Gogo confirma o lançamento operacional da rede 5G ar-terra (ATG) de última geração na América do Norte continental e no sul do Canadá – testes de vôo comprovam o poder e a eficácia da rede de banda larga ATG, em 29.12.25


Em nota no dia 29, Gogo (empresa americana, de Broomfield, Colorado), de comunicações por satélite) divulgou que concluiu com sucesso os testes de vôo e a validação de sua rede de conectividade 5G ar-terra (ATG – air-to-ground) para clientes na América do Norte.

A equipe de testes completou mais de 30 horas de vôo em quase 20 rotas para confirmar que todos os recursos da primeira rede de torres 5G estão prontos para fornecer conectividade de alta velocidade e baixa latência para operadoras que operam na América do Norte continental e no sul do Canadá em janeiro de 2026.

A “abrangente campanha de testes” otimizou técnicas já consolidadas para confirmar a resiliência e o potencial da rede. À medida que os testes de vôo foram realizados, a rede 5G ofereceu velocidades de banda larga de alta velocidade superiores a 80 Mbps de download e 20 Mbps de upload, permitindo streaming e navegação na internet simultaneamente.

Com a rede atendendo e superando as expectativas, a Gogo conquistou seu primeiro cliente pagante, e outras 450 aeronaves pré-configuradas estão prontas para usufruir do aguardado serviço a partir de janeiro de 2026.

Chris Moore, CEO da Gogo, explicou: “Falamos muito sobre marcos importantes, e este é realmente excepcional para a Gogo. Embora tenhamos tido alguns atrasos, agora estamos focados em entregar um serviço ATG de banda larga totalmente novo aos nossos clientes, que atenderá aos passageiros com alto consumo de dados na América do Norte, permitindo o acesso a serviços de streaming no novo serviço ATG. Estou extremamente orgulhoso da equipe da Gogo, que trabalhou arduamente para essa conquista, e estou muito feliz por podermos começar a implementar o serviço para nossos clientes imediatamente”.

Para dar suporte à rápida adoção do sistema, 33 Certificados Tipo Suplementar (STC) abrangendo todos os principais tipos de aeronaves que operam na região continental do EUA já foram contratados, exigindo apenas uma pequena atualização. Destes, 28 certificados STC já foram concluídos e outros cinco devem ser confirmados até o final deste ano. No total, os 33 Certificados STC desbloqueiam um mercado de mais de 7.500 aeronaves e, com uma sólida carteira de projetos que se estende além das aeronaves já provisionadas, isso destaca um claro impulso e crescimento que vai muito além dos clientes atuais já provisionados.

A Gogo é a única provedora de conectividade a bordo multiórbita e multibanda que oferece tecnologia de conectividade desenvolvida especificamente para a aviação executiva e militar/governamental. Seu portfólio de produtos líder do setor oferece as melhores soluções da categoria para todos os tipos de aeronaves, de pequenas a grandes jatos pesados ​​e além.
A oferta da Gogo incorpora exclusivamente a tecnologia ar-terra com redes de satélite de alta velocidade para fornecer conectividade global consistente de ponta a ponta por meio de um sofisticado conjunto de software, hardware e infraestrutura avançada, com suporte de uma equipe de atendimento ao cliente presencial 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.

A Gogo busca constantemente estabelecer novos padrões de confiabilidade, segurança e inovação, e está moldando o futuro da aviação a bordo para facilitar a conectividade de todos os clientes, superando todas as expectativas.

Em post no dia 29 na plataforma online da AIN, a editora da revista mensal da mídia Kerry Lynch repercutiu o anúncio da Gogo Air da conclusão dos testes de vôo e a validação de sua rede de conectividade 5G ar-terra (ATG – air-to-ground) para clientes na América do Norte. No post, Lynch observa que a Gogo acrescentou que 28 certificados STC foram obtidos para a instalação do sistema 5G e que outros 5 certificados STC deverão ser concluídos até o final deste ano. Isso abrangerá todos os principais tipos de aeronaves que operam no EUA continental, totalizando possivelmente 7.500 aeronaves. Os planos de serviço 5G disponíveis variam de US$ 3.500 por mês para 25 GB a US$ 8.000 por mês para dados ilimitados (incluindo 50 GB de dados de comunicação via satélite Galileo). [EL]