GE e Boeing assinam contrato de cooperação de sistema de propulsão híbrido-elétrico com testes em um SAAB 340B, em 06.02.22


A GE Aviation assinou um contrato com a Boeing para apoiar os testes de vôo de seu sistema de propulsão híbrido-elétrico usando um avião (originalmente bimotor turboélice) SAAB 340B modificado, com um motor turboélice (original) CT7-9B, de 1.870 SHP, da GE. Sob os termos do acordo, a Boeing e sua subsidiária Aurora Flight Sciences fornecerão à GE Aviation serviços de modificação de aeronaves, integração de sistemas e testes/ensaios de vôo. Esse trabalho inclui fabricação de naceles, design e software de interface de cabine de comando, análise de de nível de performance de aeronave e integração de sistemas.

Em outubro passado, a NASA e a GE Aviation anunciaram o lançamento de uma nova parceria de pesquisa para desenvolver um sistema de propulsão híbrida-elétrica de classe megawatt para demonstrar viabilidade de vôo com a tecnologia para aeronaves de corredor único.

Os planos prevêem os testes em solo e em vôo começando em meados da década de 2020. Parte do projeto Electrified Powertrain Flight Demonstration (Demonstração de vôo do trem de força eletrificado), da NASA, esse programa envolve uma colaboração de US$ 260 milhões entre a NASA, a GE Aviation, a Boeing e outros parceiros ao longo de cinco anos.

O avião regional convertido terá um “trem de força” composto por uma combinação de um motor elétrico e um gerador que operará em uma configuração híbrida paralela e de um motor turboélice GE CT7.

“Estamos procurando poder carregar baterias, bem como mover energia para o motor e de um lado para o outro”, explicou a líder do programa de sistemas elétricos híbridos da GE Aviation, Christine Andrews, para a mídia de aviação AIN.

“Estamos entusiasmados com a oportunidade de colaboração da Boeing para desenvolver sistemas híbridos de propulsão elétrica e elétrica”, disse Mohamed Ali, vice-presidente e gerente geral de engenharia da GE Aviation. “O projeto Electrified Powertrain Flight Demonstration da NASA é uma oportunidade para a GE Aviation e a Boeing, líderes mundiais em tecnologias de aviação, mostrarem que a propulsão elétrica híbrida é real e possível para o futuro do vôo comercial para reduzir as emissões de carbono”, falou Mohamed Ali.

O trabalho de engenharia e teste de sistemas de aeronaves ocorrerá na sede da Aurora em Manassas, no Estado da Virgínia (EUA), juntamente com a fabricação de nacele nas instalações da Aurora no Mississippi e na Virgínia Ocidental.

A GE Aviation tem trabalhado no desenvolvimento de elementos de sistemas elétricos híbridos de alta potência por mais de uma década, incluindo motores, geradores, conversores de energia e sistemas de gerenciamento de energia. A empresa diz que as tecnologias de eletrificação resultantes “são altamente compatíveis” com combustível de aviação sustentável e hidrogênio, bem como arquiteturas avançadas de motores, como o ventilador aberto e os novos designs compactos do núcleo do motor. [EL] – c/ fontes