GE amplia parceria com a FAA em aviação sustentável, em 10.09.21


A GE Aviation e a FAA anunciaram, nesta sexta dia 10, que estão parcerizando o desenvolvimento de tecnologia de redução de ruído e emissão de carbono para motores aeronáuticos.
A fabricante e a agência federal americana comprometerem-se a conjuntamente investir um montante de US$ 55 milhões ao longo de cinco anos para pesquisa de motores open-fan (fan aberto), eletrificação, redução de ruído e combustível (de querosene) alternativo dentro do programa da FAA designado CLEEN – de Continuous Lower Energy, Emissions, and Noise (Contínua redução de energia, emissões e ruído).

Este é a terceira premiação da GE Aviation no programa CLEEN desde 2010. A premiação êmios CLEEN anteriores, anunciados em 2010 e 2015, apoiaram os avanços da tecnologia da GE Aviation, incluindo projetos de combustor pré-misturador por turbilhoamento duplo-anular (TAPS – Twin-Annular Pre-mixing Swirler) cuja tecnologia foi adotado nos motores LEAP, da CFM, e GE9X, da arquitetura de open-fan (rotor livre-aberto), de sistema de gerenciamento de vôo, combustíveis alternativos e eletrificação.

O último prêmio vem depois que a GE e a Safran, na joint venture CFM, anunciaram em junho que estavam trabalhando em conjunto para reduzir a queima de combustível do motor e as emissões de CO2 em 20% por meio da sua joint venture e seu programa RISE (Revolutionary Innovation for Sustainable Engines – Inovação Revolucionária para Motores Sustentáveis), que visa a entrega desses novos motores na próxima década.

As tecnologias financiadas pelo CLEEN Fase III incluem open-fan (rotor livre-aberto), forros acústicos e palhetas-guia de saída (outlet guide vanes) para redução de ruído, um combustor de baixas emissões que reduz os óxidos de nitrogênio (NOx), solução de fonte de energia híbrida-elétrica, gerenciamento térmico avançado para lidar com temperaturas de núcleo mais quentes e combustíveis de aviação sustentáveis.

“A GE Aviation possui uma robusta linha de tecnologias inovadoras para ajudar a atingir nossos ambiciosos objetivos de descarbonização para motores de aeronaves”, disse Arjan Hegeman, gerente geral de tecnologia avançada da GE Aviation. “Este investimento da FAA do EUA nos traz mais um passo para a introdução de novas tecnologias de ventilador, híbrido-elétrico e de núcleo de motor para nossos clientes mais cedo, melhorando a eficiência do combustível e reduzindo as emissões de carbono da aviação”, completou Hegeman. [EL] –  c/ fontes