GEIV realiza inspeção dos auxílios à navegação aérea do aeroporto de Parintins (AM) da estrutura operacional temporária montada para atender demanda dos vôos do Festival Folclórico da cidade, em 21.06.24
Nota no dia 21 do DECEA divulgou que a sua unidade GEIV (Grupo Especial de Inspeção em Vôo) realizou nesta quarta-feira (19), a inspeção dos auxílios à navegação aérea do aeródromo de Parintins (SWPI), no AM, com o objetivo de garantir a operacionalidade e segurança do espaço aéreo da região, durante o Festival Folclórico na cidade, que acontecerá de 28 a 30 de junho.
O coordenador da operação Parintins, tenente-coronel aviador Luiz Mario de Arruda Victorio Junior, esclareceu a finalidade da inspeção. “Os vôos foram realizados a fim de homologar o Sistema Indicador de Trajetória de Aproximação Visual Simplificado [AVASI-S], visando prover uma referência de rampa ideal para aproximações visuais para a pista na qual é instalado, proporcionando mais segurança aos aeronavegantes”, explicou o oficial.
Além das verificações em vôo, foram checadas as comunicações em pontos extremos do aeródromo, nos pátios de estacionamento e pista de táxi. Foram também realizados testes das frequências de comunicação aeronáutica da Torre de Controle e do Controle de Aproximação de Parintins.
“A inspeção em vôo é um procedimento crítico na aviação, realizado para verificar e garantir que os auxílios, equipamentos e procedimentos à navegação aérea estejam operando de maneira segura, em conformidade com os mais altos padrões. É uma grata satisfação poder participar no apoio da realização desse evento tão tradicional da nossa cultura nacional”, afirmou o comandante da aeronave do GEIV, capitão-aviador Arthur de Marquet Freitas.