Governo Federal autoriza obras de restauração de pavimento das pistas de pouso/decolagem e de taxiamento, além do pátio de aeronaves, no aeroporto de Fernando de Noronha/PE, em 20.05.22
O Ministério da Infraestrutura, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC/MINFRA), autorizou o governo de Pernambuco a licitar novas obras para o Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN).
As novas obras consistirão da restauração de pavimento (asfalto) das pistas de pouso/decolagem e de taxiamento, bem como o pátio de aeronaves, com custo orçado de R$ 66.632.730,14, dos quais R$ 55 mi (82,5%) serão custeados pelo Governo Federal – com recurso oriundo do Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC).
O edital será publicado nas próximas semanas.
Conforme a autorização, o processo licitatório será conduzido pela Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos (SEINFRA) de Pernambuco, e as obras devem ser executadas em até 11 meses após a contratação da empresa vencedora e da emissão da ordem de serviço.
O Aeroporto de Fernando de Noronha (SBFN) dista 297 MN a nordeste de Recife (SBRE), e 249 MN de João Pessoa (SBJP) e 210 MN de S. Gonçalo do Amarante/Natal (SBSG). Com pista (12/30) de 45 x 1.845 m. de asfalto, com resistência de pavimento PCN 30 e resistência de subleito baixa, o aeroporto (SBFN) tem homologação para operações VFR diurna/noturna e IFR diurna/noturna (havendo procedimentos IFR de saída e aproximação de não-precisão, para as duas cabeceiras). Conforme ROTAER, a pista é dotada das luzes de cabeceiras (12 e 30), das luzes laterais ao longo da pista (12/30) a cada 60 m. e as luzes laterais da pista de taxiamento, e mais sistema de indicação de rampa de aproximação PAPI na cabeceira 12.
A operação aérea conta com [i] serviço de informação de tráfego aéreo de aeródromo (AFIS), em expediente parcial de 10:00-21:30Z (07:00-18:30LT) diariamente, operando remotamente a partir do ACC-Recife, e [ii] serviço de informação de tráfego aéreo de Terminal/Aeródromo automatizado (ATIS), com funcionamento de 08:00-22:00Z (05:00-19:00LT).
As intervenções fazem parte de série de melhorias voltadas à modernização do aeródromo, com elevação do nível de serviço prestado e da segurança operacional. Recentemente, a conclusão da sinalização luminosa dos morros do arquipélago melhor possibilitando operações noturnas. A pista (em elevação de 58,77 m./193 pés) é ladeada por morros ao norte (Morro do Meio, com elevação de 135 m./410 pés, ie, 77 m./252 pés AGL) e ao sul (Morro Boa Vista, com elevação de 117 m./384 pés, ie, 59 m./194 pés AGL, e o Morro do Espinhaço, com elevação de 223 m./732 pés, ie, 165 m./541 pés AFGL); mais afastados do aeroporto, estão a nordeste da pista o morro do Francês e a sudoeste um conjunto de morros – como o da Quixabinha.
No final de fevereiro (dia 24), a INFRAERO divulgou a finalização dos serviços de avaliação das condições de aderência do pavimento da pista (pouso/decolagem) do Aeroporto de Fernando de Noronha/Governador Carlos Wilson (SBFN), em Pernambuco. A INFRAERO foi contratada pela DIX Empreendimentos, administradora do terminal pernambucano, para a execução de serviços técnicos de medição de atrito e macrotextura na pista.
Para o Governo Federal, trata-se de investimento estratégico. O terminal aéreo da ilha de Fernando de Noronha é de extrema importância para o turismo da região, pois Noronha é um dos destinos mais visitados do Brasil e atende viajantes de todo o mundo.