Garmin obtém aprovação da suíte aviônica G5000 para retrofit do Cessna Citation XLS+ e XLS, em adição ao Citation Excel e XLS, em 18.09.24


No dia 10, a Garmin anunciou que recebeu a certificação da suíte aviônica integrada G5000 para atualização (retrofit) de aeronaves Cessna Citation XLS+ e XLS Gen2, com base no bem-sucedido programa de atualização G5000 para aeronaves Citation Excel e XLS. A certificação é aplicável a uma frota superior a 1.000 aeronaves.

Operadores de aeronaves novas e em serviço de aeronaves Citation Excel, XLS, XLS+ e XLS Gen2 equipadas com a suíte G5000 podem aproveitar as vantagens dos novos recursos opcionais aprimorados da plataforma que incluem SVT atualizado com 3D SafeTaxi, Taxiway Routing, radar meteorológico GWX-8000 StormOptix, capacidade ADS-B IN e recurso de sistema de gerenciamento por conexão PlaneSync.

O conjunto de aviônica integrada do G5000 moderniza a cabine com recursos adicionais, reduz significativamente os custos operacionais, aumenta a consciência situacional da tripulação de vôo e resolve preocupações de longo prazo relacionadas à obsolescência de peça/componentes de aviônicos antigos.
“A certificação bem-sucedida do G5000 para os jatos executivos Cessna Citation XLS+ e XLS Gen 2 é uma conquista significativa para a Garmin e nossos clientes. Estamos entusiasmados em expandir nosso programa G5000, oferecendo um conjunto de aviônicos de última geração que fornece ferramentas de aprimoramento de segurança, consciência situacional e eficiência operacional para mais de 1.000 aeronaves elegíveis. Com esta certificação, também estamos trazendo recursos e capacidades ainda mais avançados para a frota Citation Excel e XLS, garantindo que essas aeronaves permaneçam na vanguarda da tecnologia nos próximos anos”, disse Carl Wolf, vice-presidente de vendas e marketing de aviação da Garmin.

A plataforma de vôo integrada do G5000 para o Citation XLS+ e XLS Gen 2 apresenta três telas de informação de vôo orientadas em paisagem [landscape], com capacidade de tela dividida, permitindo que os pilotos visualizem simultaneamente mapas, gráficos, listas de verificação, TAWS, TCAS, informações do planejamento de vôo, clima e muito mais. Controladores por toque [touchscreen] servem como interface do piloto para a plataforma de comando de vôo e contribuem para a facilidade de operação e transição perfeita entre várias páginas funcionais nas telas. Novidade no G5000 para XLS+ e XLS Gen2, dois instrumentos eletrônicos de vôo GI 275 podem ser usados ​​como ADI (indicador de atitude de vôo) backup.

A instalação da suíte G5000 para o Citation XLS+ e XLS Gen2 inclui um Sistema de Controle Automático de Vôo (AFCS – Automatic Flight Control System) totalmente digital. O AFCS oferece desempenho preciso em todo o envelope de vôo da aeronave e ajuda a gerenciar a velocidade e o desempenho. O sistema da suíte também inclui o Modo de Descida de Emergência (EDM) como recurso padrão. No caso de uma aeronave perder a pressurização da cabine, o Modo de Descida de Emergência (EDM) é capaz de descer automaticamente a aeronave até uma altitude predefinida sem intervenção de piloto para ajudar a evitar situações de hipóxia. O recurso de proteção contra baixa velocidade (USP – Underspeed protection) permite que o piloto-automático auxilie no gerenciamento da velocidade, ao mesmo tempo que permite manobras totalmente acopladas, reduzindo significativamente a carga de trabalho da tripulação. Além disso, os operadores ganham acesso a mais aeroportos e reduzem mínimos de aproximação em todo o mundo, já que o G5000 tem certificação de navegação por performance PBN/RNP 0.3, permitindo capacidade de operações de aproximação por navegação do tipo LPV/APV.

