Governo australiano dota fundo para programa de conversão para eletrificação de aeronaves turboélices por empresa startup local, em 28.01.23


O governo australiano concedeu à Dovetail Electric Aviation uma doação de AUD$ 3 milhões para o desenvolvimento de seus planos de um programa de conversão de aeronaves turboélice, como Cessna Caravan, DHC Twin Otter, Beechcraft King Air e Casa C212, para propulsão elétrica. A dotação desse fundo marca mais um impulso para os planos da startup Dovetail Electric Aviation de colocar no mercado aeronaves elétricas.

A Universidade de New South Wales (UNSW – University of New South Wales) e a Organização de Pesquisa Científica e Industrial de Estado-comunidade (CSIRO – Commonwealth Scientific & Industrial Research Organisation), apoiadas pelo governo australiano, também estarão envolvidas no projeto. A Sydney Seaplanes, que faz parte da empresa controladora da Dovetail, também ajudará a desenvolver, testar e certificar a tecnologia de propulsão elétrica e sua integração com o projeto da(s) aeronave(s).

Inicialmente, os sócios Dovetail buscam um Certificado de Tipo Suplementar (STC/CST) para conversão do monomotor turboélice Cessna Caravan. E então seguir para obter a aprovação para outra versão da aeronave movida a células de combustível de hidrogênio e, depois, adicionar retrofits de conversão para os modelos King Air, Twin Otter e C212 entre 2027 e 2028. As conversões elétricas da bateria usarão inicialmente o MagniX de 650 kW e baterias fornecidas pela Mobius Energy.

Site da Dovetail Electric Aviation:
https://dovetail.aero/

No seu site, a Dovetail Electric Aviation divulgou à doação definida como “uma prestigiosa bolsa de pesquisa do governo federal para apoiar o desenvolvimento de tecnologia que permite a conversão de aeronaves movidas a turbina em propulsão elétrica livre de emissões”.

“Esta é uma prova da dedicação da empresa em impulsionar a inovação na indústria de aviação elétrica e demonstra o compromisso do governo australiano com este crescente setor de aviação, disse o CEO da Dovetail, David Doral. “Estamos honrados por termos sido selecionados como um dos destinatários desta bolsa altamente competitiva. Esse financiamento nos permitirá continuar expandindo os limites da aviação elétrica e aproximar nossa visão de um futuro mais sustentável para o setor da realidade”, ainda disse Doral.

Rachael Barritt, executiva de Operações de Negócios, Ásia-Pacífico, da Dovetail afirmou: “Trabalhar com pesquisa e indústria neste projeto de aviação elétrica é uma oportunidade incrível para a Dovetail Electric Aviation. Estar na vanguarda desta tecnologia transformadora na Austrália é um privilégio. Estamos entusiasmados por fazer parte deste momento histórico para a indústria de aviação australiana”.

Uma start-up australiana pioneira da aviação elétrica, a Dovetail Electric Aviation é uma das 19 recipientes de verba federal de financiamento do programa de bolsas de projetos do Centro de Pesquisa Cooperativa do Departamento de Ciência e Indústria. A doação permitirá que a Dovetail continue sendo pioneira no esforço de desenvolvimento de aeronaves elétricas, ajudando a reduzir as emissões e melhorar a sustentabilidade da indústria de aviação regional.

A concessão é um projeto de colaboração de pesquisa liderado pela indústria que trabalha com UNSW (University of New South Wales) e CSIRO (Commonwealth Scientific & Industrial Research Organisation), bem como parceiros da indústria, Sydney Seaplanes e Memko, para desenvolver, testar em voo e certificar a conversão para propulsão elétrica de avião turboélice para fornecer serviços de transporte regional.

Aeroportos regionais mantêm comunidades remotas conectadas às capitais, principalmente na Austrália. A Rex Airlines acredita que a conversão de aeronaves pequenas para propulsão elétrica com emissões nulas reduzirá os custos operacionais em 40% tornar as viagens regionais mais acessíveis e abrir novas rotas regionais que antes não eram economicamente viáveis. [EL] – c/ fontes