Garmin introduz recurso ROA (de consciência situacional de ocupação de pista) para ajudar a evitar evento de incursão de pista, em 17.08.24


No dia 14, a Gamin anunciou a certificação ROA – Runway Occupancy Awareness (conscientização – consciência situacional quanto ocupação de pista), marcando a primeira solução de software certificada utilizando a tecnologia SURF-IA – Surface Indications and Alert (Indicações e Alerta de Superfície). A certificação inicial da FAA foi recebida pela Textron Aviation no Cessna Caravan equipado com a suíte G1000NXi.

Basicamente, o sistema ROA usa o tráfego ADS-B para alertar a tripulação sobre possíveis incursões da pista causadas por aeronaves aéreas próximas, aeronaves em solo e veículos terrestres.
A Garmin também espera receber a certificação STC da FAA para ROA na suíte G5000 cobrindo a linha dos jatos Cessna Citation Excel, XLS, XLS+ e XLS Gen2 em setembro de 2024 e espera que a tecnologia seja certificada em mais aeronaves equipadas com Garmin nos próximos meses.

O ROA está inicialmente disponível em plataformas de vôo integradas selecionadas da Garmin, variando de aeronaves equipadas com G1000NXi a G5000, atendendo aos amplos mercados de aviação geral e executiva.

“Com o aumento da taxa de incursões de pista, há uma necessidade real de maiores ferramentas de segurança na cabine. Equipar os pilotos com esta tecnologia pode reduzir o risco de incursões de pistas e ajudar a proporcionar confiança aos pilotos que navegam em aeroportos movimentados e complexos”, disse Phil Straub, vice-presidente executivo da Garmin e diretor administrativo de aviação.

A tecnologia ROA analisa informações de tráfego por satélite (GNSS) e ADS-B da aeronave relevantes para as pistas de pouso/decolagem e pistas de táxi do aeroporto para avaliar e alertar a tripulação sobre uma possível incursão ou colisão na pista. O ROA fornece advertência do sistema de alerta visual da tripulação (CAS – Crew-Alerting System) e anúncios de aviso na tela de informação de vôo primária (PFD) do piloto e destaca a pista em amarelo ou vermelho, dependendo do nível de ameaça, na Tecnologia de Visão Sintética (SVT – Synthetic Vision Technology), da Garmin. O ROA também fornece alertas de cuidado e avisos semelhantes na tela do aplicativo SafeTaxi exibido simultaneamente na tela multifuncional (MFD).

Alertas visuais e auditivos são fornecidos à tripulação com base no perigo potencial, variando desde nenhum perigo de colisão imediato até um alerta de nível de alerta onde um risco de colisão pode ocorrer dentro de 15 segundos. As indicações e alertas para a tripulação incluem: [i] qualquer tráfego de pouso e decolagem de aeronave, de taxiamento de aeronave e aeronave parada, [ii] tráfego na aproximação para pista em que a aeronave está ou  para pista que cruza a pista em que está a aeronave, e bem como [iii] qualquer tráfego na pista em que a aeronave está parada.

O ROA baseia-se em outras soluções de segurança de terminal da Garmin que ajudam a aumentar a consciência situacional durante a navegação em pistas e pistas de táxi, incluindo o ROAAS – Runway Overrun Awareness and Alerting System (Sistema de alerta e conscientização de excursão de pista), o SafeTaxi (taxo seguro) e SurfaceWatch (assistência de superfície), da Garmin. [EL]