Global 8000 com acabamento completo da linha de produção voa pela primeira vez, em 30.05.23


O primeiro jato Global 8000 totalmente configurado fez seu o primeiro vôo na semana passada, anunciou a Bombardier na segunda dia 22, na agenda da feira da aviação executiva européia EBACE 2023.

O jato passou a ser designado FTV-1 (sendo FTV de Flight Teste Vehicle, ou veíulo de teste de vôo) do programa Global 8000, após inicialmente ter sido o FTV-5, na fase inicial da campanha de testes para certificação.

Em seu primeiro dia de testes de vôo com configuração completa, o jato voou mais de sete horas, sem quaisquer anormalidades, refletindo a maturidade do programa.

Stephen McCullough, vice-presidente sênior de engenharia e desenvolvimento de produto da Bombardier, observou os “superlativos” do Global 8000. “Esta é uma aeronave cujo MMO [MACH operacional máximo] é MACH 0,94, o mais elevado da indústria. Esta é uma aeronave que pode voar 8.000 MN, a maior [distância] do nosso setor”, disse McCullough. Ele também observou que, para o conforto do passageiro, o Global 8000 terá uma altitude de cabine de 2.900 pés para operação a 41.000 pés – a altitude de cabine (nível de pressurização) mais baixa da indústria.

Lançado na EBACE do ano passado, o Global 8000 tem o mesmo tamanho da variante Global 7500, com uma cabine de quatro zonas e a opção de cabine executiva apresentada no ano passado na feira da aviação executiva americana NBAA-BACE. As melhorias de alcance no “8000” vêm em grande parte de uma otimização do peso vazio e da capacidade resultante de transportar mais combustível nos tanques existentes.

A Bombardier está antecipando a certificação do Global 8000 no segundo semestre de 2025. Com a certificação, a Bombardier emitirá um Boletim de Serviço optativo para o “7500” que permitirá a adaptação com os aprimoramentos de desempenho do “8000”. Espera-se que o tempo de inatividade necessário para o retrofit seja inferior a uma semana. [EL] – c/ fonte