GE Aerospace comemora o 500° motor turbofan Passport produzido, que equipará o Global 8000, com o programa alcançando sucesso operacional, passando marca de 600.000 horas de vôo desde a entrada em serviço em serviço em 2018, com o Global 7500, em 21.10.25

Em nota no dia 18, a GE Aerospace divulgou que o 500° motor turbofan Passport produzido, para ser despachado da fábrica em outubro, equipará o jato executivo cabine larga de ultralongo alcance Bombardier Global 8000, sucessor refinado do Global 7500.
A GE destaca que, quando o 500º motor Passport for entregue em outubro, será a primeira unidade do motor destinada ao jato executivo mais rápido do mundo, o Bombardier Global 8000, desde que o motor foi certificado para esse jato pela FAA (EUA) e pela TCCA (Canadá). O Global 8000 recebeu essa designação devido ao seu alcance ultralongo de 8.000 MN (12.880 km).
Este novo marco é um “lembrete” dos avanços tecnológicos significativos que a GE Aerospace incorpora em seus motores, permitindo que fabricantes e operadores de aeronaves desbloqueiem recursos adicionais.
“Os clientes atuais da aeronave Global 7500 têm acesso a um Boletim de Serviço que lhes permitirá atualizar suas aeronaves para aproveitar esses novos recursos”, observa Melvyn Heard, gerente geral de aviação executiva da divisão de motores e serviços comerciais da GE Aerospace.
“Quando colocamos o motor Passport em serviço em 2018, sabíamos que haveria uma demanda futura por mais recursos”, afirma Heard. “Maior eficiência de combustível, melhor manutenibilidade, maior flexibilidade em todas as faixas de operação. É por isso que projetamos esses recursos no motor desde o início”, completa Heard.
Para o novo marco, com o sucesso operacional do motor, os recursos do motor Passport já permitiram que o acúmulo de 600.000 horas de vôo desde a entrada em serviço em serviço em 2018, com uma taxa de confiabilidade de despacho de 99,9%. “Nada mal. Agora, ele atingiu outro marco”, divulga a GE.
O Passport é um turbofan na faixa de empuxo de 17.325 a 18.920 lbf, com taxa de derivação (by-pass ratio) 5,6:1 e taxa de pressão geral (overall pressure ratio) à máxima potência 45:1 e taxa de compressor(compressor pressure ratio) 22:1. O motor tem uma fan de 52 polegadas (132,08 cm), com 18 lâminas (aerofólios), com operação a 6.031 RPM. O motor tem 2 turbinas de alta pressão (HPT – high pressure turbine) e 4 turbinas de baixa pressão (LPT – low pressure turbine), com regime de operação do núcleo a 19.680 RPM. O motor tem nacele do tipo duto longo de fluxo misto (long duct mixed flow). O comprimento do motor é 130 pol. (3,302 m.) e o peso é 3.600 lb. (1.635 kg). O nível de ruído é de 13,6 dB (margem cumulativa – Estágio 4), e as emissões são 20% (NOx) e 87% (CO2), na margem CAEP/6.
Alguns dos novos recursos do Global 8000 são resultado de atualizações sofisticadas no software do motor Passport.
“Usamos três parâmetros operacionais – altitude, temperatura e pressão – como parametrizações para otimizar o desempenho do motor. Isso melhora a eficiência geral do motor e permite que o usuário aumente seu empuxo. O motor, em combinação com as atualizações da aeronave, possibilita duas coisas: maior velocidade e maior alcance. Assim, juntos, conseguimos oferecer aos clientes as aeronaves de aviação executiva mais capazes do mercado”, explicou David Zhou, líder da linha de produtos da GE.
As novas atualizações de software também se basearam em inteligência artificial e análises coletadas de mais de seis anos de histórico operacional do motor.
“Como agora podemos transmitir terabytes de dados provenientes de toda a frota, podemos compartilhar esses aprendizados com vários operadores para garantir que eles aproveitem ao máximo esse recurso e alcance maior”, afirmou Heard.
Após sete anos em serviço, o motor Passport continua sendo 2% a 3% mais econômico do que qualquer outro motor em seu segmento, o que Heard atribui à riqueza de dados, histórico e experiência de uma fabricante tão grande e diversificada como a GE Aerospace.
Heard também credita o compromisso contínuo da GE Aerospace em investir em novas tecnologias de serviço à melhoria de seus serviços de suporte ao produto no setor de aviação executiva. Por exemplo, a fabricante desenvolveu e implantou soluções e ferramentas digitais habilitadas para inteligência artificial na última década, que aprimoraram a capacidade de sua equipe de suporte de frota e redes de manutenção, reparo e revisão geral (MRO) de monitorar e realizar a manutenção preditiva de seus motores, resultando em prazos de entrega 60% mais curtos na identificação de recomendações de manutenção preditiva.
“Acreditamos que isso também desempenha um papel fundamental para que nossa equipe seja reconhecida por nossos operadores pelo quarto ano consecutivo na Pesquisa de Suporte ao Produto da AIN como a melhor fornecedora de motores para suporte ao cliente da aviação executiva”, afirmou Heard.
O tamanho do mercado de jatos executivos incentiva a GE Aerospace a construir relacionamentos próximos com seus clientes e usuários finais.
“É diferente de trabalhar com uma companhia aérea comercial, já que a maioria desses clientes possui apenas um ou dois aviões – não uma infraestrutura enorme com seu próprio departamento de engenharia. Eles confiam em nós para obter referências sobre o que está acontecendo no motor e fornecer técnicas proativas para sua manutenção. Isso ajuda a evitar sobrecarregar o operador com tarefas de manutenção. Nós apenas mostramos a tarefa certa na hora certa”, disse Heard.
Técnico ingresso na linha de motores Passport após anos trabalhando em motores do transporte comercial maiores, Zhou ficou inicialmente impressionado com o grande volume que esse novo marco – do 500° motor turbofan Passport produzido – representa: “Quinhentos motores em sete anos é uma conquista significativa. Acho que muitas pessoas não tinham percebido o quão grande a frota já era”.
Embora a frota de jatos executivos de longa distância da Bombardier seja menor do que a de uma cia. aérea comercial, a mesma supera em muito seu peso. “O outro motor que impulsiona os jatos da Bombardier, o GE CF34-3, existe há quatro décadas. Esperamos a mesma longevidade com o motor Passport, e esta é uma maneira de fazer isso: liberando sua capacidade para o cliente”, disse Zhou.
Heard vê o recente aumento no mercado de jatos executivos em vôos de longa distância como uma espécie de indicador para a aviação como um todo. “O melhor desse setor que está saindo da Covid é a demanda reprimida por viagens. Todos querem voltar a se conectar e ver as pessoas pessoalmente, e produtos como o motor Passport e o Global 8000 são revolucionários para pessoas com alto patrimônio líquido, que precisam poder ir a qualquer lugar do mundo. Seja um vôo de duas horas ou de 18 horas, agora elas podem entrar no avião e fechar negócio. Elas têm esta máquina para ajudá-las a serem mais produtivas”, avalia Heard.
Na GE Aerospace, a expectativa é um cenário de operadores de jatos executivos estabelecendo mais recordes no processo das operações das aeronaves de longo curso. O Global 7500 atualmente detém o recorde de vôo de jato executivo mais longo da história, de Sydney a Detroit. “O motor Passport estabeleceu mais de 150 recordes de velocidade com aquela aeronave, e veremos mais recordes sendo quebrados à medida que entra em serviço com o Global 8000”, prevê Heard. [EL]