GJC vê volume de negociações de aeronaves executivas mantendo ritmo diante da desaceleração do mercado, em 22.10.23


Apesar do aumento sem precedentes e depois da retração no mercado de aviação executiva, o CEO da Global Jet Capital (GJC), Vivek Kaushal, revelou para a mídia AIN que sente-se motivado pelo fato dos negócios de aeronaves executivas permanecerem estáveis. “Os negócios têm estado bons neste ano”, disse Kaushal. “Estamos quase no mesmo ritmo de onde estávamos em 2022, o que é realmente muito bom, considerando que é um mercado um pouco menor”, completou o executivo.

Kaushal observou que as transações de vendas em seus mercados-alvo caíram provavelmente na faixa de 35% a 45%, mas disse que isso não foi inesperado, visto que “o ano passado foi um ano intenso”.

Mas para os produtos de financiamento e leasing (arrendamento) da GJC, Kaushal disse que – além de acompanhar o ritmo de 2022 – “também obtivemos uma boa parte dos negócios na forma de nossa carteira de pedidos para 2024 e 2025”.

Kaushal destacou a força contínua das carteiras de pedidos das fabricantes de aeronaves  e disse: “A demanda subjacente existe e há previsibilidade” no mercado de aviação executiva. A previsibilidade fortaleceu a GJC, disse Kaushal, para acrescentar: “A equipe se saiu muito bem”.

Kaushal observou que a equipe da GJC tem trabalhado para estar “à frente” de eventos como o de Hong Kong, quando do fim dos bloqueios (lockdowns) impostos pela Covid, bem como da feira da aviação executiva européia, pela EBACE.

“As pessoas na indústria ficaram realmente entusiasmadas com o retorno”, disse Kaushal. “Do nosso ponto de vista, há muito envolvimento com a indústria e isso levou ao que tem sido um livro de negócios muito diversificado para nós, que abrange regiões geográficas, mix de aeronaves e fabricantes”, Kaushal falou.

Quanto ao futuro, Kaushal disse: “É claro que estamos desacelerando, mas estamos desacelerando moderadamente”. Kaushal acredita que esta tendência continuará. “Não existem realmente quaisquer catalisadores para a tendência de aceleração em qualquer direção, para cima ou para baixo. Acho que é apenas uma espécie de reinicialização suave dos máximos que foram reduzidos em 2021 e 2022. Na verdade, está muito saudável”, ele opinou.

Observando que a GJC está se aproximando de seu 10º aniversário, Kaushal disse: “Esta é uma NBAA [convenção anual da associação da aviação executiva do EUA – a BACE-NBAA 2023] especial para nós. Lançamos o negócio em 2014. Aqui estamos, nove anos depois, e estamos perto de cerca de US$ 4 bilhões em originações. Ainda não chegamos lá, mas chegaremos lá no devido tempo e estamos muito bem estabelecidos”, pontuou Kaushal.

Fundada por um grupo veterano de profissionais do setor de aviação executiva, a GJC rapidamente constituiu sua equipe e se tornou uma das maiores empresas de soluções de financiamento do setor com a aquisição do portfólio de US$ 2 bilhões da GE Capital.

“Desde o início, estávamos comprometidos em ser um fornecedor global em grande escala. É por isso que adquirimos o portfólio da GE Capital. Foi um marco para nós porque a GE Capital era um nome de confiança e também contamos com uma equipe de pessoas com grande experiência na área. Mas redobramos esse compromisso”, disse Kaushal.

Isto incluiu a contratação de um número significativamente maior de pessoas em todo o mundo, explicou Kaushal, dizendo: “Posicionamo-nos nas regiões onde os negócios são realizados”. Enquanto moramos em Danbury, no Connecticut, “não administramos esse negócio fora de Danbury. Temos pessoas em Hong Kong, em Zurique [e] em Londres que estão disponíveis no mesmo fuso horário da nossa base de clientes”.

Kaushal também acredita que a GJC se estabeleceu através de uma ampla gama de produtos que inclui não apenas empréstimos tradicionais e arrendamentos financeiros para aeronaves, mas também arrendamentos operacionais. “Na verdade, o arrendamento operacional é o nosso principal produto. É um produto que oferecemos em todas as geografias”, revelou Kaushal. Para fora do EUA, Kaushal acrescentou: “Dificilmente há alguém que realmente faça um arrendamento operacional de um jato executivo”. Mas, ainda sim, a GJC fez arrendamentos em todo o mundo, incluindo Vietnã, Hong Kong, Indonésia, Cingapura e muitos países da Europa e do Médio Oriente. Kaushal disse que esses produtos de leasing são mais difíceis de encontrar internacionalmente devido à experiência necessária para oferecê-los. “Você precisa ter um conhecimento muito, muito profundo do domínio, porque na verdade você está fazendo uma ligação sobre o valor da aeronave daqui a sete a dez anos”, disse Kaushal. Ele observou que tais arrendamentos também exigem conhecimentos técnicos de gestão de ativos.

Muitos quadros na equipe do GJC têm 30 anos de experiência ou mais, e a empresa possui um A&P (advertising & promotional – publicidade e promoção) certificado em sua equipe para ajudar as pessoas a gerenciar seus ativos.

“A experiência em gestão de ativos está, na verdade, incorporada em toda a organização”, Kaushal disse. “É muito difícil replicar. Para um banco, estas são capacidades difíceis de desenvolver só porque esse não é o seu negócio principal”, Kaushal acrescentou.

Kaushal endereçou ainda uma outra questão, de que os bancos estão um pouco mais limitados pelos requisitos regulamentares relativos a ativos de longo prazo, como aeronaves. “Este é o nosso negócio principal; sabemos como operá-lo e nos posicionamos para fornecer esse produto globalmente”, ultimou Kaushal. [EL] – c/ fonte