e recursos de segurança – a atualização Perspective+ adiciona uma ampla gama de tecnologias de ponta à cabine. Como parte das Soluções de Segurança de Terminal da Garmin, o ROA (Runway Occupancy Awareness – Alerta de Ocupação de Pista) utiliza o tráfego ADS-B para alertar a tripulação sobre potenciais incursões de pista causadas por aeronaves em procedimentos associados a vôo, aeronaves em solo e veículos de serviço aeroportuário próximos. O novo sistema de alerta de aproximação estabilizada (stabilized approach advisory system) fornece alertas visuais e sonoros ao piloto sobre condições de operação desestabilizada durante uma aproximação, enquanto a orientação visual de aproximação pode ajudar os pilotos a voar em uma trajetória de vôo mais precisa quando autorizados para uma aproximação visual. Cartas seccionais e cartas de rota IFR de alta e baixa altitude oferecem aos pilotos acesso conveniente aos dados da carta no visor multifuncional. Quando equipada, a Tecnologia de Visão Sintética (SVT – Synthetic Vision Technology) foi atualizada para incluir uma visão excêntrica 3D do ambiente do aeroporto – no SafeTaxi. Além disso, os pilotos podem aproveitar o novo layout HSI, a visualização do perfil de vôo, o anel de alcance de planeio (glide range ring) e muito mais.
Conectividade e conveniência adicionais – para avançar ainda mais na atualização, os pilotos podem optar por incluir melhorias adicionais de conectividade, das Soluções de Segurança de Terminal e muito mais. O módulo datalink GDL-60 opcional permite que os pilotos conectem um aplicativo EFB compatível aos seus aviônicos para transferir planos de vôo e transmitir dados de atitude, tráfego, meteorologia e muito mais. Com uma assinatura PlaneSync, o GDL-60 também pode atualizar bancos de dados automaticamente e descarregar registros de vôo e do motor. Além disso, os pilotos podem optar por incluir o instrumento de vôo ADI standby GI-275, que possui uma tela sensível ao toque brilhante, de alta resolução e legível sob luz solar, e inclui 60 minutos de bateria reserva. Para auxiliar na consciência situacional, a tecnologia opcional de monitoramento de pista SurfaceWatch fornece sinais visuais e sonoros para ajudar a evitar que os pilotos decolem ou pousem em uma pista de táxi, em uma pista muito curta ou na pista errada. O recurso de Roteamento de Pista de Táxi (Taxiway Routing) também está disponível para fornecer orientação automatizada de rotas nos mapas de navegação 2D e representações SVT 3D.
Atualizações para aeronaves G6 selecionadas – além das atualizações para as séries Cirrus SR G3 e G5, proprietários de aeronaves G6 selecionadas de 2017 já equipadas com Perspective+ também podem aproveitar o sistema ROA e outros novos recursos para sua cabine por meio de uma atualização de software opcional. Os recursos SurfaceWatch e Taxiway Routing também são opções disponíveis. Além disso, o datalink GDL-60 agora oferece conectividade EFB, atualizações automáticas de banco de dados e descarregamento automático de registros de vôo para aeronaves G6 qualificadas com uma assinatura PlaneSync. [EL]
Para informações:
https://www.garmin.com/en-US/aviation/perspective-plus-flight-deck-upgrade-for-cirrus-sr-series/?cdncache=false%20