GKN trabalhando com propulsão por hidrogênio com a EMBRAER, em 26.06.23


A GKN Aerospace e a EMBRAER planejam um trabalho colaborativo de pesquisa e desenvolvimento de possíveis sistemas de propulsão a hidrogênio para aeronaves, anunciaram as duas fabricantes nesta quarta dia 21 durante a feira aeronáutica Paris Air Show/Le Bourget, acrescentando que explorarão a possibilidade de produzir um demonstrador de vôo a hidrogênio.

Em 2021, a EMBRAER lançou seu futuro programa de conceito de aeronaves “Energia” e, depois de considerar inicialmente cerca de 20 conceitos da fuselagem, em dezembro, estreitou o escopo do trabalho para quatro aeronaves possíveis, incluindo uma usando combustão direta de hidrogênio.

A GKN já participa de vários projetos de propulsão a hidrogênio na Europa, incluindo os programas H2Gear e H2Jet, que se concentram respectivamente em trem de força (powertrain) baseado em células de combustível hidrogênio-elétrico e combustão direta de combustível de hidrogênio líquido em motores turboélice e turbofan.

“A aviação movida a hidrogênio representa uma solução tangível e atraente para alcançar vôos com emissões zero”, disse Russ Dunn, diretor de tecnologia da GKN Aerospace. “Avançar esta tecnologia pioneira para o próximo nível requer colaboração inigualável dentro da indústria, como exemplificado por nossa parceria com a EMBRAER, bem como combinar a experiência dos ecossistemas aeroespaciais em nossos países e governos de apoio”, completou Dunn.

Paralelamente, a GKN encomendou o que divulga ser a maior célula de fabricação aditiva de deposição de energia direcionada a laser do mundo, como parte de seu novo Centro Global de Tecnologia, no Texas (EUA). A nova instalação da Cell 3 produzirá peças aditivas de titânio para aplicações civis e de defesa de maneira mais sustentável e eficiente, com menos resíduos por meio da deposição de metal a laser com processo de fio. [EL] – c/ fonte

EMBRAER divulga o acordo
Por nota postada no dia 21, a EMBRAER divulgou o acordo com a GKN Aerospace, na condição de de empresas líderes do setor aeroespacial, de colaboração em programas de desenvolvimento tecnológico na área de hidrogênio. E que a parceria busca acelerar a implementação de tecnologias de hidrogênio na aviação, reduzindo assim as emissões para um futuro mais sustentável. A colaboração também explorará uma potencial plataforma de demonstração da tecnologia em vôo.

Juntas, as duas empresas vão utilizar seus conhecimentos e recursos para apoiar ativamente o desenvolvimento da inovadora tecnologia de célula combustível a hidrogênio, bem como otimizar a integração de sistemas em plataforma aeronáutica.

A GKN Aerospace colabora com avançados estudos sobre hidrogênio na Holanda, Suécia e Reino Unido.

Segundo a nota, o acordo faz parte do compromisso da EMBRAER com os esforços globais para colaborar com as metas da indústria de transporte aéreo de atingir zero emissões até 2050.

“O imperativo da sustentabilidade impulsiona os programas de pesquisa e desenvolvimento da EMBRAER e o potencial desenvolvimento de um demonstrador de tecnologia a hidrogênio representa um marco importante em nossa rota tecnológica rumo ao futuro da aviação sustentável. É uma satisfação ter a GKN Aerospace como parceira nesta jornada”, disse Luís Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia e Desenvolvimento Tecnológico da EMBRAER.

“Colaboração é fundamental para explorar soluções inovadoras e acelerar tecnologias disruptivas. É por isso que estamos entusiasmados em trabalhar em conjunto com a GKN Aerospace, que compartilha da nossa mesma visão, para viabilizar a aplicação de tecnologias disruptivas em busca de um futuro mais sustentável”, disse Daniel Moczydlower, diretor global de Ecossistemas de Inovação da EMBRAER.

John Pritchard, presidente da unidade Civil Airframe [aerooestruturas] da GKN Aerospace disse: “Estamos orgulhosos em realizar parceria com a EMBRAER e explorar os próximos passos na adoção de tecnologias de hidrogênio na aviação. Ao unir forças e aproveitar o poder destas tecnologias, não estamos apenas reduzindo as emissões de carbono, mas também criando uma nova era de viagens aéreas mais sustentáveis. Esta parceria exemplifica nosso compromisso em impulsionar a inovação e abrir caminho para um futuro mais verde para o setor aeroespacial”.

Russ Dunn, CTO da GKN Aerospace acrescentou: “A aviação movida a hidrogênio representa uma solução tangível e atraente para termos vôos com zero emissões. O avanço de uma nova tecnologia exige uma colaboração inédita dentro da indústria, a exemplo desta parceria com a EMBRAER, bem como a combinação de experiência em ecossistemas aeroespaciais em nossos países e apoio entre governos”.

O principal programa de exploração de hidrogênio da GKN Aerospace, o H2Gear, está focado no desenvolvimento de um sistema de propulsão de hidrogênio líquido altamente eficiente projetado especificamente para aeronaves de menor porte. Com potencial de escalabilidade para aeronaves maiores, esse sistema converte hidrogênio líquido em eletricidade em um sistema de célula combustível de última geração. Ao utilizar eficientemente essa eletrificação, a aeronave opera com zero emissão de carbono, revolucionando a indústria da aviação e inaugurando uma nova fase de um transporte aéreo mais sustentável.