GEIV/DECEA promove Jornada de Segurança em Vôo, em dois dias com cinco palestras multidisciplinares, em 31.07.25


Em nota no dia 25, o DECEA divulgou a realização da Jornada de Segurança em Vôo promovida pela sua unidade GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Vôo.

Com o objetivo de manter o elevado padrão de segurança nas operações aéreas, o GEIV promoveu, nos dias 23 e 24 de julho, a Jornada de Segurança em Vôo, no auditório Santos Dumont do DECEA. Durante os dois dias, o evento reuniu o efetivo e o quadro de tripulantes, além de especialistas civis e militares, para discutir temas importantes sobre a prevenção de ocorrências aeronáuticas.

O primeiro dia do evento contou com duas palestras conduzidas pelo major-aviador RR David Branco, que abordaram os principais riscos associados às fases finais do vôo e os aspectos comportamentais que influenciam a tomada de decisão dos tripulantes.

Na primeira apresentação, com o tema “Acidentes em Aproximação e Pouso”, David Branco analisou ocorrências típicas dessas fases, como excursão de pista e perda de controle durante a aproximação, utilizando situações reais como exemplo.

“Nosso foco é sair e voltar em segurança. Mas existem muitos aspectos no meio da operação que podem atrapalhar esse objetivo: fatores técnicos, operacionais e humanos que precisam ser gerenciados com disciplina e preparo”, afirmou David Branco.

Na segunda palestra, “Processo Decisório na Aviação”, David Branco abordou os fatores emocionais, ambientais e culturais que interferem na capacidade da tomada de decisões.

“Esse segundo tema é comportamental. Falo sobre os fatores que impactam a nossa tomada de decisão. A ideia é oferecer ferramentas que aumentem a percepção dos tripulantes e melhorem sua capacidade de escolha em momentos críticos”, David Branco explicou.

David Branco ressaltou ainda a importância de iniciativas como a Jornada. “Esse tipo de encontro reforça a mentalidade de segurança operacional. É um espaço para refletir sobre os cuidados que precisamos ter para estar sempre prontos para cumprir a missão com segurança”, concluiu.

No segundo dia da Jornada, o diretor de segurança operacional da Gol Linhas Aéreas, Alexandre Gandini, apresentou a palestra “Segurança Operacional em Linha Aérea”, detalhando os conceitos, “pilares” e práticas que sustentam o sistema de gerenciamento de segurança da transportadora. Destacou a atuação proativa na identificação e mitigação de riscos, a relevância dos indicadores, da comunicação e do aprendizado contínuo. Gandini afirmou que a segurança é responsabilidade de todos e depende da colaboração em todos os níveis da organização.

Na sequência, os engenheiros mecânicos, também da Gol, Lucas Fernandes e Gustavo Silva, apresentaram a palestra “Ações de Manutenção e Gestão da Qualidade”.

A última palestra do evento foi ministrada pelo comandante do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), coronel meteorologista Fernando Gonçalves Brandão, sobre os “Riscos Meteorológicos na Aviação”. O cel. Fernando Brandão apresentou aspectos gerais do CIMAER, abordou os riscos meteorológicos, estratégias de autobriefing meteorológico e produtos de prevenção. A apresentação abordou casos reais de ocorrências associadas à formação de gelo severo, turbulência e fenômenos atmosféricos que exigem decisões rápidas e assertivas por parte da tripulação.

“Mesmo uma informação meteorológica precisa não tem valor por si só se não for usada no processo de tomada de decisão”, o cel. Fernando Brandão afirmou.

O cel. Fernando Brandão destacou a importância de usar informações meteorológicas oficiais durante o planejamento e a execução do vôo, enfatizando o papel da Rede de Meteorologia do Comando da Aeronáutica (REDEMET). “É fundamental que o piloto desenvolva um modelo mental atmosférico, antecipando riscos e utilizando os dados disponíveis de forma prática, em benefício da segurança do vôo”, completou o cel. Fernando Brandão.

Durante o encerramento do evento, o comandante do GEIV, major-aviador Rodrigo Pereira Drumond, agradeceu a participação de todos e ressaltou a importância de colocar em prática o conhecimento adquirido durante a jornada. “Vamos aplicar da forma mais proveitosa possível tudo que foi compartilhado nesses dois dias, sempre com foco na segurança dos nossos voos. Que possamos incorporar esse conhecimento às nossas missões, atuando com eficiência e, acima de tudo, mitigando os riscos que possam surgir no caminho”, finalizou Drumond.