Garmin passa a oferecer sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync GDL 60 para retrofit de aeronaves com determinada plataforma de vôo Garmin, em 05.08.23


Depois de apresentar o sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync GDL 60 em abril para aeronaves de nova produção com aviônica G3000, a Garmin agora está oferecendo o sistema PlaneSync para retrofit – passando a ser disponível para aeronaves com navegadores GTN Xi, telas de informação de vôo TXi, instrumento multifunção eletrônico GI 275 e suítes aviônicas integradas, da Garmin, com equipamentos específicos.

O GDL 60 elimina a necessidade do gateway (roteador) sem fio Flightstream 510, da Garmin, com recursos semelhantes do Connext a bordo, como transmissão de dados para dispositivos inteligentes. Isso inclui tráfego e meteorologia ADS-B, meteorologia e áudio via satélite SiriusXM, meteorologia e mensagens satcom GSR 56 Iridium, navegador por satélite e dados de atitude e assinaturas de serviços de dados de vôos e motores.

O PlaneSync envia automaticamente as atualizações do banco de dados para a aeronave, remotamente e com a aeronave desocupada e desligada, quando da ativação da aeronave, as atualizações são sincronizadas com os aviônicos compatíveis. As atualizações são feitas através da conectividade 4G LTE ou wi-fi do GDL 60.

Com a conectividade 4G opcional, o PlaneSync permite que os pilotos acessem remotamente o status do combustível e de sistemas, localização da aeronave, horímetros e relógios de tempo de vôo e operação de motor, voltagem da bateria e temperatura externa do ar e do óleo. Essas informações podem ser visualizadas no aplicativo Garmin Pilot ou usando o smartwatch aviador D2 Mach 1, da Garmin.

No início do próximo ano, a Garmin adicionará a capacidade de os dados do motor e do registro de vôo serem transmitidos automaticamente após o pouso.

O sistema de gerenciamento de aeronaves conectado PlaneSync GDL 60 tem preço a partir de US$ 3.995. [EL] – c/ fonte