Governo do RN autoriza INFRAERO para nova etapa de melhoramentos – instalação de PAPI, muro de contorno para segurança operacional, instalação de equipamentos operacionais e reforma e ampliação do terminal de passageiros – do Aeroporto de Mossoró, em 26.05.25


O Governo do Estado do RN anunciou, no dia 22, que a segunda etapa de obras do Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado, em Mossoró (SBMS), outorgado à INFRAERO, será iniciada neste mês com investimento previsto de R$ 50 milhões para reforma e ampliação do terminal de passageiros (TPS), de um reservatório inferior e da estação de tratamento de esgoto (ETE).

Na primeira etapa das obras de modernização e ampliação, o aeroporto recebeu um investimento da ordem de R$ 20 milhões na recuperação da pista.

As intervenções fazem parte da estratégia e aposta do Governo do Estado para consolidar o aeroporto como novo pólo logístico e turístico do interior potiguar, com estrutura capaz de receber vôos de médio e grande porte.

A governadora Fátima Bezerra visitou as instalações do aeroporto na manhã do dia 22 e reiterou a importância da parceria entre os governos federal e estadual para ampliar a infraestrutura do Rio Grande do Norte, contribuindo de forma significativa com o desenvolvimento da região.

Na visita ao terminal, a governadora anunciou a Ordem de Serviço (OS) emitida pela INFRAERO. “Assinada a Ordem de Serviço, agora será iniciada a obra, que em sua segunda etapa contempla a modernização, reforma e ampliação do setor de embarque. E o mais importante é que, com a conclusão dessa reforma que tem um prazo até março de 2026, nós estamos dotando Mossoró com um aeroporto moderno, com a infraestrutura adequada e necessária para receber não só os aviões de pequeno porte, mas também os de médio e grande porte”, destacou a governadora.

A assinatura da Ordem de Serviço é resultado de articulações institucionais lideradas pela governadora, que, em reunião com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, no início de maio, garantiu a continuidade dos investimentos federais no aeroporto.

“É um investimento importantíssimo — são aproximadamente R$ 70 milhões — resultado de muito empenho nosso junto ao governo do presidente Lula, através do Ministério dos Portos e Aeroportos”, também disse a governadora.

Conforme a nota do Governo do RN, a obra é coordenada pela INFRAERO, com o apoio da Secretaria de Infraestrutura, Secretaria de Turismo e EMPROTUR.

No final de setembro de 2023, foi assinada a transferência da outorga do Aeroporto de Mossoró – Dix-Sept Rosado do Governo do Rio Grande do Norte para a INFRAERO.

O ministro Silvio Costa Filho também falou com a governadora Fátima Bezerra durante o anúncio, e destacou a importância do investimento para entregar maior capacidade ao terminal mossoroense. “Em breve estaremos aí entregando a primeira fase dessa obra que já foi feita, e no dia de hoje já autorizamos que a empresa contratada inicie a construção da segunda etapa. Ao todo serão investimentos de mais de R$ 70 milhões no Aeroporto de Mossoró, fundamental para o turismo de negócios e para o turismo de lazer” disse o ministro Silvio Costa Filho, de Portos e Aeroportos.

Com a conclusão das obras, o aeroporto estará mais apto a operar vôos regulares de maior alcance, fortalecendo a conectividade aérea regional e nacional.

De acordo com a governadora, companhias aéreas já entraram em contato com o Governo do Estado demonstrando o interesse em operar no terminal, tão logo essas obras sejam entregues.

Mossoró estava sendo servida pelas transportadoras aéreas Azul e Voepass (em code-share com LATAM), com aeronaves ATR-72. A Azul suspendeu os serviços em Mossoró (de/para Recife) a partir de março passado; no anúncio da suspensão de serviço em janeiro, a empresa informou que a suspensão se devia a uma série de fatores, desde o aumento nos custos operacionais da aviação, impactados pela crise global na cadeia de suprimentos e a alta do Dólar, até questões de disponibilidade de frota e de ajustes de oferta e demanda. Antes, em outubro de 2024, a Azul havia reduzido para quatro vezes por semana vôos que eram executados diariamente. Em agosto de 2024,  a Voepass também suspendeu por tempo indeterminado os seus vôos em Mossoró, com interligação com Natal e Fortaleza; segundo a empresa, a suspensão ocorreu devido a uma estruturação em sua malha aérea.

O Governo do Estado trabalha para viabilizar, em breve, o retorno de rotas regulares, como a ligação Mossoró–Recife.

“Com essa capacidade operacional que o aeroporto passará a ter, de maior mobilidade, vai permitir a integração de Mossoró, do ponto de vista aéreo, em níveis regional, nacional e internacional. E isso vai significar um estímulo, um incentivo imenso à economia local, considerando o potencial que tem essa região, onde está a maior parte do PIB do RN, com o gás, o petróleo, o sal, a fruticultura e o turismo de negócios”, falou a governadora.

