Garmin anuncia plataforma aviônica integrada G5000 PRIME, para cabine de comando de última geração com as mais recentes inovações líderes do setor, para aeronaves de transporte (PART-25), em 15.06.25


No dia 11, a Garmin apresentou a nova plataforma aviônica G5000 PRIME, seu cockpit integrado mais avançado para aeronaves de transporte certificados pelo regulamento de aeronavegabilidade PART-25 (para aeronaves da categoria transporte).

Desenvolvido para atender às demandas de aeronaves da categoria de transporte e equipado com as inovações da Garmin, o G5000 PRIME foi projetado para simplificar as operações e aumentar a segurança. O cockpit robusto, intuitivo e com tela sensível ao toque foi projetado para apresentar mais telas e opções de layout para fornecer informações adicionais em aeroportos movimentados.

O G5000 PRIME é altamente flexível e personalizável, e sua arquitetura aberta suporta integração avançada de sistemas, permitindo que os operadores implementem novas tecnologias rapidamente. O conjunto de aviônicos também incorpora sistemas e recursos adicionais, fornecendo acesso a mais sistemas de nível de aeronave dentro da aviônica, além de adicionar confiabilidade e alta disponibilidade de despacho. 

“Com mais de 30.000 cabines de comando integradas em campo [no mercado], a Garmin abriu caminho para a inovação e estabeleceu um novo padrão para aviônica integrada. O conjunto de aviônica G5000 PRIME é totalmente otimizado para operações com tripulação e inclui integração mais profunda de sistemas, além de recursos avançados de automação e conectividade que reduzirão a carga de trabalho da tripulação e agilizarão o fluxo de trabalho na cabine de comando”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas, marketing, programas e suporte para aviação da Garmin.

O G5000 PRIME possui unidades de exibição primária (PDU – primary display unit) com tela sensível ao toque expansiva, visor (vidro) de ponta a ponta, legível sob luz solar e resistente a impressões digitais, redefinindo as expectativas em termos de estética e funcionalidade da cabine de comando. As telas vibrantes incluem diversas melhorias de desempenho, como o quádruplo da memória e conectividade do sistema gigabit (Gb), até 100 vezes mais rápida do que as plataformas de comando da geração anterior. Novos processadores multi-core mais rápidos mais que dobram o poder de processamento – aproveitando a experiência da Garmin na certificação de tecnologia multi-core para os mercados de aviação civil e militar já em 2017. Além disso, taxas de atualização mais altas da tela proporcionam animações nítidas e suaves, além de uma experiência impressionantemente responsiva e fluida.

Unidades de exibição secundária (SDU – secondary display unit) complementares fornecem entrada de dados e controle do sistema, com a capacidade adicional de exibir aplicativos multifuncionais. As unidades SDU de alta resolução apresentam um aumento de 40% na área da tela em relação aos controladores de toque anteriores da Garmin.

O G5000 PRIME possui uma interface de usuário centrada na tripulação, projetada para otimizar os fluxos de trabalho e ajudar as equipes a avaliar informações rapidamente. Os layouts sensíveis ao contexto, alertas e muito mais, fornecem aos pilotos uma plataforma integrada que pode aprimorar a consciência situacional e a eficiência operacional.

A interface avançada da tela sensível ao toque multitoque é capaz de reconhecer até 10 entradas de tela sensível ao toque simultaneamente, permitindo que os pilotos (PIC e SIC) interajam com a mesma tela simultaneamente. A tecnologia multitoque aprimorada também permite a estabilização manual na tela, permitindo que os pilotos dêem comandos precisos na tela enquanto simultaneamente apoiam os dedos no visor. O suporte para dispositivos de controle dedicados permite o controle físico intuitivo de funções comumente usadas por meio de produtos projetados pela Garmin e dispositivos de controle de cursor (CCD – cursor control device) de terceiros.

O G5000 PRIME oferece ferramentas aprimoradas de sistema de gerenciamento de voo (FMS – flight management system), como o Plano de Vôo Modificado (Modified Flight Plan), que permite aos pilotos usar a PDU e as SDU para fornecer uma visualização gráfica lado a lado das alterações no planejamento do vôo, incluindo comparações de cálculos de desempenho ou cenários hipotéticos. Para facilitar ainda mais o gerenciamento de informações, o recurso Gerenciador de Janelas (Window Manager) permite que os pilotos configurem a exibição do aplicativo, o tamanho das janelas e muito mais em toda a cabine de comando a partir de uma SDU. O Gerenciador de Janelas também oferece várias opções predefinidas que podem configurar todas as telas com um único comando, eliminando a necessidade de os operadores configurarem manualmente cada janela para as várias fases do vôo.

Aproveitando recursos avançados de automação, o G5000 PRIME foi projetado para aumentar a segurança em ambientes com alta carga de trabalho para pilotos. Durante a inicialização, os pilotos podem optar por configurar uma função de Retorno de Emergência (Emergency Return), que simplifica as respostas dos pilotos a emergências em vôo logo após a decolagem. Tecnologias de segurança como o Modo de Descida de Emergência (EDM – Emergency Descent Mode) e os aceleradores de motor (autothrottles), da Garmin garantem ainda mais a automação disponível para auxiliar as tripulações em todas as fases do vôo. Além disso, a plataforma G5000 PRIME integra os principais dados de desempenho da aeronave, dados de decolagem e pouso (TOLD – takeoff and landing data) e aplicativos de planejamento de carga (peso-balanceamento) do portfólio de produtos AeroData, permitindo uma integração operacional perfeita e reduzindo a carga de trabalho da tripulação durante o pré-voo e a inicialização de operação.

