GE Aerospace prepara os primeiros motores turboélices Catalyst de produção para linha de montagem seriada do Beechcraft Denali, em 18.10.25

Em meio à agenda convenção anual da aviação executiva americana (organizada pela NBAA) – a NBAA-BACE 2025, realizada entre os dias 14 e 16, o editor de serviços da aviação executiva da AIN Curt Epstein, em post na plataforma online da mídia no dia 15, repercutiu a informação da GE Aerospace na feira que os primeiros motores turboélices Catalyst de produção estão atualmente em produção na unidade de produção da GE na República Tcheca, para atender a linha de montagem do novo monomotor Beechcraft Denali, da Textron Aviation.
O primeiro motor da GE nesta classe – de 1.300 SHP – obteve a certificação da FAA em fevereiro.
A Textron Aviation espera receber a certificação da FAA para o Denali, que é a plataforma de lançamento do Catalyst, no próximo ano.
“Agora estamos em transição para a capacidade de produção, montando a cadeia de suprimentos e a infraestrutura de serviços para que possamos dar suporte ao nosso cliente, o Beechcraft Denali”, disse Paul Corkery, gerente geral da Catalyst na subsidiária da GE Aerospace, a Avio Aero.
Corkery observou que o programa Catalyst acumulou mais de 3.000 horas de vôo e 8.500 horas de teste no total. “Em termos de desempenho do motor, ele está com ótimo desempenho”, disse Corkery.
De acordo com a GE, a taxa de compressão (pressure ratio) de 16:1 do motor permite um consumo de combustível até 18% menor e uma potência de cruzeiro até 10% maior em comparação com motores concorrentes na mesma classe de 1.200 a 1.400 SHP.
“Estabelecemos metas de desempenho muito rigorosas quando iniciamos este programa: consumo de combustível superior a 15% ou 18%, e também implementamos um FADEC [Full Authority Digital Engine Control – controle digital de motor de plena autoridade] e um controlador de motor e hélice totalmente redundante. Foi isso que nos permitiu atingir esses números de desempenho”, explicou Corkery.
Para chegar nas metas, a Avio Aero emprestou tecnologia das maiores divisões de fabricação de motores da GE. “Nós conversamos. Estamos trazendo toda essa tecnologia dos grandes motores para um pacote menor”, disse Corkery.
Embora o Denali seja o primeiro uso do Catalyst, o motor também foi utilizado em um veículo-aéreo não tripulado na Europa. No entanto, Corkery adiou a possibilidade de outras aplicações civis. “É claro que queremos que isso se estenda o máximo possível”, disse ele, acrescentando que seu foco agora é exclusivamente o Denali. “Como somos os novatos nessa linha, queremos garantir que faremos isso logo de cara”, completou Corkery. [EL] – c/ fonte