Governo federal anuncia investimento de R$ 400 mi, até 2027, no Santos Dumont (RJ), com implantação de EMAS e obras de taxiways, além de melhorias no TPS, em 05.09.24


Em notícia postada no dia 02 no portal do ministério Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, ministro da pasta, juntamente com Rogério Barzellay, presidente da estatal aeroportuária INFRAERO, anunciou nesse dia investimento federal no valor de R$ 400 milhões para o aeroporto Santos Dumont (SDU/SBRJ), no Rio de Janeiro.

Os valores serão liberados até o ano de 2027, para atender a demanda e crescimento de movimentação de passageiros e aumentar e agilidade e segurança do movimento de aeronaves no solo, e adequação tecnológica no terminal, após regras para utilização do aeroporto para serviços do transporte comercial regular, nos serviços domésticos das cias. aéreas, resultando a transferência de vôos para o Galeão.

Dentre as obras do investimento, está prevista a implantação do sistema EMAS (Engineered Material Arresting System, ou sistema de material de engenharia de contenção) para parada de emergência  de aeronaves, em excursão de pista, com uma área de segurança nas cabeceiras de sua pista de pouso e decolagem, com o objetivo de reduzir a possibilidade de acidentes e aumentar a segurança dos passageiros e tripulantes. Operacionalmente, também serão destinados recursos para pista de taxiamento de aeronaves, para prover o aeroporto de uma infraestrutura compatível com a realidade operacional e com as demandas futuras, reduzindo significativamente os custos com manutenção de pavimentos do aeroporto.

Texto completo:
https://aib-el.com.br/site/wp-content/uploads/2024/09/Gov.-federal-anuncia-investimento-R-400-mi-ate-2027-no-SDU-RJ-implantacao-EMAS-e-obras-de-taxiways-alem-melhorias-TPS-em-05.09.24.pdf