Garmin atualiza software dos navegadores GTN Xi, acrescentando recursos, em 15.12.20


Uma atualização de software para os navegadores da série GTN Xi, da Garmin, adiciona uma série de melhorias, controle remoto de outros rádios GTN Xi, botão (knob) duplo concêntrico personalizável, um “anel” de alcance em planeio (glide range ring) e outros recursos personalizados. A atualização estará disponível ainda neste mês.

A atualização é gratuita, embora taxas de instalação por revendedor possam ser aplicadas, de acordo com a Garmin.

O “anel” de alcance delimita uma área estimada de alcance da aeronave em vôo planado, após perda de motor, com base em ventos, e considerando terreno. As informações do vento podem vir importadas do SiriusXM, ADS-B no FIS-B ou calculadas a partir de um display de vôo Garmin compatível. O “anel” de alcance pode ser mostrado na página de mapa do navegador GTN NXi ou nas telas de informação de vôo das suítes G500 ou G600TXi quando esta utilizar o navegador por satélite (GNSS) GTN como fonte do indicador de situação horizontal (HSI).

Um indicador de melhor aeroporto, mostrado como divisas em ciano, aponta para um aeroporto recomendado com base na distância do local atual, comprimento da pista, dados de vento e meteorologia do aeroporto. A lista de aeroportos mais próximos também mostra uma marca de seleção verde ao lado dos aeroportos acessíveis em vôo planado.

A atualização também permite o controle remoto e ajuste de rádios em ambos GTN Xi em instalações de dois navegadores. Isso inclui a frequência de comunicação e navegação, bem como configuração de nível de volume e acesso a uma nova página de rádios que exibe todas as frequências de comunicação e navegação e níveis de volume para ambos os rádios e permite a inversão de frequência ativa e em espera (Stand-by) dessa página. Outra nova capacidade é carregar frequências para posições ativas ou de espera das páginas de informações de aeroporto e de fixo (waypoint), e isso pode ser feito para ambos GTN Xi.

Outros novos recursos incluem funcionalidade aprimorada para o botão (knob) concêntrico, combinando com a forma de funcionamento/operação de outros aviônicos Garmin, incluindo uma nova barra localizadora para indicar a página atual e a próxima página.

O botão externo agora pode controlar até nove páginas que podem ser personalizadas pelo usuário. Novos campos de usuário estão disponíveis para exibição do ID (identificador) de vôo, um “atalho” de página de rádios, hora atual, distância e rumo de um waypoint selecionado e posição atual (latitude/longitude).

A sincronização do banco de dados está disponível agora com os navegadores GPS 175, GNC 355 e GNC 375. Os pilotos podem selecionar uma página padrão para inicialização. Um recurso opcional permite inibir pop-ups de alerta de terreno e silenciar pop-ups de alerta de tráfego.

E um novo “atalho” dá acesso rápido a cartas, quando selecionado aeroporto, partida, chegada ou aproximação, da página do plano de vôo. [EL] – c/ fontes