Garmin anuncia seus novos equipamentos de medição de distância DME – GDM-4500 e GDM-450R, em 20.07.25

No dia 16, a Garmin anunciou seus novos equipamentos de medição de distância DME – o GDM-4500 e o GDM-450R. Os rádios-indicadores de distância DME digitais, de última geração, foram projetados para fornecer informações de distância oblíqua da aeronave até um rádio-transmissor em solo em dispositivos de suítes aviônicas e telas de informação de vôo Garmin selecionados. Ambos equipamentos permitem a sintonização de duas indicações DME separadas simultaneamente; aviônicos Garmin compatíveis também podem escanear automaticamente até três frequências DME adicionais (requerendo um sistema Garmin compatível, com disponibilidade dos recursos variando de acordo com o produto, sendo necessária habilitação para o GDM-450R).
O GDM-450R foi projetado para aeronaves de aviação geral certificadas pelo regulamento de aeronavegabilidade PART-23, enquanto o GDM-4500 inclui proteção ambiental adicional e interfaces para aeronaves à turbina e helicópteros.
Os rádios DME GDM-4500 e GDM-450R devem estar disponíveis no terceiro trimestre de 2025 (3T25).
Os novos equipamentos de medição de distância DME (GDM – Ground Distance Measurement) – o GDM-4500 e o GDM-450R – oferecem uma maneira econômica de adicionar ou atualizar os recursos de DME em muitas aeronaves populares. O GDM-4500 e o GDM-450R podem substituir soluções DME obsoletas e fornecer recursos Garmin modernos, como produtos de última geração oferecendo capacidade de recepção de múltiplas estações DME com aviônicos compatíveis, a um custo econômico.
GDM-450R para aeronaves da aviação geral certificadas pelo PART-23 – o GDM-450R pode exibir informações de distância em plataformas de vôo integradas Garmin selecionadas, bem como em telas de informação de vôo Garmin da Família TXi. Até duas frequências DME separadas podem ser sintonizadas pelo piloto por meio dos rádios de navegação, fornecendo a distância DME em relação às estações (rádio-auxílios) terrestres. Para maior flexibilidade, o recurso de retenção (hold capability) DME mantém a indicação de distância DME ativa quando de sintonização de rádio NAV associado em uma frequência diferente. Com uma habilitação opcional, aviônicos Garmin compatíveis podem escanear e sintonizar automaticamente até três frequências DME adicionais (requerendo um sistema Garmin compatível, com disponibilidade dos recursos variando de acordo com o produto, sendo necessária habilitação para o GDM 450R). Os pilotos podem aproveitar esse recurso multicanal para Navegação de Área DME-DME (RNAV), usando cálculos de distância de duas ou mais estações terrestres DME para determinar a posição da aeronave para rotas RNAV (requerendo um sistema Garmin compatível, com disponibilidade dos recursos variando de acordo com o produto, sendo necessária habilitação para o GDM-450R). Adicionalmente, o recurso de varredura livre – Free Scan Capability (requerendo um sistema Garmin compatível, com disponibilidade dos recursos variando de acordo com o produto, sendo necessária habilitação para o GDM-450R) permite que o sistema busque DME dentro do alcance. Para integração com indicadores de distância e rádios de navegação antigos, o GDM-450R também suporta conexões de barramento de dados antigos.
GDM-4500 – projetado especificamente para aeronaves à turbina e helicópteros, atende a níveis de qualificação mais elevados e é ambientalmente seguro. Além das plataformas de vôo integradas e telas de informação de vôo Garmin da Família TXi, também é compatível com sistemas de terceiros selecionados, graças ao suporte ao ARINC (padrões técnicos para sistemas de aviônicos, sistemas de cabine, protocolos e interfaces em aeronaves0 429. Os recursos Free Scan e de navegação DME-DME são padrão no GDM-4500, suportados por FMS compatíveis.
“Dado o crescente interesse dos proprietários de aeronaves por fontes alternativas de navegação, estamos entusiasmados em oferecer agora uma solução terrestre de DME. Embora a tecnologia DME esteja disponível há décadas, essas novas soluções da Garmin ajudarão a modernizar os recursos de muitas aeronaves, e estamos ansiosos para ver pilotos aproveitarem esses recursos em todo o mundo”, promoveu Carl Wolf, vice-presidente de vendas, marketing, programas e suporte para aviação da Garmin. [EL]