Governo de PE divulga informações da nova obra de recuperação/requalificação de pavimento da pista do aeroporto de Fernando de Noronha, em 16.12.22
Fonte: g1 – 14/12/2022
A Secretaria Estadual de Infraestrutura (SEINFRA) anunciou, na terça (13), a chegada de material para a segunda obra de manutenção/recuperação, para readequação e requalificação, da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN).
Nesta quarta (14), o governo pernambucano divulgou que não será necessário fechar o terminal, que o trabalho será executado no período da noite, tal como o serviço emergencial recém realizado.
Foram informadas as seguintes questões:
1 – início da obra: o material para as obras começou a chegar em outubro. No entanto, os serviços na pista só devem ter início em abril de 2023.
2 – objeto da obra: a segunda etapa prevê a readequação de capacidade da pista, requalificação do pavimento e implantação de sistema de drenagem e sinalização. Os recursos são de R$ 59,9 milhões.
3 – contingente de trabalho: segundo o governo de PE, a obra mobilizará um contingente de 94 funcionários.
4 – prazo previsto da obra: as obras de readequação de capacidade da pista, de requalificação do pavimento, do sistema de drenagem e de implantação de sinalização têm prazo previsto de 12 meses (01 ano).
5 – horário do trabalho e interferência com funcionamento da pista: as obras serão realizadas em período noturno para não interferir na movimentação de vôos no aeroporto – portanto, não haverá a necessidade de interrupção de operações de aeronaves (em período diurno).
6 – Fonte dos recursos: as obras são realizadas com recursos do Estado de Pernambuco.
Conforme ROTAER, o aeroporto de Fernando de Noronha tem pista (12/30) de 45 x 1.845 m., de asfalto, com pavimento com resistência PCN 30 e com resistência de subleito baixa, com pressão admissível de pneus média (entre 1,25 e 1,75 MPa, ou 181 a 253 psi).