Gogo anuncia STC pela FAA para conectividade banda Ka Plane Simple para jatos Gulfstream GV e G550 e trabalha em STC para os modelos G500 e G600 previsto para o final do ano, e PMA pela FAA para antena Galileo HDX para dar suporte a STC de aplicação em até 30 modelos de aeronaves, em 29.03.25

No dia 19, a Gogo confirmou a aprovação do Certificado Tipo Suplementar (STC) pela FAA para seu terminal de conectividade montado em cauda Ka-band Plane Simple os jatos executivos Gulfstream GV e Gulfstream G550. Este último desenvolvimento materializa outro marco significativo na implementação da série de antenas Plane Simple. O novo STC se soma aos STC Plane Simple Ka-band anteriores já disponíveis nas aeronaves Gulfstream G650 e Gulfstream G650ER.
O terminal otimiza a Unidade de Modem SD (SMU – SD Modem Unit), que é integrada ao Roteador de Gateway SD para distribuir banda larga de alta velocidade para dispositivos de passageiros e de tripulação.
O hardware Ka-band agora está disponível para instalação por meio de centros de serviços autorizados da Gulfstream e Jet Aviation.
A Gulfstream Aerospace Corp. desenvolveu o STC em sua sede em Savannah, na Georgia (EUA), em colaboração com a Gogo. E o trabalho prossegue em um STC de reposição tecnológica para os modelos Gulfstream G500 e Gulfstream G600, com conclusão prevista para o final do ano.
A Gogo fornece planos de serviços de conectividade de cabine em aeronaves antigas ainda em produção e em serviço para o programa Gulfstream Connectivity Service.
Conectando-se com os satélites GX da Viasat existentes que alimentam o serviço Jet ConneX, a antena de banda Ka é o primeiro terminal na aviação executiva construído para otimizar a compatibilidade com os satélites GX de próxima geração da Viasat. Estes satélites transmitirão sinais de polaridade dupla, mais que dobrando o volume de dados transmitidos e recebidos para fornecer uma experiência de conectividade aprimorada com suporte a videoconferências, streaming e maior prioridade de rede para usuários da aviação executiva.
“O mais recente STC em nosso crescente portfólio dá aos proprietários e operadores do Gulfstream GV e G550 acesso a mais velocidade, mais dados e mais flexibilidade de plano de serviço e facilita opções duplas diferentes para conectividade global otimizada por meio de nossa estratégia multi-órbita e multi-banda”, disse o CEO da Gogo, Chris Moore. “Ao mesmo tempo, a compatibilidade futura com os satélites GX de próxima geração da Viasat ajuda as operadoras a preparar seu ajuste de conectividade para o futuro, o que é complementado pelo valor agregado fornecido pelo ecossistema Gogo, incluindo suporte global especializado ao cliente, serviços de segurança cibernética incomparáveis e um portfólio de conectividade projetado para evoluir com o cenário de conectividade em mudança”, completou Moore.
Antes, no dia 10, a Gogo anunciou que recebeu a PMA (Parts Manufacturer Approval – aprovação de fabricante de peças) da FAA para sua antena Galileo HDX.
Para garantir a obtenção da aprovação, a Gogo trabalhou com a Delta Engineering, que, como membro do programa da FAA ODA – Organization Designation Authorization (Autorização de designação de organização), administrou o processo da aprovação.
Com a PMA confirmada, a Gogo está migrando para a produção e vendas em larga escala da antena HDX, permitindo que a rede global de revendedores Gogo inicie serviços de instalações da antena eletronicamente direcionada (ESA – Electronically Steered Antenna) e finalize a geração do Certificado Tipo Suplementar (STC) para mais de 30 Tipos de aeronaves.
Projetada especificamente para aviação executiva e para facilidade de instalação, a antena perfilada (em quilha) se encaixa perfeitamente na fuselagem da aeronave. Um cabeamento simples conecta a antena ESA ao sistema AVANCE para dar suporte à distribuição de banda larga de alta velocidade, fornecendo até 60 Mbps em toda a cabine.
Aproveitando todo o potencial da constelação global de satélites Eutelsat OneWeb de órbita de baixa altitude (LEO – Low Earth Orbit), operadores e proprietários agora podem otimizar os recursos da antena HDX para conectividade de baixa latência para emular a experiência digital terrestre em altitude em todos os tamanhos de jatos executivos. A HDX pode ser equipado em aeronaves novas ou adaptada para atualizações de cabine de aeronaves antigas. Operadores e proprietários de uma ampla seleção de tipos de aeronaves, de jatos menores a maiores, turboélices e jatos transportadores convertidos em aeronaves executiva, para os quais a HDX é qualificada, se beneficiarão da conectividade global ininterrupta.
“A aprovação da PMA representa uma mudança significativa para o cenário de conectividade, pois a introdução da antena Gogo Galileo LEO HDX abre um mundo totalmente novo de conectividade para clientes existentes e novos”, disse Chris Moore, CEO da Gogo. “Sabemos que operadores e proprietários particulares de cabines menores querem acesso às mesmas opções de conectividade de alta velocidade que os jatos grandes e, com a HDX instalada, estamos preenchendo essa lacuna no mercado. Para aeronaves maiores, a HDX pode complementar as soluções de conectividade existentes ou aumentar a redundância para dar suporte ao apetite cada vez maior por dados para alimentar vários aplicativos. Para operadores de frotas de tamanhos mistos, agora há uma solução de conectividade, sejam quais forem suas necessidades de conectividade, grande, média ou pequena”, acrescentou Moore.
Para lista completa de STC atualmente sendo gerados – página de status de STC do sistema Gogo Galileo:
https://www.gogoair.com/galileo/stcs/
A Gogo promove que é a única provedora de conectividade em vôo multiórbita e multibanda que oferece tecnologia de conectividade desenvolvida especificamente para aviação corporativa e militar/governamental. Seu portfólio de produtos líder do setor oferece as melhores soluções da categoria para todos os tipos de aeronaves, de jatos pequenos a grandes, pesados e muito mais.
A oferta da Gogo incorpora exclusivamente sistemas ar-terra com redes de satélite de alta velocidade, para fornecer conectividade consistente e global de ponta a ponta por meio de um conjunto sofisticado de software, hardware e infraestrutura avançada com suporte de uma equipe de suporte ao cliente pessoal 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
A Gogo se esforça consistentemente para definir novos padrões de confiabilidade, segurança e inovação e está moldando o futuro da aviação em vôo para tornar mais fácil para cada cliente permanecer conectado além de todas as expectativas. [EL]