No momento, o aeródromo é aprovado para ser utilizado regularmente por quaisquer aeronaves compatíveis com o código de referência 2C ou inferior. É proibida operação de aeronave ATR-72 compatível com Código de Referência do AD (CRA) 3C em Condições Meteorológicas de Vôo por Instrumento (IMC).

A nova fase da obra contempla:
– instalação do sistema PAPI;
– instalação de equipamentos operacionais modernos;
– construção do muro de contorno, exigido pela ANAC para garantir a segurança do aeródromo;
– climatização de ambientes; e,
– ampliação de salas de embarque e desembarque.

No momento, NOTAM B1005/25N, expedido em 14/05/2025, com validade de 03/06/25 a (16:00Z-13:00LT) 20/06/25, informa fechamento da pista (05/23) para obras, nos períodos de 10:00-16:00Z (07:00-13:00LT) às 2ª, 4ª e 6ª e de 10:00-19:00Z (07:00-16:00LT) às 3ª e 5ª.

Na primeira fase da modernização, já concluída, foi feita a recuperação da pista (pouso e decolagem), com recapeamento e execução de grooving, incluindo sinalização horizontal e balizamento noturno. Para a pista (05/23) – de 30 x 1.900 m., o pavimento de asfalto foi reclassificado em resistência (de PCN 31) para PCR 590 e a resistência do subleito foi reclassificada (de média) para baixa, com a manutenção de pressão máxima admissível de pneu média (até 1,75 MPa, ou 353,75 psi).

Além do serviço de informação de vôo de aeródromo (AFIS), prestado pela NAV Brasil, o aeroporto conta com recurso ERAA (Estação de Radiodifusão Automática de Aeródromo) com funcionamento 2$H, exceto durante funcionamento da AFIS Mossoró (11:15-21:00Z – 08:18-18:00LT, diariamente, ou em outro horário mediante solicitação prévia com 24 horas de antecedência). O aeroporto tem horário de serviços de 10:00-22:00Z (07:00-19:00LT).

A NAV Brasil presta, com unidade DNB-Mossoró, serviços ATS/MET – de Informação de Vôo de Aeródromo (AFIS) e de Meteorologia Aeronáutica (MET), coletando, analisando e distribuindo informações meteorológicas cruciais para as operações de vôo, incluindo previsões do tempo, avisos de fenômenos meteorológicos perigosos e apoio meteorológico especializado.

Dados da INFRAERO informam que a área total do Terminal de Passageiros é de 940 m² (com um portão de embarque/desembarque) e que o aeroporto tem capacidade operacional de 250.000 passageiros/ano. O “sítio” tem área de 1.282.015 m², com pista de 30 x 1.900 m./57.000 m² (e faixa de pista de 150 x 2.020 m./303.000 m²), com área total de pátio de 24.400 m², compreendida pelo Pátio 1 de 12.800 m² e Pátio 2 (de uso exclusivo da Aviação Geral) de 11.600 m². São seis (6) posições de estacionamento de aeronaves, sendo 02 principais e 04 “alternativas” (Aviação Geral); são 2 posições de permanência no pátio de manobras.

Em 2023, o “Dix-Sept Rosado” (SBMS) operou [1] 2.018 aeronaves, sendo 591 aeronaves do transporte regular (29,3%) e 1.427 aeronaves do transporte não-regular (70,7%), e [2] 26.060 passageiros, sendo 25.563 passageiros do transporte regular (98,1%), numa taxa de 43 pax./operação, e 497 passageiros do transporte não-regular. O aeroporto movimentou 23,516 toneladas de carga com o transporte regular (39,8 kg/operação).

Em 2024, o “Dix-Sept Rosado” (SBMS) operou [1] 2.600 aeronaves, sendo 1.130 aeronaves do transporte regular (43,5%) e 1.470 aeronaves do transporte não-regular (56,5%), e [2] 52.234 passageiros, sendo 52.066 passageiros do transporte regular (99,7%), numa taxa de 46 pax./operação, e 168 passageiros do transporte não-regular. O aeroporto movimentou 125,320 toneladas de carga com o transporte regular (110,9 kg/operação).

Na comparação com 2023, o ano de 2024 teve aumento de movimentação de aeronaves de 28,8%, com forte aumento da operação do transporte regular (91%) e ligeiro aumento de 3% do transporte não-regular.; em termos de movimentação de passageiros, houve forte aumento de 100%, com a alta do volume do transporte regular, de 103,8%, e queda de 66% no volume do transporte não-regular. O volume de transporte de carga (pelo transporte regular) teve alta vertiginosa de 430%.

 

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