As soluções de segurança de terminais da Garmin adicionam ainda mais recursos às aeronaves equipadas com o G5000 PRIME. A tecnologia de Conscientização de Ocupação de Pista (ROA – Runway Occupancy Awareness) analisa informações de tráfego por satélite (GNSS) e ADS-B relevantes para as pistas e pistas de táxi do aeroporto para avaliar e alertar a tripulação sobre uma possível incursão ou colisão na pista. O ROA baseia-se em outras soluções de segurança de terminais da Garmin, incluindo o Sistema de Alerta e Conscientização de Excursão de Pista (ROAAS – Runway Overrun Awareness and Alerting System), o 3D SafeTaxi e o Garmin SurfaceWatc. Além disso, o Taxiway Routing fornece orientação de rota automatizada nos mapas de navegação 2D e nas representações da Tecnologia de Visão Sintética (SVT – Synthetic Vision Technology) 3D.

O G5000 PRIME suporta uma variedade de recursos de conectividade, incluindo o uso do datalink GDL-60 para descarregar diagnósticos e informações sobre o estado da aeronave para uso das equipes de manutenção ou despacho. Com os serviços de datalink global Connext, os operadores podem receber cobertura meteorológica mundial por satélite, chamadas de voz, e-mail e mensagens de texto para a cabine. O G5000 PRIME também suporta iniciativas globais de modernização do espaço aéreo, incluindo os aplicativos FAA Data Comm e Link 2000+ CPDLC, FANS 1/A+, ACARS e navegação avançada baseada em desempenho (PBN). Com o respaldo da confiabilidade comprovada de mais de 30.000 cabines de comando Garmin em campo e novos designs de LRU modulares e fáceis de trocar, o G5000 PRIME foi projetado para manter as frotas em operação nos ambientes operacionais mais exigentes. 

As aeronaves que serão equipadas com a plataforma G5000 PRIME serão anunciadas pelos fabricantes. [EL]

G5000 PRIME – Garmin:
https://www.garmin.com/pt-BR/aviation/g5000prime/


Gamin G500 PRIME – por Matt Thurber
Em post no dia 11, o editor da mídia AIN Matt Thurber divulgou o lançamento da plataforma aviônica Garmin G5000 PRIME, para aeronaves da categoria transporte (certificadas pelo PART-25), em sequência do anúncio em outubro passado do movimento da Garmin de migração para cabines de comando controladas por tela sensível ao toque a partir da nova interação da suíte G3000 PRIME.

Thurber destacou que, embora grande parte da funcionalidade seja semelhante à suíte G3000 PRIME, a plataforma G5000 apresenta “uma interface de usuário centrada na tripulação, projetada para otimizar os fluxos de trabalho e ajudar as tripulações a acessar informações rapidamente”, de acordo com a Garmin.

Imagem Garmin – por AIN/Matt Thurber

 Thurber observa que, assim como a G3000 PRIME, a suíte G5000 PRIME possui mais memória e velocidades de processamento mais rápidas com processadores multi-core, além de conectividade de sistema gigabit. As unidades de exibição primárias (PDU) com tela sensível ao toque têm taxas de atualização mais altas e são legíveis sob luz solar de ponta a ponta, com vidro resistente a impressões digitais. As unidades de exibição secundárias (SDU) são usadas para controle de dados e do sistema e também podem hospedar aplicativos multifuncionais; as SDU têm 40% mais área de tela em comparação com os controladores de toque das plataformas originais (primeira geração) G3000 e G5000. 

As aeronaves equipadas com a plataforma G5000 PRIME serão integradas com aceleradores automáticos (autothrottles) e contarão com recurso de modo de descida de emergência (EDM), e os pilotos poderão configurar uma função de retorno de emergência (Emergency Return), para ajudar a lidar com problemas após a decolagem. O desempenho incluirá dados de decolagem e pouso, e a Garmin disponibilizará aplicativos de planejamento de carregamento em seu portfólio AeroData, “permitindo uma integração operacional perfeita e reduzindo a carga de trabalho da tripulação durante o pré-voo e a inicialização”, de acordo com a Garmin.

Thurber aponta que as operações com dois tripulantes são facilitadas pela interface multitoque da versão PRIME, que reconhece até 10 comandos por toque simultaneamente, permitindo que ambos os pilotos interajam com as telas simultaneamente. As unidades de exibição também permitem a estabilização das mãos na tela, permitindo que os pilotos toquem com mais precisão os elementos da tela enquanto apoiam os dedos no monitor. Além disso, a Garmin permitirá que as fabricantes de aeronaves escolham controles físicos, como dispositivos de controle do cursor para entrada de dados e manipulação dos monitores.

Outros recursos do G5000 PRIME, também disponíveis no G3000 PRIME, incluem o Plano de vôo modificado (Modified Flight Plan), no qual os pilotos podem visualizar uma prévia gráfica das alterações no planejamento de vôo e realizar cenários hipotéticos e comparações de cálculos de desempenho nas unidades PDU e SDU. A plataforma G5000 PRIME oferece os sistemas de alerta e alerta de excursão de pista (ROAAS) da Garmin, o 3D SafeTaxi e o SurfaceWatch, além do Taxiway Routing, que exibe a trajetória no solo em mapas 2D ou visão sintética 3D.

O G5000 Prime suporta comunicações de datalink controlador-piloto FAA Data Comm e Link 2000+, FANS 1/A+, ACARS e navegação avançada baseada em desempenho.

Thurber divulgou que as fabricantes de aeronaves devem anunciar em breve sua escolha da plataforma aviônica G5000 PRIME. [EL] – c/ fonte