Governo da PB lança edital de licitação para projetos e obras de “reconstrução” do Aeroporto de Patos/PB, visando a operação comercial, com recursos do Ministério da Infraestrutura, em 03.10.20


O Ministério de Infraestrutura divulgou que foi publicado, nesta semana, o edital de licitação para a realização dos projetos e obras do Aeroporto Regional de Patos, no sertão paraibano. O Ministério da Infraestrutura autorizou, no final de junho passado, o Estado a iniciar o processo. Os investimentos estão estimados em R$ 35,8 milhões, dos quais quase 40% são de contrapartida do Estado. Os recursos do Governo Federal são do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que vão possibilitar a completa reconstrução do aeroporto.

O terminal de Patos é administrado pelo governo estadual, conforme convênio de delegação pactuado com a União em 2015. As obras de ampliação visam atender a uma demanda de passageiros reprimida pela ausência de operação comercial na região, identificada no Plano Aeroviário Nacional, que considera potencial para operar até 100 mil passageiros.

Patos é pólo regional do sertão paraibano e recebe milhares de turistas todos os anos para festejo de São João.

O cronograma prevê a conclusão das obras até 2022.

Na área de jurisdição do CINDACTA III (FIR Recife-SBRE), o aeródromo dista 138 MN de João Pessoa (SBJP), e ainda 82 MN a W-NW de Campina Grande (SBKG), na Paraíba; localmente, está no setor SE do centro urbano. Conforme ROTAER, em elevação de 869 pés, o aeródromo de Patos (SNTS) tem pista (12/30) de asfalto, de 30 x 1.600 m., com resistência de pavimento PCN 6 e resistência de subleito baixa. O aeródromo tem homologação para operação VFR diurna e noturna (com sistema de iluminação básico).

Texto completo:
https://aib-el.com.br/site/gov-pb-lanca-edital-licitacao-projetos-obras-reconstrucao-ad-de-patos-pb-em-03-10-20/