A Tecnologia de Visão Sintética (SVT – Synthetic Vision Technology) foi atualizada para incluir uma visão exocêntrica em 3D do ambiente do aeroporto para auxiliar na consciência situacional durante o taxiamento. A capacidade SVT também exibe a presença de edificações em 3D, incluindo hangares, terminais e torres, além pistas de táxi, pátios, sinalizações e outras marcações para ajudar na mitigação de eventos de incursão de pista, fornecendo melhor consciência situacional durante o taxiamento em aeroportos contidos no banco de dados do recurso-aplicativo SafeTaxi. Atualizações significativas na SVT adicionaram recursos como maior clareza de relevo-topografia, limites de água e terreno mais nítidos, exibição aprimorada de obstáculos e linhas de energia, representação aprimorada da pista e da sinalização do aeroporto e muito mais. 

Um novo recurso da Garmin, o Taxiway Routing (rota de táxi) permite que a tripulação de vôo use o controlador touchscreen para inserir rotas de taxiamento, que fornece orientação nos mapas de navegação 2D ou representações 3D na SVT. A tecnologia de monitoramento de pista SurfaceWatch complementa os cálculos TOLD (Take-off and Landing Distance) para fornecer indicações e alertas. Projetado para ajudar a evitar que os pilotos decolem ou pousem na pista errada, em uma pista muito curta ou em uma pista de táxi. O recurso também exibe as informações de distância restante da pista na tela de informação primário de vôo (PFD) durante a rolagem de decolagem e pouso. 

A atualização G5000 para Citation XLS+ e XLS Gen2 vem com uma solução de Transmissão de Vigilância Dependente Automática (ADS-B – Automatic Dependent Surveillance-Broadcast) totalmente integrada que é compatível com DO-260B/TSO C166b e utiliza diversidade de antenas, que satisfaz todas as exigências globais atuais de capacidade ADS-B. Os dados de tráfego são analisados ​​pela tecnologia Consciência de Ocupação de Pista (ROA – Runway Occupancy Awareness), anunciada recentemente pela Garmin, que alerta a tripulação sobre possíveis incursões de pista com proximidade de aeronaves e veículos em solo. A capacidade ADS-B IN inclui serviço por assinatura de transmissão de informações de vôo (FIS-B) Weather1 e ADS-B IN Traffic, que oferece recursos exclusivos de tendência como TargetTrend.

A tripulação de vôo recebe uma imagem meteorológica mais completa usando o radar meteorológico GW-8000 StormOptix com modo automático, eliminando a necessidade de ajustar manualmente o radar e resultando em uma interpretação meteorológica mais fácil e uma operação mais simplificada. O radar meteorológico GWX-8000 StormOptix inclui capacidade de detecção de granizo e descarga elétrica e está disponível com um sistema de alerta preditivo de cisalhamento de vento.

Com o suporte FANS-1/A+ e ACARS na atualização G5000, os proprietários dos Citation XLS+ e XLS Gen2 atendem aos requisitos para voar as rotas/corredores do sistema Atlântico Norte (NATS – North Atlantic Track System). A atualização aviônica também oferece suporte a CPDLC, incluindo Link 2000+ e FAA DataComm, para autorização de partida (DCL) e serviços de datalink em rota.

Usando conexão celular 4G LTE ou Wi-Fi fornecido pelo sistema datalink GDL-60 opcional, o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSyn, da Garmin, automatizará atualizações de banco de dados, fornecerá status remoto da aeronave em tempo real e transmitirá automaticamente o registro de vôo e os dados do motor para arquivamento em “nuvem” após o pouso. Com os serviços de datalink global Connext, os operadores podem receber cobertura meteorológica mundial por satélite, chamadas de voz, email e mensagens de texto. Além disso, os links de entretenimento de áudio e clima por satélite SiriusXM são incorporados à atualização.

O cockpit integrado G5000 para aeronaves Citation XLS+ e XLS Gen2 agora está disponível nos Centros de Serviços de Aviação da Textron e inclui uma garantia padrão de 3 anos. [EL]

 

Garmin G5000 Citation Excel e XLS:
https://www.youtube.com/watch?v=5xGUdTSeYsc