Garmin passa a oferecer seu sistema de indicação de parâmetros de motor EIS-TXi para o Beechcraft King Air 200, em 25.04.22


A Garmin anunciou que recebeu a certificação suplementar (STC/CST) para seu sistema de indicação de parâmetros de motor (EIS – Engine Indication System), o EIS-TXi, para aplicação em retrofit no modelo bimotor turboélice Beechcraft King Air 200.

A fabricante especializada em aviônica informa que os recursos do seu EIS-TXi, como marcadores de parâmetros (“temporizadores/contadores”), registros de excedentes de parâmetros, indicações dinâmicas e acesso/transferência de dados registrados por meio remoto (sem fio), devem reduzir a carga de trabalho de piloto, melhorar a eficiência do motor e reduzir os custos de manutenção.

Uma tela de sete polegadas (17,78 cm) no arranjo (disposição) “retrato” substitui os instrumentos de motor (analógicos) antigos por indicadores que mostram informações da turbina do motor em tempo real usando cores, faixas/bandas e linhas radiais distintas para representar faixas de operação e limitações operacionais normais para facilitar a interpretação dos dados do motor. A pressão do óleo, a temperatura, o fluxo de combustível e o status do sistema elétrico também são exibidos no visor (tela) do EIS-TXi.
Utilizando marcadores de parâmetros (“temporizadores/contadores”) nos indicadores, o EIS-TXi ajuda pilotos a manter o motor dentro de seus limites operacionais permitidos para evitar excedências (valores excedentes) e, como resultado, procedimentos de manutenção dispendiosos. Por exemplo, uma vez que um limite pré-configurado é excedido, um cronômetro de contagem regressiva é exibido ao lado do medidor do motor. Este temporizador é uma indicação para o piloto de que ele precisa mitigar esta excedência. Se o limite baseado no tempo for excedido, os limites do cronômetro e do medidor começam a piscar e o piloto recebe uma notificação de que uma excedência foi registrada. Simultaneamente, o sistema EIS-TXi registra automaticamente uma variedade de informações, incluindo o parâmetro que foi excedido, duração, maior valor registrado, hora, data e etc. O piloto pode então revisar os dados registrados e compartilhá-los com profissionais de manutenção para análise pós-vôo.

Adicionalmente, com o EIS-TXi pilotos podem monitorar com mais precisão cálculos de combustível, com um computador de combustível integrado no sistema. Depois de uma escala de abastecimento, pilotos podem inserir os dados de combustível no EIS-TXi selecionando “combustível completo” ou adicionando uma quantidade especificada – em unidades de em lb, kg, galão ou litro. Durante o vôo, o sistema monitora o fluxo de combustível e as informações do receptor/navegador GNSS para estimar o alcance, a autonomia e quantidade de combustível remanescente no aeroporto de destino.

O EIS-TXi está disponível para aparelhos King Air equipados com motores PT6A-41 e -42 ou os motores PT6A-42, -52 e -61 instalados via STC de remotorização. A instalação do EIS-TXi requer uma tela do tipo touchscreen GDU 700P dedicada.

Outras aeronaves com motorização à turbina aprovadas para o EIS TXi da Garmon incluem o monomotor Cessna 208/208B Caravan e bimotor Cessna C425, o bimotor Piper Cheyenne I/II, o monomotor Piper PA-46-310SP/350P Malibu/Mirage, o monomotor Daher TBM 700/850 e o bimotor Beechcraft King Air 90, além do monomotor Pilatus PC-12/47 (recentemente acrescentado no STC). [EL] – c/ fontes