GKN Aerospace expandindo sua unidade de fabricação de componentes de motores aeronáuticos em Trollhättan, na Suécia, e investindo  £ 4 milhões com o programa de P&T Sustainable Wing Solutions (SusWingS), da Airbus, em 22.09.24


Em nota no dia 17, a GKN Aerospace divulgou que está expandindo sua unidade de fabricação de componentes de motores aeronáuticos em Trollhättan, na Suécia, em 5.000 m2 para dar suporte à aceleração da indústria aeroespacial. A expansão de última geração incluirá processos de fabricação digitalizados de ponta e maior capacidade de produção para atender à crescente demanda por motores aeronáuticos avançados. A nova área de produção adotará os mais recentes processos de fábrica digital quando estiver totalmente operacional em 2026, dando suporte à aceleração contínua da indústria aeroespacial global.

O investimento adiciona capacidade de última geração com automação avançada, robótica e tecnologias digitais. Isso permitirá que a GKN Aerospace aumente a produtividade, melhore a qualidade e reduza os prazos de entrega da indústria de seus sistemas de motor líderes mundiais e principais componentes estruturais.

Assim, a GKN promove que está fortalecendo sua posição na vanguarda da indústria de motores aeronáuticos com planos para aumentar a capacidade e a eficiência de sua unidade de fabricação de última geração em Trollhättan, na Suécia.

A carteira de encomendas (backlog) de componentes de motores aeronáuticos está em até 9 anos e essa expansão permitirá que a GKN Aerospace suporte as crescentes demandas por motores líderes das grandes fabricantes de motores de jatos do transporte comercial, como o GEnX, da General Electric, o GTF, da Pratt & Whitney, e o Trent XWB, da Rolls Royce.

“Estamos vendo backlogs de pedidos recordes e forte potencial de crescimento em todo o setor, e essa expansão nos permite dar suporte aos nossos clientes e aproveitar essa oportunidade. Nosso negócio de motores já é líder do setor hoje, e esse investimento não apenas sustentará nosso crescimento futuro, mas também apoiará a mudança do setor para motores de aeronaves mais eficientes e sustentáveis”, disse Joakim Andersson, presidente do negócio de motores da GKN Aerospace.

Essa expansão segue um anúncio de janeiro de que a GKN Aerospace também está estabelecendo um Centro de Excelência em Fabricação de Aditivos também nas instalações de Trollhättan, na Suécia, pois posiciona o negócio de motores para um maior crescimento.

Em julho, dando continuidade o seu pioneirismo em tecnologias de asas de última geração, a GKN Aerospace anunciou seu compromisso com investimento de £ 4 milhões com o programa de P&T Sustainable Wing Solutions (SusWingS), da Airbus, um programa de dois anos com foco em tecnologias de asas de alto desempenho e processos de fabricação ambientalmente conscientes.
Assim, a GKN Aerospace promoveu que continua seu compromisso com o avanço de tecnologias de asas sustentáveis ​​de alto desempenho por meio de sua colaboração com a Airbus e as universidades-academias inglesas Cranfield University e University of Sheffield no programa de desenvolvimento SusWingS da Airbus. Este projeto de £ 15 milhões, apoiado por £ 8 milhões da ATI, é dedicado à criação de asas de alto desempenho e processos de fabricação ambientalmente conscientes.

O programa SusWingS (soluções de asas sustentáveis) se baseia nas tecnologias desenvolvidas no conjunto de projetos Wing of Tomorrow (Asa da Amanhã), liderado pela Airbus, e apresenta avanços inovadores para preparar a indústria aeroespacial do Reino Unido para um futuro sustentável.

Desde 2020, a GKN Aerospace tem sido uma participante importante no programa Wing of Tomorrow liderado pela Airbus, que visa revolucionar o design de asas de aeronaves.

Nos últimos dois anos, a GKN Aerospace entregou com sucesso três conjuntos de Fixed Trailing Edge (bordo de fuga fixo) para a Airbus. Esses conjuntos agora são componentes integrais de três demonstradores Wing of Tomorrow em escala real que estão sendo testados nas instalações avançadas da Airbus em Broughton e Filton, no Reino Unido.

A iniciativa SusWingS é o próximo passo, abordando uma gama abrangente de tópicos em design e fabricação de asas, incluindo:
– desenvolvimento de fixadores unilaterais para montagem unidirecional (single-sided fasteners for one-way assembly), substituindo fixadores tradicionais de duas peças (two-piece fasteners);
– avanços em materiais compostos de fibra de carbono; e,
– modelos de análise numérica de última geração para previsão de comportamento estrutural.

Ao integrar essas tecnologias aos principais componentes e conjuntos, o projeto também se concentra no monitoramento e na minimização do impacto ambiental desses processos, abordando as principais emissões e métricas de sustentabilidade, como VOC (Volatile Organic Compound, ou compostos orgânicos voláteis), CO2, resíduos, água e energia.

“A GKN Aerospace tem trabalhado ao lado da Airbus em tecnologias críticas de asas por várias décadas e estamos muito satisfeitos em continuar essa parceria. O SusWingS se baseia no sucesso do programa Wing of Tomorrow, da Airbus, para desenvolver asas mais sustentáveis, essenciais para a próxima geração de aeronaves. Nossa participação contínua ressalta o compromisso da GKN Aerospace em ser pioneira em tecnologias mais eficientes e de alto desempenho. Ao colaborar no ecossistema do Reino Unido com a Airbus, a Universidade de Cranfield e a Universidade de Manchester, estamos expandindo conjuntamente os limites da aerodinâmica, estruturas e materiais para moldar um futuro sustentável de vôo”, disse John Pritchard, presidente da unidade de estruturas civis da GKN Aerospace.

Como um dos principais fornecedores globais de primeira linha do setor aeroespacial, a GKN Aerospace projeta e fabrica produtos e sistemas para aeronaves do transporte comercial. Na linha de aeronaves de fuselagem estreita – A220, A320, da Airbus, e B.737, da Boeing -, as principais áreas de responsabilidade de produtos são aeroestruturas, sistemas de motor, sistemas de fiação, transparências e sistemas de proteção contra gelo. Na linha de aeronaves de fuselagem larga, a GKN Aerospace estabeleceu uma posição forte no mercado de fuselagem larga, fornecendo uma ampla base de soluções inovadoras para as plataformas A330, A350XWB, da Airbus, e B.777 e B787, da Boeing. A GKN Aerospace está usando sua capacidade de liderança mundial em design e fabricação de aeroestruturas, sistemas de propulsão e sistemas de fiação para jatos executivos. Isso resultou em relacionamentos de longo prazo com clientes-fabricantes importantes como Cessna, Gulfstream, Hondajet e Dassault. [EL]