GEIV/DECEA realiza mais uma inspeção dos auxílios à navegação aérea do Paraguai, em três aeroportos, em 04.10.25


Em nota no dia 01, o DECEA divulgou que sua unidade GEIV – Grupo Especial de Inspeção em Vôo realizou, mais uma vez, missão de aferição de auxílios como o sistema de pouso por instrumento (ILS), radiofarol omnidirecional (VOR), radiofarol não direcional (NDB) e o sistema indicador de rampa de aproximação de precisão (PAPI), nos principais aeroportos paraguaios. A última e recente missão aconteceu entre os dias 21 a 29 de setembro, por equipe composta por pilotos-inspetores e operacionais, operadores de sistema de inspeção em vôo e de posicionamento de aeronave e mecânicos de vôo.

No total, foram realizadas 26 horas de vôo de inspeção nos aeroportos [1] Nacional de Itaipú, localizado na cidade de Hernandarias, [2] Silvio Pettirossi, em Assunção, e [3] Guarani, na Ciudad del Leste.

A missão faz parte de um Acordo de Cooperação mútua entre Brasil e Paraguai, estabelecido entre o DECEA e a Direção Nacional de Aeronáutica Civil (DINAC).

Para o comandante do GEIV, tenente-coronel aviador Rodrigo Pereira Drumond, a parceria, iniciada em 2018, reforça os laços de cooperação entre os países e possibilita o aprimoramento da tripulação diante das barreiras linguísticas e culturais. “Esta é uma grande oportunidade de apresentarmos os serviços de excelência prestados pelo GEIV na área de inspeção em vôo. Nossos militares contribuem incessantemente para que o céu seja cada vez mais seguro e acessível a todos, mantendo o Brasil em destaque no cenário internacional da navegação aérea”, destacou o oficial.

No blog:
https://aib-el.com.br/geiv-faz-nova-inspecao-de-auxilios-a-navegacao-do-paraguai-dentro-de-um-acordo-de-cooperacao-mutua-binacional-em-21-04-25/