GE Aerospace e NASA fazem parceria em testes de vôo, com uso de tecnologia de detecção LiDar, para acelerar a compreensão da indústria sobre esteiras de condensação, em 22.11.24
No dia 15, a GE Aerospace (GE) anunciou sua parceria com a agência NASA para uma série de testes de vôo exclusivos para ajudar a aumentar a compreensão da indústria da aviação sobre trilha (rastros/esteira) de condensação (contrail) usando novos métodos e tecnologias de teste.
Os testes de vôo apoiarão os esforços de pesquisa da indústria para entender melhor a ciência dos rastros e permitir o desenvolvimento de novas tecnologias que podem reduzir as emissões não-CO2.
Trilhas (rastros/esteiras) de condensação (contrails) são “nuvens” feitas de partículas de gelo, que podem ser criadas pela passagem de aviões voando numa atmosfera de ar frio e úmido. Estima-se que os rastros persistentes tenham um impacto no aquecimento climático.
Os testes de vôo ocorrerão no programa CODEX – Contrail Optical Depth Experiment (Experimento de profundidade óptica de trilhas de condensação) foram programadas para a semana de 18 de novembro no Estado americano da Virgínia.
A aeronave (jato) Gulfstream G-III do Langley Research Center/Centro de Pesquisa Langley (com sede em Hampton, na Virgínia), da NASA, voará na retaguarda do B.747 avião-plataforma de testes (Flying Test Bed) da GE Aerospace e “escaneará” a esteira da aeronave com a tecnologia LiDAR – Light Detection and Ranging (detecção e alcance de luz). Isso avançará o uso do LiDAR pela NASA para gerar imagens tridimensionais de trilhas de condensação para melhor caracterizar como estes rastros se formam e como se comportam ao longo do tempo.
Para a GE Aerospace, isso representa novos métodos operacionais para seu B.747 de plataforma de testes de vôo, expandindo as capacidades antes dos testes de vôo planejados para esta década para avaliar o desempenho de novas tecnologias de motores comerciais. Tecnologias do motor Open Fan, projetos avançados de combustão e outros sistemas de propulsão estão sendo desenvolvidos por meio do programa RISE – Revolutionary Innovation for Sustainable Engines (inovação revolucionária para motores sustentáveis), da CFM International (uma empresa conjunta, joint venture, 50%-50%, entre a GE Aerospace e a Safran Aircraft Engines).
“A GE Aerospace tem orgulho de mais uma vez se unir à NASA para estar na vanguarda da inovação para o futuro de vôos mais sustentáveis”, disse Arjan Hegeman, gerente geral de tecnologia do “futuro de vôos” da GE Aerospace. “Entender como as trilhas de condensação agem durante o vôo com a mais recente tecnologia de detecção é como impulsionamos a inovação. Esses testes fornecerão insights críticos para avançar as tecnologias de motores de aeronaves de próxima geração para uma mudança radical na eficiência e nas emissões”, completou Hegeman.
“A NASA está avançando na compreensão científica de trilhas de condensação para melhorar nossa confiança em futuras decisões operacionais de gerenciamento de rastros de condensação que considerem o impacto climático geral e as trocas econômicas”, disse Rich Wahls, gerente do programa Sustainable Flight National Partnership (parceria nacional de vôo sustentável), da NASA. “Estamos entusiasmados em trabalhar mais uma vez com nossa colaboradora, a GE Aerospace, neste primeiro experimento de vôo do gênero”, acrescentou Wahls.
A GE Aerospace e a NASA são parceiras há mais de 50 anos para acelerar a introdução de novas inovações na indústria da aviação.
Líderes de tecnologia da indústria da aviação pediram mais programas de pesquisa do governo na feira aeronáutica européia FIA – Farnborough International Airshow em julho passado, para melhorar a compreensão dos efeitos não-CO2 da aviação, como trilhas de condensação, óxidos de nitrogênio (NOx), enxofre, aerossóis e fuligem.
A NASA, o DLR (Centro Aeroespacial da Alemanha) e a SATAVIA colaborarão na previsão atmosférica para identificar condições favoráveis ao estudo da formação de rastros de condensação.
A Aerospace Carbon Solutions, uma empresa da GE Aerospace, adquiriu a SATAVIA no início deste ano.
O DLR ajudará a prever a altitude e as dimensões das regiões de formação de rastros de condensação e sua evolução, necessárias para guiar a aeronave em regiões de rastros de condensação.
Além disso, os aprendizados dos testes de vôo ajudarão a SATAVIA – que oferece um serviço de previsão e gerenciamento de trilhas de condensação – a validar e melhorar sua capacidade numérica de previsão do tempo usada para prever a formação de trilhas de condensação em regiões supersaturadas de gelo (ISSR – Ice Super Saturated Region).
Revelado em 2021, o programa CFM RISE é um dos programas de demonstração de tecnologia mais abrangentes da indústria da aviação, mostrando progresso real com mais de 250 testes concluídos.
Por meio do programa RISE, a CFM está avançando em um conjunto de tecnologias pioneiras, incluindo arquiteturas avançadas de motor como Open Fan, compressor de núcleo compacto e sistemas elétricos híbridos para serem compatíveis com 100% de combustível de aviação sustentável (SAF). O programa CFM RISE visa mais de 20% de eficiência de combustível com 20% menos emissões de CO2 em comparação com os motores comerciais mais eficientes em serviço hoje. As tecnologias também estão sendo validadas para atender aos requisitos mais rigorosos de emissão de ruído e não-CO2.
Além dos próximos testes de vôo de trilhas de condensação, as colaborações da GE Aerospace e da NASA incluem o desenvolvimento de motores elétricos híbridos, novas tecnologias de compressor de núcleo compacto (compact core compressor), combustor (câmara de combustão) e motor a jato de turbina de alta pressão (high-pressure turbine jet engine) e testes de emissões de combustíveis.
A GE Aerospace planeja contratar mais de 900 engenheiros em 2024, refletindo seu foco contínuo na inovação para dar suporte aos programas atuais de motores de aeronaves e desenvolver novas tecnologias para o futuro do vôo. [EL]