Governo do EUA reabre execução orçamentária, mas atrasos no controle de tráfego aéreo ainda persistem e  NBAA espera que o tráfego volte ao normal antes das viagens do Dia de Ação de Graças, em 13.11.25


Com a aprovação de um Projeto de Lei na noite do dia 12, para retomada da execução orçamentária federal do EUA, a NBAA espera que os atrasos e restrições de vôos em 40 aeroportos de alto impacto no país bem como a proibição para a aviação geral e não-regular em 12 destes (40) aeroportos sejam eliminados antes das viagens do Dia de Ação de Graças, no dia 27 (nov.).

A FAA também emitiu hoje (13) uma ordem alterada congelando as reduções no tráfego aéreo para 6% nesses aeroportos, mas ainda manteve inalteradas as limitações para a aviação geral e operações comerciais não-regulares.

Esses atrasos e reduções foram implementados numa tentativa de lidar com os problemas de pessoal de controle de tráfego aéreo agravados pela paralisação do governo, durante a qual os controladores trabalharam sem receber salário. O número de licenças médicas aumentou entre os controladores de tráfego aéreo à medida que a paralisação do governo se prolongava, com os trabalhadores ficando sem receber dois salários completos antes que o acordo para a reabertura do governo fosse alcançado.

“A NBAA parabeniza o Congresso por encerrar a paralisação do governo e aguardamos ansiosamente o restabelecimento completo do acesso da aviação geral a todos os aeroportos”, disse o presidente e CEO da associação, Ed Bolen. “Agradecemos aos controladores de tráfego aéreo do país por sua dedicação à operação segura do Sistema Nacional de Espaço Aéreo [NAS] em circunstâncias muito desafiadoras. A segurança é a pedra angular da aviação executiva e somos gratos pela nossa parceria com esses profissionais para garantir a segurança e a eficiência do NAS”, acrescentou Bolen.

“Além disso, instamos o Congresso a proteger a FAA de futuras interrupções no financiamento federal, aprovando um Projeto de Lei de dotações orçamentárias para o ano inteiro do Departamento de Transportes, incluindo a FAA. Também pedimos ao Congresso que aprove a Lei de Estabilidade de Financiamento de 2025, para permitir que a FAA acesse o Fundo Fiduciário de Aeroportos e Vias Aéreas para continuar operando em caso de qualquer futura paralisação do governo”, Bolen completou. [EL]