GE conta com 10 motores (de uma variedade de aeronaves de aviação comercial, militar e executiva) testados em vôo com combustível 100% SAF, em 22.12.23


À medida que a indústria da aviação trabalha em prol de uma meta de emissões líquidas zero de carbono até 2050, a utilização de combustível de aviação sustentável (SAF) é vista como um dos principais facilitadores.

Neste cenário, a fabricante americana GE Aerospace promoveu que, desde 2016, testou 10 motores diferentes produzidos por ela e suas joint ventures com combustível 100% SAF.

O teste mais recente ocorreu no mês passado, quando um dos quatro motores GP7200, da Engine Alliance, em um A380 da Emirates funcionou com SAF puro (100% SAF) durante um vôo de demonstração em Dubai, enquanto combustível de aviação convencional foi usado nos outros três motores.

No ano passado, a fabricante do motor validou o uso de 100% SAF em seu motor Passport, que equipa o jato executivo cabine larga de utralongo alcance Bombardier Global 7500, e o GE Honda Aero Engines HF120 do jato executivo leve Honda Jet HA-420.

Outras plataformas testadas no amplo programa da GE incluem os turbofan de jato de transporte comercial de grande porte GE90 – usando SAF não misturado – em ambos os motores do Boeing 777 ecoDemonstrator em 2018 – e um dos motores LEAP-1B em um Boeing 737-8, da United Airlines, em 2021 como o primeiro vôo experimental de passageiros.

Além disso, a GE operou os motores F414, GE9X, LEAP-1A, GEnx e CFM56 – representando uma combinação de sistemas de propulsão usados ​​para viagens aéreas comerciais nacionais e internacionais, aviação militar e aviação executiva e geral – com 100% SAF no nível de componente, motor ou aeronave.

Os testes avaliaram uma ampla variedade de fatores, como o desempenho do motor e o impacto de 100% SAF nas trilhas de condensação (contrail) e nas emissões.

Atualmente, o SAF está aprovado para uso em misturas de até 50% com JET-A (QAv) devido à necessidade dos componentes aromáticos presentes no combustível à base de petróleo. Esses aromáticos auxiliam no funcionamento adequado do sistema de combustível e das vedações do motor em aeronaves antigas.

A GE faz parte de uma força-tarefa internacional que desenvolve especificações industriais padronizadas que apoiam a adoção de 100% SAF.

“Esses testes demonstram que estamos liderando e preparados para apoiar nossos clientes a operar com fFuel de aviação sustentável”, disse Mohamed Ali, vice-presidente de engenharia da GE Aerospace. “Estamos orgulhosos de estar fazendo o trabalho duro para melhor entender o impacto de diferentes emissões no meio ambiente e usando a ciência para orientar a tecnologia que estamos desenvolvendo para inventar o futuro do vôo”, completou Mohamed Ali. [EL] – c/ fonte