Governo de RO implementando plano de intervenções nos aeroportos de Ji-Paraná, Vilhena e Cacoal, com demanda da ANAC, após Azul anunciar a suspensão de serviços comerciais nas cidades por deficiências de infraestrutura aeroportuária, em 06.07.20

Fonte: G1 – 05/07/2020
Após o anúncio da decisão da transportadora aérea Azul de suspensão de seus serviços regulares em Vilhena, Cacoal e Ji-Paraná, na ligação com Cuiabá, alegando deficiências de infraestrutura aeroportuária, o governo de RO tomou providências.
A área no entorno da pista do aeroporto “José Coleto” em Ji-Paraná (SBJI), já está recebendo primeiras melhorias para assegurar uma frequência regular de vôos. As adequações no local foram solicitados pela ANAC e estão sendo feitos pelo Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, Infraestrutura e Serviços Públicos (DER-RO).
Entre esses ajustes está a delimitação de cerca para garantir maior segurança para os moradores da região e para as subidas e descidas de aeronaves; expansão de pátio; a ampliação da pista de táxi para 25 metros; e completa sinalização vertical. Além disso, a ANAC também solicitou o funcionamento do aeroporto com operação por instrumentos e com estação de rádio. Conforme o secretário regional de governo em Ji-Paraná (RO), Everton Esteves, a construção da cerca foi realizada por uma equipe terceirizada e os demais serviços estão sendo feitos pela unidade local do DER. A área no entorno da pista já está 70% cercada, demarcando a divisa entre a extensão oficial do aeroporto e as propriedades rurais vizinhas.
Provocada pelo Governo, o DER-RO produziu um documento com lista de adequações a serem feitas, contida em despacho elaborado pela Coordenadoria do órgão, para os três aeroportos: Ji-Paraná (SBJI) e mais Vilhena (SBVH) e Cacoal (SSKW).
O despacho: https://data.portal.sistemas.ro.gov.br/2020/06/SEI_ABC-0012178963-Despacho.pdf
De acordo com o despacho, o aeroporto de Ji-Paraná (SBJI) terá o seguinte plano de (11) ações:
- solução de problema de mais de uma década consistindo no litígio de parte do “sítio” aeroportuário, necessária para a homologação de operação IFR, que ora depende de conclusão de cercamento patrimonial (à devida distância da pista);
- supressão vegetal de árvores existentes no “sítio”;
- regularização da faixa de pista e faixa preparada para aeronaves da categoria 3C/operação de aproximação IFR de não-precisão (IFR NPA), aumentando em mais 65 m. a faixa para cada lateral da pista (pouso/decolagem). Para tanto, está em finalização o estudo de topografia local, devido ao perfil de terreno do aeroporto irregular;
- implantação de RESA (área de segurança de extremidade de pista);
- instalação de sistema PAPI na cabeceira 21;
- início dos estudos para implementação do IPF – Plano de Identificação de Perigo de Fauna e do PGRF – Programa de Gerenciamento de Risco de Fauna. Estes documentos são necessários para processo de certificação do aeroporto;
- início de processo de homologação do aeroporto para operação IFR (NPA);
- contratação da INFRAERO para elaboração de projetos (i) do novo terminal de passageiros (TPS) e (ii) do novo estacionamento. Os projetos deverão ser aprovados pelo DER e encaminhados para a SAC/MINFRA, para a formalização de Termo de Compromisso com vistas à liberação de recursos para execução de licitação e execução por parte do Governo de RO, ainda neste ano;
- Expansão do pátio de aeronaves (projetos 2020-2021);
- Alargamento da pista de taxi, de 22 para 24 m. (projetos 2020-2021); e,
- Sinalização vertical (projetos 2020-2021).
De acordo com o despacho, o aeroporto de Vilhena (SBVH) terá o seguinte plano de (8) ações:
- elaboração de projeto de carca operacional, para apresentação e aprovação pela SAC/MINFRA, e posterior início de licitação por parte do DER-RO;
- início dos estudos para implementação do IPF – Plano de Identificação de Perigo de Fauna e do PGRF – Programa de Gerenciamento de Risco de Fauna. Estes documentos são necessários para processo de certificação do aeroporto;
- contratação da INFRAERO para elaboração de projetos (i) do novo balizamento noturno, (ii) de instalação de sistema PAPI nas duas cabeceiras (03 e 21), (iii) de instalação de nova biruta e (iv) de instalação de novo farol rotativo, para a troca do atual, ultrapassado e de difícil manutenção. Os projetos deverão ser aprovados pelo DER e encaminhados para a SAC/MINFRA, para a formalização de Termo de Compromisso com vistas à liberação de recursos para execução de licitação e execução por parte do Governo de RO, ainda neste ano;
- pintura da sinalização horizontal da PPD, ou pista principal (projetos 2020-2021);
- expansão do pátio para atender uma posição para B.737-800, três posições para A319 e duas posições para ATR42-300 e dez posição para a aviação geral (projetos 2020-2021);
- construção de terminal de passageiros modelo M2 (projetos 2020-2021);
- implantação de acesso viário, na área do “sítio” (projetos 2020-2021); e,
- construção estacionamento de veículos (projetos 2020-2021).
De acordo com o despacho, o aeroporto de Cacoal (SSKW) terá o seguinte plano de (10) ações:
- término da 1ª etapa de ampliação do terminal de passageiros (TPS);
- licitação e início da execução de cerca patrimonial;
- homologação de sistema PAPI da cabeceira 16;
- implantação de RESA (área de segurança de extremidade de pista);
- homologação de EPTA;
- início dos estudos para implementação do IPF – Plano de Identificação de Perigo de Fauna e do PGRF – Programa de Gerenciamento de Risco de Fauna. Estes documentos são necessários para processo de certificação do aeroporto;
- contratação da INFRAERO para elaboração de projetos (i) mobiliários e equipamentos novo TPS, (ii) reforma balizamento de pista e (iii) ajuste vias internas do “sítio”;
- regularização da faixa de pista, preparada para operação de aeronave categoria 3C/operação de aproximação IFR NPA;
- revitalização do pavimento da pista principal e de taxiamento (projetos 2020-2021); e,
- expansão do pátio para atender uma posição para B.737-800, três posições para A319 e duas posições para ATR42-300 e dez posição para a aviação geral (projetos 2020-2021).
Ainda no despacho, endereçadamente ao argumento da Azul de problemas e deficiências de infraestrutura, o DER-RO registra o desconhecimento de qualquer RelPrev (Relatório de Prevenção, relativamente à segurança operacional) preenchido pela cia. aérea, para os três aeroportos, incluindo quanto aos riscos da violação do cercamento do aeroporto de Vilhena.
No Blog:
“Falta de equipamentos para operação IFR e vulnerabilidade de invasão na área operacional de aeroportos fazem Azul cancelar serviços no interior de RO – em Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena: retomada dependerá da adequação de infraestrutura, em 19.06.20”
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