Governo de PE anuncia conclusão de obra emergencial de reparos de pavimento da pista do aeroporto de Noronha, mas ANAC não tem previsão para liberar pousos de aeronaves a jato – agência aguarda “documentação adequada, em especial, novo relatório de avaliação da condição funcional do pavimento”, em 01.12.22


Fonte: g1 – 30/11/2022
As obras emergenciais de reparos localizados da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha foram concluídas nesta quarta (30). A informação é Secretaria de Infraestrutura (SEINFRA) de Pernambuco.
A Secretaria de Infraestrutura informou que foi utilizado Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ) nos reparos do pavimento asfáltico da pista (de 45 x 1.845 m., de pavimento com resistência PCN 30 e resistência de subleito baixa).

A ANAC comunicou que não há prazo para liberação de pousos de aviões a jato. A agência, afirmou, por nota para matéria do g1, que não foi notificada da conclusão dos trabalhos na pista do terminal da ilha. A ANAC informou que “vem acompanhando as ações corretivas decorrentes da medida cautelar aplicada ao Aeródromo de Fernando de Noronha (SBFN), de forma a viabilizar o início das avaliações técnicas quanto à eventual revogação da restrição aplicada”. Na nota, a agência informa que aguarda “a documentação adequada, em especial, novo relatório de avaliação da condição funcional do pavimento”.

O governo do Estado de PE informou que realizou obras orçadas em R$ 1,2 milhões. O serviço foi executado no período noturno, para não afetar a operação do aeroporto com aeronaves com motorização à hélice (incluindo aviões turboélices do transporte comercial ATR).

Além da obra emergencial, o governo estadual anunciou um investimento mais de R$ 60 milhões na requalificação completa do Aeroporto de Fernando de Noronha, mas a data início desta obra não foi divulgada.

 

Relatório do serviço emergencial de pavimento na pista de Noronha será apresentado à ANAC no dia 06
Fonte: g1 – 01/12/2022
O relatório com informações-dados do serviço emergencial de recuperação de pavimento (asfalto) da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha, concluída pelo governo de Pernambuco no dia 30, será apresentado para ANAC no dia 06.

A informação foi divulgada pelo governo estadual nesta quinta (01).