Garmin anuncia melhoramentos no recurso de sistema de gerenciamento de segurança (SMS) na plataforma FltPlan, com atualizações na Ferramenta de Avaliação de Risco de Vôo (FRAT) e um painel de desempenho de segurança novo, em 14.03.24


No dia 06, a Garmin anunciou melhorias no recurso de sistema de gerenciamento de segurança (SMS – Safety Management System) na plataforma de planejamento de vôo FltPlan, com atualizações na Ferramenta de Avaliação de Risco de Vôo (FRAT – Flight Risk Assessment Tool) e um painel de desempenho de segurança completamente novo.

O FRAT redesenhado requer menos informações dos pilotos e agora inclui a capacidade dos operadores personalizarem a ferramenta (FRAT) para diferentes pilotos e aeronaves. O novo painel de relatórios permite que os operadores monitorem mais facilmente os indicadores de desempenho de segurança (SPI – Safety Performance Indicator) e outras tendências de segurança, com a capacidade de adaptar os dados às necessidades específicas da operadora aérea.

Os envios de avaliação de risco de vôo (Flight Risk Assessment) foram simplificados para permitir que os pilotos concluam rapidamente um FRAT antes do vôo. O FRAT pode ser alimentado  automaticamente com dados relativos a um vôo, incluindo condições meteorológicas, do de relevo/terreno e de pista, e combiná-los com questões da aptidão do piloto. A pontuação de risco de vôo é apresentada após o envio e, se aplicável, estratégias de mitigação de risco são apresentadas ao piloto. Os vôos são automaticamente reclassificados uma hora antes da partida e os pilotos são alertados caso haja alguma alteração nos fatores que possam afetar negativamente o risco do vôo, com fatores operacionais de meteorologia. Operadores individuais podem definir com que frequência os FRATs são reclassificados.

Para os pilotos que não preenchem planos de vôo na plataforma FltPlan.com, a nova opção de avaliação de vôo rápida permite aos usuários inserir detalhes básicos do vôo e enviar uma avaliação de risco de vôo.

O FRAT é otimizado para dispositivos móveis para envio conveniente por meio de smartphone ou tablet.

Adicionalmente, o FRAT inclui um mecanismo de regras aprimorado para melhor personalização. Operadores, principalmente depto. de operação de vôos de corporações, podem criar regras personalizadas para aplicar questões específicas de risco de vôo com base em perfis de pilotos, perfis de aeronaves, condições meteorológicas e de infraestrutura aeroportuária e etc. Perfis e regras podem ser interligados para criar regras de nível superior – por ex., um piloto com pouca experiência (baixa horas de vôo) operando um Tipo específico de avião pode ter riscos pré-atribuídos preenchidos no FRAT.

Para ajudar operadores (gestores de segurança e deptos. de vôo) a identificar áreas onde possam necessitar de melhorar a segurança, o SMS FltPlan apresenta agora um painel de desempenho de segurança que permite aos operadores visualizar relatórios para avaliar a eficácia do seu programa de segurança. O painel inclui relatórios pré-configurados desenvolvidos por especialistas em SMS, mas também permite que os operadores modifiquem ou criem relatórios personalizados para melhor atender às suas necessidades. Os relatórios pré-concebidos permitirão que os operadores visualizem facilmente o desempenho de segurança sem criar seus próprios relatórios.

Os relatórios podem ser agrupados por nível de risco, tipo de relatório, categoria e etc, e painéis de relatórios específicos para diferentes operadores/gestores de uma operação de vôo podem ser criados e personalizados. Por exemplo, um painel de relatórios pode ser definido para gerenciamento de um setor de uma operadores (como o depto. de operação de vôo) enquanto um segundo painel pode ser concebido para apresentação de liderança da administração de uma empresa com depto. de vôo. Todos os relatórios podem ser exportados para o aplicativo de planilhas eletrônicas Microsoft Excel ou impressos para análise adicional.

Para departamentos de vôos, os funcionários podem enviar um relatório do Programa de Ação de Segurança da Aviação (ASAP – Aviation Safety Action Program) diretamente do SMS FltPlan. Os operadores têm a opção de autogerenciar com uma equipe interna do ERC – Event Review Committee (comitê revisor de evento), ou os departamentos podem fazer com que a ACSF – Air Charter Safety Foundation (fundação de segurança operacional no segmento de fretamento aéreo) atue como revisor terceirizado.

As atualizações do SMS FltPlan já estão disponíveis:
https://www.garmin.com/pt-BR/p/530348