Gogo confirma obtenção junto à FAA de PMA para a antena Gogo Galileo FDX, facilitando a geração de STC para aeronaves supermédias e grandes, em 10.05.25


No dia 07, a Gogo Business Aviation (Gogo) anunciou que recebeu a aprovação de fabricante de peças (PMA) da FAA para sua antena eletronicamente direcionada (ESA – electronically steered antenna) Galileo FDX, (full-duplex), um avanço em suas opções globais de conectividade em órbita terrestre baixa (LEO – low-earth-orbit) para aeronaves executivas.

A Gogo destacou a PMA (Part Manufacturer Approval – aprovação de fabricante de componente) para a antena Gogo Galileo FDX como facilitadora da geração de STC para aeronaves supermédias e grandes.

A entrada em serviço comercial está prevista para o final do ano.

Com a aprovação, a rede de concessionárias da Gogo pode buscar a geração de Certificados Tipo Suplementar (STC) para jatos supermédios e de cabine larga, marcando o próximo passo da Gogo em direção à produção e vendas em larga escala da antena FDX com direcionamento eletrônico (ESA).

A antena full-duplex foi projetada especificamente para aeronaves executivas e é compatível com a plataforma Avance, da Gogo. Utilizando a rede de satélites Eutelsat OneWeb LEO, o sistema Galileo suporta banda larga de alta velocidade pela cabine com velocidades de download de até 195 Mbps e upload de até 32 Mbps. Um cabeamento simples conecta a antena ESA ao sistema Gogo AVANCE e é otimizado para aeronaves supermédias e grandes, transportando vários passageiros usando vários dispositivos simultaneamente.
A instalação é minimamente invasiva, reduzindo o tempo de inatividade; e a antena FDX, controlada por software, é preparada para o futuro e otimizado para a rápida comutação entre satélites, necessária para fornecer um serviço de banda larga de alta velocidade, consistente e ininterrupto.

O PMA do FDX segue a recente certificação da Gogo para sua antena half-duplex (HDX). A instalação da antena FDX (full-duplex) é descrita como minimamente invasiva, e sua operação por software permite a rápida comutação de satélites para manter uma conexão de banda larga consistente.

A Gogo alcançou a certificação PMA para o Gogo Galileo FDX apenas algumas semanas após atingir o mesmo marco para sua antena HDX, demonstrando seu compromisso em fornecer conectividade de classe mundial por meio de soluções otimizadas para aeronaves de todos os portes, como aeronaves VIP, aeronaves de chefes de Estado e aeronaves militares/governamentais. A antena Gogo Galileo FDX pode ser instalada em novas aeronaves ou adaptada para atualizações de cabine, proporcionando conectividade global ininterrupta.

“Com a aprovação do PMA do Gogo Galileo FDX, demonstramos nosso compromisso contínuo em abrir um novo mundo de conectividade para mais proprietários e operadores de aeronaves do que nunca”, disse Chris Moore, CEO da Gogo. “Com a adição do FDX ao nosso portfólio de soluções de conectividade agnósticas, podemos oferecer conectividade global consistente que atende às diversas necessidades do dinâmico setor da aviação executiva”, acrescentou Moore. [EL]


Lista completa de STC atualmente em geração – a página de status de STC da Gogo Galileo:

https://www.gogoair.com/galileo/stcs