GKN Aerospace lança projeto H2FlyGHT para sistema de propulsão criogênica elétrica a hidrogênio de 2 MW, com investimento de 44 milhões de Libras, em 26.07.24


No dia 22, a GKN Aerospace anunciou o lançamento do H2FlyGHT, um projeto revolucionário de £ 44 milhões. A iniciativa colaborativa desenvolverá um sistema de propulsão criogênica elétrica a hidrogênio de 2 megawatts (MW), estabelecendo novos padrões para a futura geração de aeronaves sustentáveis ​​de maior porte.

Com base no sucesso do projeto H2GEAR, o H2FlyGHT apresenta soluções de gerenciamento térmico de ponta para aumentar a eficiência e o desempenho. O H2FlyGHT foi projetado para agilizar o caminho para testes e certificação de vôo, atendendo às necessidades dos clientes e aos padrões da indústria. O projeto demonstrará um sistema de propulsão integrado na escala de 2 MW, incluindo geração de energia por células de combustível, distribuição de energia criogênica e sistemas avançados de acionamento criogênico.

A GKN Aerospace está colaborando com parceiros industriais e acadêmicos para atingir os ambiciosos objetivos do H2FlyGHT:
– a Parker Meggitt: colaborando no gerenciamento térmico e no “equilíbrio da planta” para o sistema de célula de combustível, garantindo integração e desempenho abrangentes do sistema;
– a Universidade de Manchester (Inglaterra): foco no projeto de bobinas de motores hipercondutores, ampliando os limites da tecnologia de motores; e,
– a Universidade de Nottingham (Inglaterra): apoio ao projeto completo de motores e ao desenvolvimento de tecnologia de inversores criogênicos e de expansão, essencial para o desenvolvimento de sistemas de propulsão eficientes e de alta potência.

Russ Dunn, CTO da GKN Aerospace, disse: “O projeto H2FlyGHT marca um passo fundamental em nossa busca para permitir a rota da aviação para Net Zero [emissão de carbono zero]. Com base nas inovações da H2GEAR, estamos ampliando a demonstração do sistema de propulsão para até 2 MW para maximizar a carga-paga e o potencial de alcance de vôo com emissão zero. Colaborando com nossos parceiros, pretendemos agilizar o caminho para testes e certificação de vôo, apoiando o movimento da indústria para comercializar plataformas de hidrogênio sustentáveis ​​até meados da década de 2030”.

Tracy Rice, vice-presidente de tecnologia e inovação da Parker Aerospace, disse “O H2Flyght é outro alicerce fundamental para as aeronaves a hidrogênio e a aviação livre de carbono. Juntamente com os nossos parceiros, aproveitando a nossa presença no Reino Unido e as nossas excelentes capacidades de engenharia, estamos empenhados em desenvolver as tecnologias certas para permitir emissões líquidas zero até 2050”.

Gary Elliott, CEO do Instituto de Tecnologia Aeroespacial, disse: “O hidrogênio tem um forte potencial para alimentar a próxima geração de aeronaves sustentáveis, e as células de combustível de hidrogênio são uma parte fundamental da estratégia Destination Zero strategy and zero-carbon emission [Destinação Zero] e o roteiro Zero-carbon emission [emissão de carbono zero], da ATI”.

Elliott disse, ainda: “Temos o prazer de cofinanciar e apoiar o projeto H2FlyGHT, liderado pela GKN Aerospace, que se baseia em outros projetos do portfólio do Programa ATI, como HyFive e H2GEAR. O H2FlyGHT acelerará a tecnologia de célula de combustível para a disponibilidade para vôo e nos dará um passo importante mais perto de concretizar a visão do vôo movido a hidrogênio”.

A GKN Aerospace promove que está na vanguarda da mudança da indústria da aviação em direção a plataformas comerciais de hidrogênio, com lançamento previsto para meados da década de 2030. E que está ativamente envolvida em vários grandes projetos colaborativos – H2GEAR, HYFIVE e H2FlyGHT – que visam desenvolver um sistema abrangente de propulsão elétrica a hidrogênio com emissão zero. Estas iniciativas representam um investimento combinado substancial de aproximadamente £200 milhões em tecnologia sustentável. Ao participar nestes projetos inovadores, tanto no Reino Unido como a nível mundial, a GKN Aerospace reafirma a sua dedicação ao avanço da sustentabilidade ambiental e ao apoio à transição para vôos com emissões zero. [EL]